Horário comercial: (11) 2018 – 7120 / 24 horas: (11) 96873 – 2931
insp-therm@insp-therm.com.br

LAUDO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - L.I.E - NR10.

Todos os tipos de edificações, especialmente empresas e indústrias de pequeno, médio e grande porte que tenham um consumo de energia considerável, precisam do laudo das instalações elétricas para regularizar seu funcionamento.

Instalações elétricas compreendem a implementação física dos componentes elétricos, é uma conexão entre a fonte geradora de energia e cargas elétricas distribuídas. A segurança dessas instalações é um ponto importante para evitar acidentes, paradas não planejadas e prejuízos para as empresas.

Para que a segurança dessas instalações seja garantida, é preciso realizar o laudo de instalação elétrica - projeto que contém todos os parâmetros de proteção que devem ser adotados.

Capa Laudo das instalações elétricas

Também conhecido como laudo elétrico ou laudo técnico das instalações elétricas, esse é um documento que atesta se as instalações elétricas de um ambiente fabril estão de acordo com as normas regulamentadoras vigentes.

Esse laudo técnico reúne informações das instalações elétricas, tabelas de informações, diagramas elétricos, símbolos das instalações elétricas, entre outros dados.

IMPORTÂNCIA DO LAUDO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

O laudo elétrico é um relatório técnico que pode ser elaborado e assinado por um engenheiro eletricista ou técnico em eletrotécnica desde de que sejam habilitados e munidos de suas atribuições, vale ressaltar que ambos precisam estar devidamente registrado em seus respectivos conselhos.

É tão importante que precisa ter uma ART ou TRT – Anotação ou Termo de Responsabilidade Técnica, emitida pelo CREA / CFT. O laudo técnico de instalações elétricas trata-se de um tipo de documento pericial que leva em consideração os aspectos técnicos envolvidos da instalação elétrica, o qual aponta se uma edificação atende os requisitos das normas brasileiras (NBRs e outras) para segurança e bom funcionamento do sistema elétrico analisado.

É composto por tabelas de informações, planos de ações para medidas corretivas quando necessário, diagramas elétricos e símbolos das instalações elétricas. Deve seguir algumas normas de instalações elétricas como a NBR 5410 Instalações elétricas de baixa tensão, NR 10 Segurança em instalações e serviços em eletricidade, serviços em eletricidade e NBR 14039 - instalações elétricas de média tensão de 1,0 KV a 36,2 KV.

Laudo das instalações elétricas

Como funciona a emissão do laudo das instalações elétricas?

Um engenheiro eletricista ou técnico em eletrotécnica analisa e inspeciona o real estado das instalações elétricas, realizando medições e análises minuciosas para detecção de problemas iminentes. Em seguida, as informações obtidas será encaminhada para o departamento técnico da INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA onde será elaborado o laudo técnico das instalações elétricas detalhado com os resultados da perícia realizada.

Além de avaliar o real estado das instalações elétricas, o laudo de instalações elétricas aponta soluções para a adequação às normas. Com isso, há a redução de problemas como curtos-circuitos, acidentes de origem elétrica, incêndios, explosões, entre outros.

Também favorece para o bom funcionamento do sistema elétrico, aumentando sua vida útil.

São desenvolvidos com base nos requisitos estabelecidos pelas normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - que também são exigidas por instituições como Corpo de Bombeiros, prefeituras, certificadoras, órgãos públicos federais, Ministério do Trabalho, seguradoras para a realização de diversas atividades.

Confira algumas das normas exigidas nos laudos das instalações elétricas:

  • NBR 5410 - estabelece os critérios de segurança e bom funcionamento para instalações elétricas de baixa tensão;
  • NBR 14039 - é uma norma destinada para instalações elétricas de média tensão. É exigida pela Aneel e visa, principalmente, a segurança dessas instalações em campos industriais;
  • NBR 5419: essa norma é extremamente importante, destinada ao SPDA (sistema de proteção contra descarga atmosférica). Desta forma, indica quais os mecanismos de proteção dos usuários, instalações e edificações em casos de raios;
  • NR10 - é uma Norma Regulamentadora (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego voltada à segurança dos trabalhadores que manuseiam instalações elétricas ou serviços de fornecimento de energia;
  • NBR 600439 - norma que estabelece regras para o manuseio de quadros de distribuição de um sistema elétrico;
  • NBR 60079 - especifica os requisitos para projeto, construção, ensaios e marcação de equipamentos elétricos com proteção de segurança aumentada usados, principalmente, em locais onde há risco de explosão.

Esses são alguns exemplos de normas que devem ser analisadas durante a inspeção das instalações elétricas.

As edificações precisam desse laudo para a regularização de suas atividades, contratação de seguros do imóvel, comprovação que o sistema está em conformidade para prefeituras ou Corpo de Bombeiros, liberação de alvarás, entre outras finalidades.

De qualquer forma, em todos os casos, o documento atesta que tudo está em total conformidade com as normas.

Laudo de instalação elétrica

Laudo instalações elétricas com a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA

Fazer laudos de instalações elétricas com a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA é ter a garantia de serviços de qualidade e confiança. Contamos com uma equipe extremamente qualificada, com técnicos e engenheiros capacitados!

Realizamos análise termográfica, manutenção preventiva em cabine primária, laudos das instalações elétricas, laudo de SPDA e aterramento, entre muitos outros serviços.

Usamos equipamentos de última geração que permitem registros detalhados da situação real dos equipamentos e componentes elétricos analisados.

Entre em contato conosco para agendar uma inspeção agora mesmo !





Horário comercial: (11) 2018 – 7120 24 horas: (11) 96873 – 2931
insp-therm@insp-therm.com.br
Rua Alberto de Macedo, N° 243 sala 2
Jd. Santa Adélia - São Paulo/SP
CEP: 03973-000
O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web

Criação de Sites

Criação de Sites / Criação de Sites Site Criar Site Sites Site para empresas Desenvolvimento Web

laudo-tecnico-instalacoes-eletricas.jpg
Posso Ajudar?