Qualidade de energia elétrica, tudo o que você precisa saber.

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

Empresa de inspeção termográfica em São Paulo
 

Qualidade de energia elétrica. A energia elétrica foi descoberta no século XVII na Grécia pelo conhecido filósofo Tales de Mileto após esfregar um âmbar na pele de um carneiro e perceber que os pelos foram atraídos pelo âmbar, hoje este fenômeno é conhecido como “eletrização por atrito”. Foi tratada como “magia” durante muito tempo, muitos anos se passaram, os estudos foram sendo desenvolvidos e aprofundados cada vez mais, e hoje conhecemos diversas formas de como gerar e controlar a qualidade da Energia Elétrica.

Com o passar do tempo, nós humanos fomos compreendendo a energia elétrica cada vez melhor, e passamos a gerá-la, distribuí-la, controlá-la e até mesmo qualificá-la. E é exatamente sobre a qualificação de energia elétrica no Brasil que trataremos no decorrer do texto.

Conceitos qualificatórios de “qualidade de energia elétrica”?

A qualidade de energia (conhecida pela sigla “QEE” – Qualidade de Energia Elétrica) de um sistema é definida por haver uma tensão similar com o formato de uma onda senoidal pura com a amplitude definida. Isso quer dizer que a qualidade de energia elétrica pode ser uma tensão contínua com poucas oscilações (amplitude definida).

Como surgiu este modelo de qualificação?

A necessidade de medir a qualidade de energia elétrica no Brasil é decorrente dos problemas de oscilação de energia em imóveis que usam muitos equipamentos movidos a energia elétrica, como indústrias, por exemplo.

Criado para identificar problemas e evitar maiores prejuízos, o QEE é fundamental para que sejam constatados problemas relacionados à distribuição de energia elétrica. Com o aumento nos problemas com energia elétrica devido à poluição das redes com o tempo, foi considerada uma necessidade de regulamentação nos limites de indicadores de qualidade de energia elétrica. No nosso país, estes indicadores e seus limites são padronizados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que elabora os PRODIST (Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional) para que a regulamentação entre em vigor.

O que é PRODIST ?

Aqui no Brasil, a energia elétrica tem uma agência reguladora, esta agência determina todos os procedimentos para todos os casos relacionados à energia elétrica em todo o território nacional. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é esta agência responsável pela energia elétrica em todo o país, e tem como uma de suas funções a padronização e normatização das atividades técnicas relacionadas à distribuição, uso e desempenho da energia elétrica. Para que haja esta padronização, a ANEEL junto com especialistas na distribuição e aproveitamento de energia elétrica elaboraram os PRODIST (Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional).

Os PRODIST tem vários objetivos, os seus principais são a garantia de que os sistemas de distribuição e captação de energia funcionem perfeitamente; garantir que estes sistemas sejam seguros; propiciar ao público o acesso aos sistemas de distribuição de energia elétrica; garantir que sejam disciplinados os procedimentos técnicos para atividades relacionadas à operação de sistemas de distribuição de energia, planejamentos de expansão de instalações, mediação da energia elétrica para que não haja o desperdício da mesma, e qualidade de energia elétrica; estabelecimentos de requisitos para intercâmbios de informações entre agentes de cada setor; disciplinar os requisitos técnicos da rede básica com a interface e assegurar o fluxo de informações adequadas à ANEEL.

Os seis indicadores diferentes – Qualidade de energia elétrica

Em relação ao módulo oito da qualidade de energia, o estabelecimento de limites ou valores de referência, caracterização de fenômenos, a metodologia de mediação, a gestão das reclamações relativas à conformidade de tensão em regime permanente e às perturbações na forma de onda de tensão e os estudos específicos de qualidade da energia elétrica para fins de acesso aos sistemas de distribuição, a definição da terminologia e indicadores são de responsabilidade deste módulo. O detalhamento sobre os diferentes indicadores estão abaixo:

1) Variação de tensão em regime permanente – Qualidade de energia elétrica

Definido pela variação percentual da amplitude da senoidal da tensão por um tempo maior que três minutos, estabelece os limites percentuais (adequados, precários e críticos) para os níveis de tensão em regime permanente, os critérios de medição e de registro e os prazos.

2) Desequilíbrio de tensão – Qualidade de energia elétrica

Este indicador é caracterizado pelo fenômeno caracterizado por qualquer diferença verificada nas amplitudes entre as três tensões de fase de um determinado sistema trifásico, e/ou na defasagem elétrica de 120° entre as tensões de fase do mesmo sistema. O indicador levado em conta para a regulamentação é o percentil 95% do Fator de Desequilíbrio de Tensão FD95%. O percentil é uma medida utilizada em estatística para indicar o valor da porcentagem de dados avaliados que se encaixa. Neste caso dos indicadores de qualidade de energia, o percentil 95% do indicador define o valor em que 95% dos indicadores calculados estarão abaixo.

3) Flutuação de tensão – Qualidade de energia elétrica

Este indicador é um fenômeno caracterizado pela variação aleatória, repetitiva ou esporádica do valor eficaz ou de pico da tensão instantânea, a determinação da qualidade do sistema de distribuição quanto à flutuação de tensão tem como objetivo a avaliação do incômodo provocado pelo efeito de cintilação luminosa de quem está consumindo, que tenha pontos de iluminação alimentados em baixa tensão onde está localizada a sua unidade consumidora de energia.

4) Variações de tensão de curta duração – Qualidade de energia elétrica

São grandes desvios na amplitude do valor eficaz da tensão em um tempo menor do que três minutos. Para se obter o indicador FI – Fator de Impacto, levado em conta para a regulamentação, estes eventos de VTCD são segregados por tempo e magnitude, sendo que cada segregação tem seu fator multiplicador. Com isso completo, é feita uma média com a ponderação destes casos, resultando no indicador FI.

5) Distorções harmônicas

São fenômenos associados a deformações na onda de tensões e correntes em relação às ondas de frequência fundamental.

Os indicadores levados em conta para a regulamentação são os percentis 95% das Distorções Harmônicas Totais para os harmônicos de ordem par não múltiplos de 3, ímpar não múltiplos de 3 e harmônicos múltiplos de 3, respectivamente DTTP 95%, DTTi 95% e DTT3 95%. Seus limites dependem da faixa de tensão nominal referente.

POR QUE A INSP – THERM TRAFO SERVICE ? POR QUE SOMOS ESPECIALISTAS em Qualidade de energia elétrica são José do rio preto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica e Qualidade de energia elétrica é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica 

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest