Horário comercial: (11) 2018 – 7120 / 24 horas: (11) 96873 – 2931
insp-therm@insp-therm.com.br

LAUDO DO SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS - LAUDO DE SPDA E ATERRAMENTO.

Descarga Atmosférica é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre entre regiões eletricamente carregadas que pode causar danos irreparáveis.

É um fenômeno natural definido oficialmente na NBR 5419 - 2015 (proteção de estruturas contra descargas atmosféricas) como uma descarga elétrica de origem atmosférica entre uma nuvem e a terra ou entre nuvens. Constitui um ou mais impulsos de vários quiloamperes (KA) (ou seja, de grande potencial).

Em outros termos, essas descargas são conhecidas como raios, embora sejam apenas alguns dos tipos de impulsos elétricos possíveis para uma descarga atmosférica para a terra.

Ainda que existam alguns fatores que aumentam a probabilidade de acontecer descargas como essas (como incêndios florestais), são fenômenos imprevisíveis, incontroláveis e de magnitudes igualmente imprecisas.

LAUDO DE SPDA

Não é possível prever a intensidade elétrica de cada raio ou relâmpago e tampouco seus efeitos destruidores quando entram em contato com o solo, estruturas, edificações, equipamentos e pessoas.

É impossível impedir a queda de uma descarga atmosférica. Contudo, há maneiras de se proteger contra esses fenômenos tão perigosos. Estamos falando sobre as soluções orientadas pelo Sistemas de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA).

O SPDA se dá pela implementação de medidas de proteção que visam reduzir as chances de possíveis problemas caso os raios aconteçam. Garantindo assim, maior segurança às pessoas que estiverem no local e as estruturas do empreendimento.

POR QUE O LAUDO DE SPDA É OBRIGATÓRIO?

O laudo de SPDA e Aterramento, além de obrigatório, é muito importante para manter a segurança do local e pessoas em casos de descargas atmosféricas - as quais podem acontecer a qualquer momento, causando danos e impactos irreparáveis.

O maior risco envolvendo os raios é a morte de pessoas. As chances de sobrevivência caso um indivíduo seja atingido por essas descargas são mínimas. São perigosos porque também podem causar incêndios, danos em propriedades, danos ao meio ambiente, aos animais, entre outras situações.

Empresas com carga instalada superior a 75kW, são obrigadas a manter o laudo de SPDA e Aterramento atualizado e por fazer parte do PIE (prontuário de instalações elétricas) é um documento obrigatório. Caso o laudo de spda e aterramento não esteja em conformidade com a norma, o cliente assume o risco e ficará ciente que pode isso poderá acarretar em diversas questões como a recusa de seguros junto a seguradoras de cobrir qualquer sinistro caso ocorra uma queda de raios / descarga atmosférica na edificação, também impedirá a renovação do Alvará de funcionamento junto ao corpo de bombeiros que exige o laudo de SPDA e aterramento para renovação do AVCB (Auto de vistoria do corpo de bombeiros). Além disso se ocorrer algum acidente decorrente de descargas atmosféricas, o responsável pela empresa responderá civil e criminalmente por negligenciar as normas regulamentadoras.

Vale ressaltar também que a falta de realização do laudo de SPDA é uma Não Conformidade e poderá impedir que a empresa realize a renovação da ISO.

Além disso também a falta do laudo de SPDA e aterramento pode causar o aumento do risco de centelhamentos, choques elétricos, incêndios, queima de equipamentos e componentes elétricos, entre outros muitos problemas que possam surgir.

Houveram 656 incêndios e 74 mortes, segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de origem elétrica 2020 – lançado pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade).

A elaboração do laudo dos sistemas de proteção contra descargas elétricas atmosféricas é uma prática obrigatória para empresas, edifícios e áreas que estejam dentro dos parâmetros estabelecidos pela ABNT e corpo de bombeiros.

Mais do que colocar essas medidas de segurança em prática, é preciso comprovar sua eficiência com o laudo SPDA e Aterramento. Nós da INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, realizamos a inspeção técnica do SPDA e aterramento e realizamos a elaboração do laudo técnico de forma qualificada e ágil. Entenda!

Laudo de SPDA e Aterramento

O QUE É O LAUDO DE SPDA?

O laudo de SPDA é um laudo técnico contendo todos os valores das medições realizadas no sistema de proteção contra descargas atmosféricas com equipamento específico em empresas, industriais e todo empreendimento que necessita do sistema de proteção contra descargas atmosféricas SPDA. Seu objetivo é relatar as as não conformidades e criar um plano de ação para as medidas corretivas necessárias, além disso atestar e garantir a sua eficiência de proteção sobre o sistema vistoriado com base na ABNT NBR 5419:2015.

É um documento técnico obrigatório que também funciona como parâmetro para analisar as informações relevantes e agir de acordo com elas em determinados ações quando necessárias.

Laudo SPDA

COMO FUNCIONA?

O laudo é realizado por meio de inspeção visual, fotográfica e realização das medições de continuidade elétrica com equipamento específico chamado MILIOHMÍMETRO. Faz parte da elaboração do laudo de SPDA a vistoria dos captores, sistema de captação, caixas de inspeções, conexões, descidas e malhas de aterramento.

Além disso, o laudo aponta: a localização geográfica e todos os outros fatores necessários para garantir a segurança das empresas contra acidentes elétricos causados por raios (para que um nível de proteção seja encontrado e que medidas sejam tomadas com primazia).

Toda a análise é realizada com base nas normas vigentes ABNT 5419, NR 10 - que estabelecem medidas de segurança para serviços em eletricidade.

Vale ressaltar as normas que serão adotadas, que são:

  • NBR 5410 - que estabelece critérios de segurança e bom funcionamento para instalações elétricas de baixa tensão.
  • NBR 5419 - 2015 Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas.
  • NBR 15749 - Medição de resistência de aterramento e de potenciais na superfície do solo em sistemas de aterramento.

Ao final, o laudo técnico de SPDA e aterramento apresenta quais são as necessidades e quais medidas deverão ser adotadas para manter a segurança do local analisado.

Laudo SPDA Cotação

LAUDO DE SPDA É COM A INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA

Serviços complexos como esse exigem profissionais extremamente capacitados e treinados. Na INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA você encontra a confiança e qualidade que precisa nesses momentos.

Atendemos indústrias de pequeno, médio e grande porte em todo o território nacional.

Somos referência no mercado de engenharia elétrica - eletrotécnica, com um quadro de profissionais habilitados e qualificados com vasta experiência nas atividades relacionadas e equipamentos altamente aferidos e calibrados.

Conte conosco para a realização de laudo de SPDA e Aterramento. Contamos com atendimento personalizado, de acordo com as necessidades e preferências de cada cliente. Em casos de emergência, atendemos 24h. Entre em contato conosco!





Horário comercial: (11) 2018 – 7120 24 horas: (11) 96873 – 2931
insp-therm@insp-therm.com.br
Rua Alberto de Macedo, N° 243 sala 2
Jd. Santa Adélia - São Paulo/SP
CEP: 03973-000
O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web

Criação de Sites

Criação de Sites / Criação de Sites Site Criar Site Sites Site para empresas Desenvolvimento Web

Posso Ajudar?