Termografia infravermelha: saiba o que é!

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

termografia infravermelha

Muitas vezes, é possível detectar desgastes ou mau funcionamento em aparelhos causados pelo aumento da temperatura. Por isso, para que grandes perdas sejam evitadas, a medição de temperatura é indispensável para áreas que exigem muito do funcionamento de máquinas, como a indústria. Uma maneira de identificar a temperatura de um sistema é por meio da termografia infravermelha, que consiste em uma inspeção não invasiva e tem como base a detecção da radiação infravermelha com o aparelho de termografia industrial.

Qual é o objetivo da termografia?

Termografia é a palavra para “imagem de temperatura” e infravermelha significa “além do vermelho”, assim, termografia infravermelha quer dizer ‘uma imagem além da temperatura vermelha”. Então, o aparelho de termografia industrial (denominado termógrafo infravermelho) detecta a energia infravermelha que o objeto está emitindo e a converte em temperatura. Após isso, é exibida uma imagem da distribuição da temperatura.

Portanto, as imagens são criadas com base no padrão de calor da área em exibição e levam o nome de termograma. Além disso, a termografia infravermelha ressalta a importância da manutenção de equipamentos, e por se tratar do meio industrial, as técnicas e equipamentos precisam sempre estar em bom funcionamento.

Quais as vantagens da termografia industrial?

A ação da termografia infravermelha pode ser realizada durante o funcionamento dos equipamentos e ainda assim apresenta resultados confiáveis, sendo uma das melhores opções para realizar a vistoria do sistema elétrico e evitar que ocorram paradas não programadas. As paradas não programadas podem gerar prejuízos de horas improdutivas, perda de produção fabril, alto custo de manutenção corretiva, perda de energia elétrica por efeito Joule e riscos aos funcionários.

Superaquecimento, sobrecarga, alto consumo de energia, falta de isolamento térmico, conexões soltas e falhas de transmissão de energia são algumas das causas de possíveis falhas que a termografia infravermelha pode te ajudar a identificar previamente. Caso estas não sejam identificadas e tratadas em sua fase inicial, elas podem gerar grandes problemas para os funcionários e para a empresa como um todo.

Qual a função dos sistemas de termografia infravermelha?

Essa manutenção preditiva pode identificar mau contato com alguma fiação, oxidação dos componentes, desgaste de peças e sobrecarga de circuitos. A análise termográfica gira em torno de prever graves problemas e evitar os mesmos, por isso ela se torna tão importante para o bom funcionamento dos aparelhos industriais.

A falta das manutenções preditivas elétricas pode gerar curtos-circuitos, pontos de início de chamas, riscos de choques elétricos, danificação severa de equipamentos essenciais para o ciclo produtivo e muito mais riscos que podem afetar os funcionários e o ambiente. Logo, o monitoramento é um grande parceiro dos gestores industriais para que as irregularidades não entrem no caminho do sucesso.

Ainda, existem algumas situações em que o aparelho de termografia industrial é utilizado, são elas: linhas de transmissão de energia em alta tensão, instalações elétricas variadas, quadros elétricos e cabines de controle de entrada de energia, subestações de abastecimentos e sistemas nobreak (que previnem a queda de energia e falha de determinado equipamento).

A termografia trabalha em múltiplos campos de atuação e não se limita apenas à vistoria de equipamentos industriais. Na medicina, também a vemos atuando no diagnóstico precoce de doenças, detectando níveis de calor causados pela febre. Militares fazem o uso da termografia em prol da melhoria da vigilância e também é possível ver esta ferramenta na meteorologia.

Qual o nome do equipamento mais utilizado na termografia ou termografia infravermelha ?

O equipamento mais utilizado é o termovisor, e existem marcas variadas de termovisores, assim como há vários modelos e características, mas eles definitivamente são uma importante ferramenta para a predição. O aparelho é simples e torna a vida do campo fabril muito mais fácil.

Um dos aparelhos utilizados também pode ser a câmera infravermelha, que enxerga a energia radiada da primeira camada molecular de uma dada superfície, ou seja, durante a inspeção ela enxergará a radiação que o condutor em análise está emitindo.

Vale lembrar que a radiação infravermelha é invisível a olho nu, por isso é necessário um aparelho especial para essa tarefa. A termografia infravermelha é considerada um ensaio não destrutivo ou manutenção preditiva por ter a função de identificar previamente um problema que possa acontecer, ela facilita a predição de falhas sem que o processo produtivo da máquina seja interrompido.

Metodologias de inspeção termográfica – termografia infravermelha.

Método Comparativo – termografia infravermelha.

Consiste em comparar componentes semelhantes sob condições semelhantes e avaliar o equipamento que está em testes.

Método Referencial

O objetivo deste método é estabelecer um ponto referencial para o equipamento que opera em condições normais e em bom funcionamento.

Método de Tendências Térmicas

Este método compara as distribuições de temperatura no mesmo componente e sem referência prévia. Pode ser utilizado em equipamentos em que os sinais térmicos podem ser complexos.

Relatório de inspeção termográfica – termografia infravermelha

Um relatório técnico preciso e profissional será realizado com uma boa coleta de imagens e, para isso, deve-se levar em consideração o melhor resultado das imagens, isto é, a inspeção termográfica qualitativa. Por outro lado, temos a inspeção termográfica quantitativa, que se baseia na coleta de dados com os instrumentos de medição com ou sem contato, mas sem se importar com os valores medidos, mas sim com a imediatez dos relatórios.

A inspeção qualitativa possui destaque por proporcionar benefícios, como economia (por reduzir o número de manutenções corretivas), correção de pontos nos quais são detectadas perdas de energia por efeito Joule, eliminação de riscos por possuir a capacidade de prever os componentes que necessitam de substituição (seja por defeito ou desgaste), segurança para os colaboradores (ainda mais por não necessitar de contato direto para realizar a avaliação) e, por fim, a verificação em tempo real, sem que haja a necessidade da parada do componente ou equipamento elétrico que está passando pela avaliação, assim, como já citado, sem danificar a produtividade do local em manutenção.

É importante ressaltar a importância da manutenção preventiva para que não existam grandes dores de cabeça ou até mesmo acidentes. Para isso, a termografia infravermelha é uma grande aliada dos gestores e colaboradores industriais. Nesse sentido, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA  tem excelência em atendimento e está disposta a sanar qualquer outra dúvida sobre o assunto. Com uma equipe de técnicos e engenheiros que utilizam os melhores equipamentos, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA presta serviços para empresas e indústrias de todo o Brasil.

POR QUE A INSP – THERM TRAFO SERVICE ? POR QUE SOMOS ESPECIALISTAS!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica e termografia infravermelha é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest