O que é um gerador de energia e como funciona?

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

Gerador de Energia

O gerador de energia é algo cada vez mais usado. Isso porque, em caso de falta de energia elétrica, eles precisam ser acionados e têm importância não só para indústrias, mas também para comércios, hospitais, supermercados, usinas, industrias, fabricas e qualquer outro estabelecimentos que dependa da energia elétrica para estar em funcionamento 24 horas. Entenda, então, o que é um grupo motor gerador GMG? e como ele funciona.

O que é um gerador de energia?

O GRUPO MOTOR GERADOR ou GMG consiste, basicamente, em um sistema que transforma energia mecânica, em energia elétrica para que, caso haja algum problema no fornecimento de energia convencional, você não fique sem energia elétrica.

Como funciona um gerador de energia?

Para entender realmente o que é um gerador GMG, é preciso ir mais a fundo e saber como funciona essa transformação de energia mecânica em energia elétrica, que ocorre, na maioria dos casos, por meio de indução eletromagnética.

A forma mais comum de um gerador de energia é o dínamo. Esse tipo de gerador passa a energia mecânica existente da rotação do eixo. Isso faz com que ocorra uma oscilação do campo magnético, o que leva à indução da tensão nos terminais que o gerador possui. Dessa forma, nos momentos em que o gerador de energia está sujeito à cargas, ele permite a circulação da energia.

Nos modelos mais tradicionais e mais consumidos, o gerador funciona a partir de um imã, que serve para criar um campo magnético. Por sua vez, esse campo faz as suas bobinas girarem em direções opostas. Assim, ocorre um processo denominado de indução eletromagnética.

As falhas podem acontecer por conta de uma queda ou aumento na tensão, o que pode acabar causando danos aos equipamentos ligados ao sistema elétrico em questão. Assim, a maneira stand-by é o funcionamento mais comum para grandes plantas elétricas em vários seguimentos.

Onde colocar o meu gerador de energia?

A melhor localização para o gerador de energia é o mais próximo da carga ou painel QGBT ao qual ele atende. Se ele ficar próximo desses locais, o percurso dos cabos elétricos será menor, trazendo economia na instalação evitando também a queda de tensão do sistema. Também é importante deixar longe de áreas privativas, uma vez que o barulho pode causar algum incômodo.

Tipos de gerador de energia.

Há vários tipos de geradores de energia, visto que cada um deles atende a situações e necessidades diferentes. Eles variam em relação a modelos e potência. Os mais procurados são aqueles que transformam energia mecânica em energia elétrica, entre eles, os tipos existentes são: geradores elétricos assíncronos (ou de indução), geradores elétricos síncronos e geradores elétricos de corrente contínua.

Existem também os motores elétricos, que fazem praticamente o mesmo trabalho que os geradores elétricos, no entanto, eles convertem a energia elétrica em energia mecânica.

Como funciona o uso de gerador de energia em empresas e industrias ?

A maioria das pessoas não sabe como é possível usar um gerador de energia em empresas ou industrias. Mas há duas opções: você pode ter um gerador para a alimentação de determinadas cargas ou a alimentação pode ser geral.

A opção de ter um gerador de energia para cargas individuais é bem mais barata, visto que a instalação de todo o sistema elétrico custa mais caro.

Como escolher o gerador elétrico?

A potência do grupo motor gerador é o que deve ser levado em conta na hora da compra. Ela pode ir de 10 kVA (quilovolt ampere) até 2500 kVA, ou seja, quanto maior esse número, mais potente é o gerador de energia. Dessa forma, esse tipo de gerador é recomendado para indústrias e empresas.

Dimensionamento do GMG.

Você pode optar pelo gerador de energia para abastecer apenas equipamentos obrigatórios em casos de incêndio. Outra opção é atender esses itens obrigatórios e também os itens essenciais, por exemplo, iluminação, portões elétricos, elevadores e bombeamento de água.

Em uma outra alternativa ainda mais abrangente, o gerador de energia pode atender itens obrigatórios, itens essenciais e ainda outros sistemas específicos dentro da empresa.

A última opção de dimensionamento é atender com o gerador de energia todos os equipamentos e itens que necessitem de energia para funcionar, isto é, todo o sistema elétrico em questão.

Manutenção do Grupo Motor Gerador.

No caso do grupo GMG que funciona em standy-by, o indicado é ligá-lo, no mínimo, uma vez por semana. No entanto, você não precisa ficar preocupado em fazer isso, o gerador pode ter essa operação de forma automática, basta programá-lo em seu quadro de comando QTA.

Além disso, os geradores de energia precisam passar por uma avaliação periódica e também de manutenção preventiva semestral, por exemplo, para a troca do óleo do motor, análise do funcionamento do próprio motor e substituição dos filtros.

Nesse quesito, a INSP – THERM TRAFO SERVICE oferece profissionais preparados e habilitados para realizar serviços de engenharia e manutenção elétrica nos mais diversos tipos de subestações, inclusive nos geradores de energia, em todo o território nacional.

A INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA oferece aos clientes serviços de engenharia de qualidade, elaborando planos de ações assertivos e laudos confiáveis.

POR QUE OPTAR EM ESCOLHER A INSP – THERM TRAFO SERVICE ? POR QUE SOMOS ESPECIALISTAS !

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica e tratamento termo vácuo em Araraquara, Ribeirão preto e São José do Rio Preto é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de curto circuito e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Gostou do conteúdo sobre Tratamento de óleo mineral isolante em Araraquara e quer tirar alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato com a INSP – THERM TRAFO SERVICE será um imenso prazer entender a demanda de serviços e atender com o objetivo único que é a nossa excelência e autoridade no assunto!

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *