O que são instalações elétricas e quais seus tipos

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

instalações elétricas

As instalações elétricas estão presentes no nosso dia a dia, leia o texto abaixo e entenda um pouco melhor sobre o assunto !

Se você está prestes a iniciar uma obra ou já está passando por isso, sabe que é um processo importante e necessário. E, na maioria das vezes, o que está em jogo, na verdade, é a realização de um grande sonho. Mesmo assim, não é incomum encontrar pessoas se estressando e com dor de cabeça por causa de instalações elétricas.

Durante a obra, os mínimos detalhes importam. Sendo assim, todo cuidado é pouco para que não ocorram problemas no futuro. E dentro destes detalhes, estão as instalações elétricas. Essa etapa pode, muitas vezes, ser considerada chata por muitos.

Mas é indispensável estar atento, ainda, aos pontos elétricos, ou seja, os lugares do ambiente em que você pode instalar uma lâmpada, interruptor, tomada ou lâmpada. As instalações elétricas estão por toda parte!

Para que servem instalações elétricas?

Hoje em dia, não vivemos sem uma tomada por perto, não é mesmo? Seja para assistir televisão, para ligar o rádio, forno elétrico ou, principalmente, carregar o celular. Precisamos das tomadas para utilizar os eletrodomésticos e eletrônicos dos quais somos tão dependentes.

Apesar de ser tão comum no dia a dia de todos, não é todo mundo que entende ou conhece bem as instalações elétricas. E, sobretudo, neste caso, é extremamente necessária a ajuda de um bom profissional qualificado e habilitado.

Continue lendo este artigo que preparamos e entenda tudo sobre instalações elétricas. Tenha uma ótima leitura!

Mas o que são instalações elétricas?

Explicando de uma maneira mais simples, instalações elétricas é um conjunto de componentes e equipamentos elétricos como: cabos, disjuntores e transformadores e painéis elétricos que são essenciais para o funcionamento de um sistema elétrico. Elas são responsáveis por formar uma conexão entre fontes geradoras de energia e cargas elétricas.

Ou seja: trata-se de uma ligação entre a eletricidade que vem diretamente das concessionárias de energia que atende todo território nacional em conjunto com o sistema único interligado.

As instalações elétricas dependem de diversos fatores, como a quantidade de maquinas, painéis elétricos e também a dimensão da planta elétrica de cada fabrica ou industria.

As instalações elétricas são projetadas de acordo com as normas e regulamentos necessários, seguindo, principalmente as regras da ABNT, onde é necessário uma atenção especial para aspectos como segurança e qualidade energética.

Etapas do processo das instalações elétricas

Por ser um serviço que requer cuidado e atenção, ele é dividido em infraestrutura, medição e proteção, cabeamento e controle.

  • Os objetos que compõem a infraestrutura são painéis de distribuição, caixas de passagem, fixadores para cabos, eletrocalhas, tubulação, leitos elétricos, entre outros;
  • A medição e proteção são compostas por todos os disjuntores, medidores, fusíveis que protegem as instalações;
  • No cabeamento, ocorre a etapa de conectar a fonte às cargas elétricas, como os equipamentos e componentes elétricos, como as subestações de média e alta tensão por exemplo;
  • E por último, o controle representa, a saber, se os disjuntores estão realizando o desligamento correto dos circuitos de potência.

Além destas etapas fundamentais, para que a instalação elétrica ocorra da maneira certa, você sabia que existem diferentes tipos e classificações? Então, confira, a seguir!

Tipos de instalações elétricas

Os tipos de instalações variam conforme as necessidades da obra e se dividem em residencial/predial, comercial e industrial.

Instalações residenciais ou prediais

Instalações residenciais ou prediais são mais básicas e conhecidas, pois trata-se basicamente dos interruptores para lâmpadas e tomadas. Nesse sentido, as instalações são constituídas por um grupo de cabos elétricos que saem de um painel de entrada. Neste processo, é interessante que haja um projeto para que, a partir daí, seja feita a instalação corretamente.

Em um projeto mal dimensionado (ou, melhor dizendo, não planejado), ocorrem situações muito comuns, porém chatas. A falta de disjuntores disponíveis em painéis elétricos ou a má distribuição das mesmas são apenas exemplos. Mesmo as instalações residenciais e prediais sendo mais “simples” que as industriais, é necessário um planejamento eficiente e uma boa instalação.

As instalações elétricas podem dar dor de cabeça durante a obra

Instalações comerciais

As instalações comerciais são semelhantes às residenciais, mas necessitam da disponibilidade de uma carga elétrica disponível maior, o que requer a implementação em muitos casos de uma entrada de energia elétrica trifásica, com um conjunto de cabos elétricos com uma secção nominal superior e também com disjuntores maiores.

Instalações industriais

E as instalações industriais são as mais complexas. Isso porque são utilizados vários sistemas de medição para controlar o consumo de energia em cada fase de produção, além de diversos relés e sistemas de controle.

As instalações industriais, portanto, exigem um planejamento detalhado e bem feito, para garantir segurança e qualidade para a industria. Neste caso é ainda mais importante que a instalação seja feita por um profissional qualificado e habilitado munido de suas respectivas atribuições e registrado em seu conselho de classe ou empresa especializada, para garantir a qualidade ou uma possível manutenção corretiva ou ampliação no futuro.

Em instantes, você vai conferir uma dica para fazer suas instalações elétricas sem preocupação!

Instalações elétricas: classificações

As instalações elétricas possuem três classificações, observe:

Instalação em tensão reduzida/extra baixa tensão

Esta instalação faz a operação com tensão elétrica nominal menor ou igual a 75V em corrente contínua. Ou, então, funciona com um valor  menor ou igual à 50V em caso de corrente alternada.

Instalação em baixa tensão (BT)

A instalação em baixa tensão opera, em corrente contínua, com tensão elétrica nominal em valor acima de 75V e menor ou igual à 1500V. Também pode funcionar, em corrente alternada, superior a 50V e menor ou igual a 1000V.

Instalação em alta tensão (AT)

É a instalação cuja classe de tensão ultrapassa os valores definidos para média tensão, podendo atingir até 750 kv.

E quem realiza este tipo de serviço?

As instalações elétricas são projetadas e construídas em conjunto com a obra e costumam causar transtornos e muito estresse. Já passou por isso? Porém, mais importante que isso: este é um serviço delicado e perigoso, que só deve ser feito por profissionais capacitados e habilitados.

Assim, não há risco de choque elétrico ou acidentes ainda maiores. Além disso, é importante que o resultado final seja bem feito e de qualidade.

Todas as instalações elétricas precisam passar por manutenções e prevenção de falhas após o fim do projeto. Estes possíveis reparos devem ser sempre acompanhados por profissionais especializados.

Neste caso, busque sempre por empresas conhecidas e renomadas, para que não ocorram acidentes ou problemas, seja a curto ou a longo prazo. É um trabalho delicado que merece os devidos cuidados.

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA

Por isso a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua com profissionais habilitados e experientes, visando oferecer um serviço de qualidade. Desempenhamos diversas atividades como inspeção termográfica das instalações elétricas, elaboração de laudos técnicos das instalações elétricas, atendimento emergencial 24 horas e muito mais!

As instalações elétricas só devem ser feitas por um profissional capacitado e habilitado.

Conte com a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA . Oferecemos serviços para empresas de pequeno, médio e grande porte. Vale lembrar que por sermos uma empresa especializada em engenharia de manutenção e serviços elétricos, atendemos em todo o território nacional.

POR QUE A INSP – THERM TRAFO SERVICE ? POR QUE SOMOS ESPECIALISTAS!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica e manutenção em subestação de alta tensão é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica – Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Entre em contato e confira nossas vantagens!

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest