Termografia elétrica: o que é e qual sua aplicação?

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

termografia elétrica

Você sabe o que é e como funciona a termografia elétrica? Essa técnica de ensaios não destrutivos é de extrema importância para fabricas e industrias, devendo ser realizada com frequência para resolver problemas de desgaste ainda na fase inicial e garantir que o sistema elétrico tenha paradas não planejadas por falhas térmicas. Se você não sabe o que é, nem como funciona a termografia elétrica, acompanhe este texto até o final para entender mais.

O que é termografia elétrica – termografia em sistemas elétricos?

Termografia é um termo que tem origem no idioma grego e, se dividido, resulta em “termo”, que significa calor, e “grafia”, que significa estudo. Sendo assim, a termografia elétrica é o estudo de calor do sistema elétrico.

Falando de modo mais formal, a termografia elétrica, também chamada de inspeção preditiva infravermelha, é uma técnica sensorial remota que usa câmeras e sensores infravermelhos para medir a temperatura e distribuição de calor dos componentes elétricos energizados.

Por meio dela, é possível descobrir se as conexões estão deficientes, se as cargas estão desequilibradas e se o isolamento elétrico está avariado. Outros possíveis problemas com os componentes energizados também podem ser identificados na termografia elétrica, o que, de modo geral, permite dizer que a termografia elétrica identifica falhas relacionadas ao superaquecimento dos componentes e painéis elétricos e permite que o plano de ação para medidas corretivas sejam tomadas para corrigir o problema e evitar maiores danos.

Como funciona a termografia em instalações elétricas?

Já sabemos o que é termografia elétrica, mas você sabe como ela funciona? A técnica identifica o calor que pode ser percebido na forma de radiação infravermelha na superfície dos objetos. Para isso, utiliza equipamentos específicos, como a câmera termográfica, que consegue fazer a captura da radiação infravermelha e, a partir disso, obter os valores de temperatura do componente analisado.

Também é possível que a câmera termográfica utilizada na termografia elétrica forneça imagens térmicas chamada de termograma. Com esses dados, em conjunto com o know-how adquirido ao longo de muitos anos, o técnico da INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA consegue identificar possíveis problemas e evitá-los. No entanto, vale lembrar que alguns fatores, como condições adversas de diversas origens e mudança de emissividade, podem levar a um erro na leitura das informações.

Como a termografia elétrica se estrutura?

Para a realização da termografia em sistemas e painéis elétricos, é necessário que seja feita uma definição dos componentes que serão avaliados. Após isso, esses componentes ou painéis elétricos devem ser listados em um roteiro de de inspeção e monitoramento para elaboração do histórico da instalação analisada, no qual deve constar informações sobre a frequência de coleta de dados, assim, é possível criar uma orientação mais eficaz sobre a instalação analisada.

É apenas após esses passos que a equipe técnica consegue realizar o seu trabalho, elaborando um laudo técnico com o panorama dos componentes e recomendações de planos de ações para que o cliente execute.

Qual a origem da termografia ?

Os estudos da termografia por infravermelho começaram no século XVI com Giam Battista Della Porta, enquanto ele fazia seus estudos ópticos. No século XIX, Sir John Herschel conseguiu deixar mais evidente a descoberta que o seu pai já havia feito previamente, porém sem muitas explicações de que o sol emitia raios infravermelhos. A partir desse momento, muitas outras descobertas se deram nessa área ao longo da história, entre elas podemos citar: o desenvolvimento do bolômetro, aparelho capaz de medir pequenas diferenças de temperatura, e nos anos 60, dos imageadores infravermelhos, equipamento que gerava imagens com a determinação da temperatura em cinco minutos.

Onde a termografia em sistemas elétricos é utilizada?

Pode ser que você tenha dúvidas se a inspeção por termografia deve ser adotada no caso específico de sua área de atuação, então, vamos te explicar um pouco de cada área em que ela é aplicada:

1. Instalações e sistemas elétricos

Nas instalações elétricas, a termografia pode identificar problemas na relação entre corrente e resistência que podem ser causados por conta da deficiência de contato.

2. Equipamentos mecânicos

A termografia pode ser utilizada em equipamentos mecânicos com a intenção de identificar atritos entre as peças e deficiências no isolamento térmico. Geralmente, os atritos são causados por falta de lubrificação ou desalinhamento entre as peças.

3. Sistemas de refrigeração e aquecimento

A termografia também pode ser usada nos sistemas de refrigeração e aquecimento. Então, se você está sofrendo com algum desses problemas nos componentes, a termografia pode te ajudar.

4. Infiltrações e isolamento térmico

Como a termografia consegue perceber falhas de temperatura, ela ajuda na identificação e resolução das falhas no isolamento térmico, o que contribui para aumentar a potência de funcionamento do equipamento.

Por que realizar a inspeção por termografia?

A realização da termografia é uma técnica de extrema importância, pois pode evitar problemas que causam mais gastos com energia elétrica, aumento dos custos com manutenção corretiva e falhas dos componentes que podem causar uma parada não planejada e até a perca completa por carbonização do componente ou equipamento.

Desse modo, é possível perceber que a inspeção por termografia é uma importante aliada para o correto funcionamento do sistema elétrico e, por consequência, para a economia com gastos de manutenção corretiva, já que você economiza com troca de possíveis componentes, de danos causados por aquecimento e incêndios que o superaquecimento pode causar, entre outras coisas.

Quais as vantagens da termografia eletrica?

Ao longo do texto, você já entendeu a importância da termografia e já viu alguns de seus benefícios, mas vamos ressaltar mais alguns deles. Os benefícios da termografia são a falta de interrupções das atividades devido a falhas nos equipamentos, a redução do consumo de energia, o aumento da produtividade e da vida útil dos equipamentos, a transmissão de imagens em tempo real e a redução dos custos de manutenção corretiva.

Com que frequência se faz a termografia elétrica?

Para garantir o perfeito funcionamento de todo sistema elétrico fabril e, principalmente, a segurança das pessoas que ali trabalham, é de suma importância que a termografia seja feita com a frequência mínima de 6 meses. Ela garante benefícios para todos os ramos de atividades, já que promove segurança e economia a cada um deles.

No caso específico das industrias e fabricas com alta demanda de energia, a termografia é ainda mais necessária. O recomendado é que ela seja feita, pelo menos, duas vezes ao ano em subestações de alta e média tensão, painéis elétricos, painéis de comando e proteção, transformadores de potência e em motores elétricos,

Quem pode fazer a termografia elétrica?

Para fazer a termografia em sistemas elétricos, você deve contratar uma empresa de engenharia elétrica – eletrotécnica com habilitação, experiência e qualificação necessária para prover um trabalho de qualidade e eficaz. Nesse sentido, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA pode te ajudar a ter o melhor serviço de termografia em instalações elétricas para o seu ramo de atividade, seja ele qual for.  Além disso vale ressaltar que nossos equipamentos são novos e de ultima geração, devidamente calibrados com rastreamento RBC trazendo maior confiabilidade nos serviços prestados e laudos emitidos. Descubra, a seguir, um pouco mais sobre a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA.

INSP – THERM TRAFO SERVICE somos especialistas quando o assunto é termografia elétrica.

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Entre em contato conosco agora mesmo!

 

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *