O que são ensaios elétricos em transformadores?

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

ensaios elétricos em transformadores de potência

Os ensaios elétricos são responsáveis por garantir a segurança de equipamentos elétricos.

Os ensaios elétricos é um teste de bom funcionamento em um ou mais equipamentos elétricos. Funciona como um check-up determinado pelo fabricante, garantindo que tudo esteja em ordem antes de sua energização ou identificando possíveis anomalias em equipamentos que já estavam em funcionamento, garantindo assim a segurança de pessoas, industrias, etc…

Para isso, são realizados vários testes nos equipamentos de alta, média e baixa tensão, analisando a funcionalidade de cada componente. Assim, existem muitos tipos de ensaios que testam diferentes aspectos de um equipamento, como a resistência ôhmica de isolação e o teste de tensão aplicada HIPOT, por exemplo.

Mas no geral, esses ensaios são divididos em três categorias: ensaios de tipo, ensaios de rotina e ensaios especiais. A seguir, conheça um pouco de cada categoria:

O QUE SÃO ENSAIOS ELÉTRICOS DE ROTINA.

Ao contrário do teste demonstrativo, os testes de rotina ou individuais em série são feitos com certa frequência para manter a funcionalidade do equipamento, evitando o possível desgaste do mesmo.

O QUE É UM ENSAIO ESPECIAL ?

Os ensaios especiais são feitos com a finalidade de encontrar alguma anomalia no equipamento após a queixa de alguma reação adversa do mesmo.

Dentro dos diversos tipos de ensaios, existem os ensaios em transformadores, componentes elétricos estáticos necessários para a elevar ou reduzir os níveis de tensão em circuitos de consumo e transmissão de energia elétrica. Neles, é possível aumentar ou reduzir a tensão de acordo com a necessidade de cada demanda.

Os transformadores são responsáveis por transformar os valores de tensão em alta ou media tensão para tensões de uso em máquinas ou componentes elétricos.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE TRANSFORMADORES ?

Existem vários tipos de transformadores também, os quais veremos a seguir:

TRANSFORMADOR DE CORRENTE – TC.

Diminuem a intensidade da corrente elétrica para dispositivos ou instrumentos de medição eletrônico, agora transformada em uma corrente menor com a capacidade de ser registrada.

TRANFORMADOR DE POTENCIAL OU TP.

Esse transformador altera os valores de tensão de acordo com a exigência e o número de bobinas, dessa forma, seu uso é o mais comum para realizar medições e registros dos níveis de tensão em circuitos de proteção.

TRANSFORMADOR DE DISTRIBUIÇÃO.

É ele que está presente nas usinas de distribuição elétrica, levando energia para as pessoas por meio de linhas de transmissão. A energia gerada chega até os consumidores com os valores de carga adequados às residências.

TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA.

Esse transformador é operado em níveis extremos de energia. Ele gera e distribui energia para concessionárias, usinas, distribuidoras de energia elétrica e subestação de grandes indústrias, o que inclui aplicações em fornos de indução e arco e retificadores.

Devido à importante função de regulagem de energia dos transformadores, é necessário que os ensaios sejam feitos ao menos uma vez por ano, garantindo a plena funcionalidade do equipamento e mantendo a sua capacidade de gerar e distribuir energia de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

TIPOS DE ENSAIOS ELÉTRICOS EM TRANSFORMADORES E SUAS CARACTERÍSTICAS.

Veja agora como funcionam os ensaios em transformadores:

ENSAIO DE RESISTÊNCIA ÔHMICA DOS ENROLAMENTOS – MICROHMÍMETRO.

Funciona como um ensaio complementar, detectando falhas que outros ensaios possam não ter detectado como, por exemplo, espiras em curto-circuito, envelhecimento das bobinas dos transformadores, além de conexões e contatos em mal funcionamento. Dessa forma, evita danos ao equipamento.

O ensaio faz a medição da resistência total entre dois pontos separados por isolamento elétrico, determinando então a eficácia do dielétrico (isolamento) em resistir ao fluxo de corrente elétrica.

ENSAIOS ELÉTRICOS DE MEDIÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA DE ISOLAÇÃO.

Possui a finalidade de medir a isolação entre os enrolamentos de um transformador de potência e a isolação entre os enrolamentos e a massa, analisando assim os componentes de isolamento, garantindo a integridade do transformador operacional.

Elementos como a carbonização, ionização, umidade e calor podem destruir a rigidez dielétrica do isolamento, assim, esse ensaio identifica as fugas de correntes de energia que podem ocorrer devido aos danos nesse isolamento.

Se os indícios da deterioração forem descobertos com antecedência, é possível consertar o isolamento em vez de substituí-lo, evitando assim gastos financeiros maiores.

ENSAIOS ELÉTRICOS DE RELAÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO – TTR.

Analisa as bobinas do transformador e identifica as relações de espiras e/ou tensões, prevenindo espiras em curto-circuito, enrolamentos abertos, conexões de enrolamento incorretas, defeitos de fabricação e outras características anormais do equipamento.

TESTE DE TENSÃO APLICADA – HIPOT.

Encontra possíveis fugas de correntes exacerbadas causadas por adversidades, como acúmulos de sujeira e grande absorção de umidade.

Pequenas fugas de correntes são comuns, conforme a classe de tensão e a rigidez dielétrica do material, mas o excesso desse fenômeno pode causar danos ao equipamento e até provocar choques elétricos às pessoas que entrarem em contato.

Esse ensaio é feito com a ajuda de um dispositivo chamado HIPOT que eleva a tensão elétrica do equipamento por cerca de um minuto, sendo observado se haverá rompimento da isolação dielétrica. Caso o rompimento ocorra, a corrente de fuga será identificada e o equipamento desligado e reprovado para o uso.

ANÁLISE DE QUALIDADE DE ENERGIA.

Quando o equipamento não consegue suportar a carga devida e cumprir a sua finalidade, é feita uma investigação para analisar se o problema é uma consequência de sobrecarga. Assim, a falta desse teste pode acarretar em desligamentos ou danos no equipamento.

ENSAIOS ELÉTRICOS DE RESISTÊNCIA ÔHMICA DE ISOLAÇÃO.

Encontra possíveis falhas nos materiais isolantes de um equipamento elétrico. Esse teste é extremamente importante, pois equipamentos com baixa isolação de energia estão sujeitos a causar grandes acidentes.

Com ele, é possível analisar a condição dielétrica de um material isolante tipo: epóxi, baquelite, celeron, porcelana. No ensaio, é usado um dispositivo chamado megômetro, que registra o valor de resistência dielétrica aceitável. Essa resistência vai depender de fatores como a temperatura do ambiente e a efetividade do ensaio de tipo.

ATENTE-SE À SEGURANÇA REALIZE OS ENSAIOS ELÉTRICOS !

É importante lembrar que, antes de qualquer ensaio, é preciso observar a viabilidade do local em termos de segurança – isso significa garantir que o procedimento irá ser realizado segundo as normas da ABNT- para que só então possa ser realizada a instalação e montagem de equipamentos bem como os testes.

Agora, você já sabe o que são ensaios elétricos e transformadores, bem como a importância deles para a manutenção de energia elétrica em equipamentos, indústrias, empresas e residências. Caso precise de um check up, a INSP – THERM TRAFO SERVICE é uma empresa de engenharia eletrotécnica de manutenção e serviços técnicos que atende em todo o território nacional. A INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA utiliza equipamentos de confiança, fazendo medições e registros detalhados e com segurança.

POR QUE OPTAR EM ESCOLHER A INSP – THERM TRAFO SERVICE ? POR QUE SOMOS ESPECIALISTAS !

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica e ensaios elétricos em transformadores é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de curto circuito e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Gostou do conteúdo sobre painel banco de capacitores e quer tirar alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato com a INSP – THERM TRAFO SERVICE será um imenso prazer entender a demanda de serviços e atender com o objetivo único que é a nossa excelência e autoridade no assunto!

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *