Horário comercial: (11) 2018 – 7120 / 24 horas: (11) 96873 – 2931
insp-therm@insp-therm.com.br

Teste de tensão aplicada HIPOT - HIPOT em cabos de média tensão

O teste de tensão aplicada HIPOT, também chamado de ensaio de rigidez dielétrica ou ensaio de tensão suportável, é um procedimento realizado para garantir que a resistência ôhmica de isolação elétrica esteja em conformidade e com isso garantir segurança na energização de cabos de média tensão, componentes e equipamentos elétricos.

Trata-se de um ensaio destrutivo realizado em cabos de média tensão e componentes elétricos por meio da aplicação de alta tensão.

Capa Teste de HIPOT

O teste de tensão aplicada HIPOT, tem por finalidade aferir a rigidez dielétrica de cabos elétricos antes de sua energização evitando que o mesmo rompa sua rigidez dielétrica. O laudo de teste de tensão aplicada HIPOT será elaborado através das medições extraídas do equipamento HIPOT com aplicação de tensão que varia de acordo com a classe de tensão de cada condutor, geralmente o teste de tensão aplicada HIPOT tem o tempo de duração de 15 minutos por cada cabo elétrico comissionado. Além disso, será elaborado o laudo personalizado tendo em seu conteúdo os valores da tensão aplicada e os valores das medições de corrente de fuga..

Entenda qual a importância desse processo e como realizá-lo com a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA - empresa referência em engenharia elétrica - eletrotécnica.

Ensaio de rigidez dielétrica: saiba mais sobre o procedimento

Um material isolante elétrico se dá pela baixa condutibilidade elétrica e, por isso, a corrente elétrica praticamente não flui por ele. Existem diversos tipos de isolantes, cada um tem propriedades e capacidade de isolação diferentes.

Teste de HIPOT Insp - Therm

Ou seja, cada material que se classifica como isolante elétrico tem a capacidade de suportar até um determinado valor de tensão. Caso essa classe de tensão seja ultrapassada, o componente deixa de ser um isolante e permite a passagem de uma quantidade significativa de corrente elétrica.

Essa situação chama-se rigidez dielétrica e é extremamente perigosa.

Para evitar essas condições, o teste de rigidez dielétrica mede a capacidade de isolamento de componentes isolantes.

Esse ensaio é feito pelo equipamento HIPOT - por isso muitos conhecem esse procedimento como teste de tensão aplicada HIPOT.

Equipamento para teste de HIPOT

Como é feito?

Para executar o teste, o equipamento HIPOT aplica alta tensão (CA ou CC) em pontos separados pelo material testado e mede se há corrente de fuga.

Quando uma corrente de fuga excede os limites pré determinados para cada material, o equipamento HIPOT desarma e encerra o teste.

É um equipamento extremamente importante por ser capaz de gerar a alta tensão necessária para a realização do teste ao mesmo tempo que monitora a corrente de fuga, caso o valor da corrente de fuga não esteja de acordo com as respectivas normas vigentes.

Existem duas formas de fazer esse teste:

  • Uma delas é a forma não destrutiva, que é usada em ensaios de rotina de equipamentos e ferramentas, aplicando uma certa tensão no isolante e verificando se houve rompimento sem necessidade de romper o material;
  • A outra maneira é chamada de ensaio destrutivo, usado com amostras de material isolante. Nestes casos, o HIPOT aplica tensão de forma crescente.

O teste HIPOT, então, identifica se em determinada tensão o isolante terá a quebra do dielétrico ou não.

Como realizar esse teste? Com a ajuda de uma empresa especializada em serviços como esse.

HIPOT

Conheça a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA

Somos uma empresa de engenharia elétrica - eletrotécnica de manutenção e serviços técnicos especializados em alta, média e baixa tensão.

Habilitados e qualificados para executar trabalhos de engenharia elétrica / eletrotécnica nos mais diversos tipos de subestações, transformadores, painéis elétricos, equipamentos e componentes elétricos que compõem as plantas elétricas de fábricas, indústrias, usinas, redes de supermercados, lojas, shoppings, entre outros.

Desta forma, nossa equipe está apta a realizar testes de tensão aplicada HIPOT em cabos de média tensão.

Para ter acesso às nossas soluções, entre em contato! Atendemos todo território nacional.

Além dos profissionais experientes, utilizamos equipamentos confiáveis e de última geração, o que permite medições e registros detalhados da situação real dos equipamentos e componentes analisados.

Serviços confiáveis, ágeis e seguros é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA. Entre em contato!





Horário comercial: (11) 2018 – 7120 24 horas: (11) 96873 – 2931
insp-therm@insp-therm.com.br
Rua Alberto de Macedo, N° 243 sala 2
Jd. Santa Adélia - São Paulo/SP
CEP: 03973-000
O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web

Criação de Sites

Criação de Sites / Criação de Sites Site Criar Site Sites Site para empresas Desenvolvimento Web

Posso Ajudar?