Horário comercial: (11) 2018 – 7120 / 24 horas: (11) 96873 – 2931
insp-therm@insp-therm.com.br

BANCO DE CAPACITORES – PAINEL BANCO DE CAPACITORES

Bancos de capacitores são painéis elétricos utilizados principalmente em fábricas, indústrias e comércios de pequeno, médio e grande porte para corrigir o fator de potência das instalações elétricas. Eles são responsáveis por minimizar os custos com energia elétrica, multas e garantem mais segurança para o sistema elétrico.

Eles fazem o monitoramento em paralelo ao sistema elétrico, identificam a potência reativa da instalação e insere os capacitores necessários para correção do fator de potência do sistema elétrico em questão. Podem ser instalados diretamente nos painéis elétricos de máquinas, paralelos a painéis QGBT´s ou em algum outro ponto estratégico, como na saída dos transformadores de potência ou até mesmo na média tensão ou primário dos transformadores.

Painel Banco de Capacitores

Esses painéis são importantes porque há um triângulo de potências presente em todas as indústrias. A instalação elétrica fabril tem 3 tipos de potências: Potência ativa, potência reativa e a potência aparente.

Caso essa instalação ou sistema elétrico apresente um valor de energia reativa acima dos valores aceitáveis, por exemplo, o consumo de energia elétrica aumenta e é possível que diversos problemas elétricos possam aparecer também; além das multas aplicadas pelas concessionárias de energia elétrica e o aumento da conta de luz no final do mês.

Mas, para entender melhor, é preciso entender como as instalações elétricas funcionam e como o fator de potência é calculado. Desta forma, será mais simples compreender porque os painéis bancos capacitores precisam eliminar essa potência reativa e corrigir esse fator de potência para evitar transtornos.

Energia ativa e reativa: entenda como funcionam.

As máquinas e todos os equipamentos de uma linha de produção industrial consomem dois tipos de energia: a ativa e a reativa. A primeira é a consumida durante o funcionamento dos equipamentos.

Também conhecida como Kilowatts, KW, ou potência útil, a potência ativa é representada pela letra P (corresponde à potência responsável pelo funcionamento das máquinas).

É consumida nos mais diversos processos fabris. Basicamente, é aquela energia recebida das concessionárias de energia que alimenta o sistema elétrico de cada unidade consumidora.

Banco de Capacitores

Já a potência reativa está dentro de um sistema elétrico, mas não é reaproveitada. Essa energia é responsável por formar os campos eletromagnéticos necessários para o funcionamento dos componentes elétricos.

Contudo, caso a potência reativa esteja em excesso e a correção não seja feita através de banco de capacitores, a instalação ou sistema elétrico fabril em questão pode ter prejuízos, como cobrança em fatura de energia elétrica com multa por baixo fator de potência, aquecimento de cabos elétricos, ou em muitos casos a queima do transformador de média tensão.

Os bancos de capacitores, então, realizam essa correção de acordo com /strong>fator de potência e potência reativa de cada instalação elétrica. Saiba mais!

Banco de Capacitores

Entenda mais sobre a energia reativa

A potência reativa, também conhecida como KVAr, corresponde à parcela da potência que não é convertida na utilização para o trabalho útil.

É necessária sua utilização para realizar a magnetização de motores, contatores, indutores e acaba sendo devolvida ao transformador. Como dissemos, essa energia reativa não pode estar em excesso.

Mas, equipamentos como motores, transformadores e reatores geram essa potência reativa.

O fator de potência é a razão entre a potência ativa e a potência aparente - caso esse fator de potência esteja muito abaixo em decorrência da energia reativa, os bancos de capacitores devem ser acionados de acordo com a necessidade de cada sistema elétrico.

Banco de Capacitores

Como realizar o controle do fator de potência

O fator de potência ideal para as instalações elétricas é o mais próximo de 1, mas é um valor difícil de ser alcançado por causa da existência da potência reativa.

Portanto, para controlar o funcionamento desses sistemas, a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, estabeleceu que o fator de potência mínimo para as instalações elétricas de cada unidade consumidora é de 0,92.

Então, veja que há uma regra!

Potência aparente e como os bancos capacitores funcionam

Por fim, a potência aparente é representada pela letra S, se dá pela soma vetorial das potências ativa e reativa. Ou seja, é a potência total absorvida pela instalação elétrica.

Como os painéis bancos capacitores funcionam? Esses painéis são dimensionados e projetados para a realização da correção do fator de potência por meio da injeção de energia reativa capacitiva dentro do sistema elétrico que foi instalado.

A falta de um painel banco de capacitores, então, pode causar alguns prejuízos para as empresas e indústrias - como falhas repentinas, cobrança de multas pela concessionária de energia, aquecimento de condutores elétricos, possíveis acidentes etc.

Vantagens de usar banco capacitores na indústria

Além da segurança que esses painéis permitem, há a redução dos custos com o funcionamento dos equipamentos e multas cobradas pelas concessionárias na fatura de energia elétrica.

Ainda permite a melhoria da eficiência energética dentro dos processos fabris e aumento dos níveis de tensão em até 5%.

Ainda reduz o efeito Joule - transformação da corrente elétrica que percorre um condutor e transforma em energia térmica - e a corrente elétrica dos circuitos em até 10%.

Por que optar em escolher a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA?

A INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA é especialista em instalação de banco de capacitores - manutenção de banco de capacitores.

Conte com a gente para realizar as medições das grandezas elétricas, nossos equipamentos são homologados pelas concessionárias de energia de todo Brasil.

Nossos relatórios técnicos são extremamente detalhados, com a capacidade de medir as seguintes grandezas elétricas:

Potência ativa, potência reativa, fator de potência, potência aparente, tensão de fase, tensão de linha, distorção Harmônica de tensão (THD v), distorção Harmônica de corrente (THD i), nível do carregamento de circuitos, frequência em HZ.

Entre em contato conosco, estamos aguardando seu contato!





Horário comercial: (11) 2018 – 7120 24 horas: (11) 96873 – 2931
insp-therm@insp-therm.com.br
Rua Alberto de Macedo, N° 243 sala 2
Jd. Santa Adélia - São Paulo/SP
CEP: 03973-000
O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web

Criação de Sites

Criação de Sites / Criação de Sites Site Criar Site Sites Site para empresas Desenvolvimento Web

Posso Ajudar?