O que é teste de tensão aplicada HIPOT?

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

HIPOT EM CABOS DE MÉDIA TENSÃO

Para manter a segurança dos trabalhadores, são realizados diversos tipos de teste de tensão e ensaios para verificar se determinado equipamentos isolantes segue as normas de proteção e não tem perigo de ferir, com choques elétricos, aqueles que mexem no dispositivo. Um dos procedimentos realizados é o teste de tensão aplicada HIPOT, que visa avaliar a eficácia do isolamento que deve proteger aquele que tem contato direto com o componente elétrico em questão. Saiba, a seguir, o que é o teste de HIPOT!

De acordo com o Anuário de Acidentes de Origem Elétrica da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) 2021, 691 mortes ocorreram por conta de choques elétricos em 2020. Isso acontece pois muitas pessoas não dão a devida atenção à eletricidade e acabam fazendo gambiarras, não utilizando equipamentos de proteção e não realizando inspeções nos componentes elétricos, o que leva a esses acidentes, que podem ser fatais.

Caso isso ocorra com algum funcionário da sua empresa em período de trabalho, ou um cliente que utilizou o seu produto, seu negócio pode sofrer duras consequências como processos, multas e até mesmo ter de ficar com as atividades suspensas por um período de tempo indeterminado.

Assim, esses fatos só destacam a importância de estar atento à segurança.

O que é e como funciona a rigidez dielétrica e como funciona?

Como o teste de HIPOT está relacionado à tensão dielétrica, é importante entrar nesse assunto antes de explicarmos melhor como funciona esse procedimento.

Os materiais dielétricos são isolantes e, consequentemente, facilmente polarizados, o que dificulta a passagem de correntes elétricas. Isso ocorre pois eles têm seus elétrons ligados ao núcleos de formação, o que impede que o campo elétrico afaste ou tire os elétrons de dentro do núcleo atômico.

No entanto, a partir de uma determinada intensidade, que varia de acordo com os elementos, os materiais deixam de ser isolantes e passam a ser condutores, permitindo que a energia elétrica caminhem livremente. Essa intensidade limite antes do componente elétrico se tornar condutor é a rigidez dielétrica. Fatores como temperatura e presença de impurezas podem influenciar nessa rigidez.

Normalmente, os materiais isolantes possuem os elétrons juntos do núcleo. No entanto, quando aplicada uma intensidade maior que a rigidez elétrica, esses elétrons se dispersam do núcleo e se tornam livres, transformando o elemento em condutor.

Isso mostra que qualquer substância isolante pode virar condutora dependendo das condições às quais elas são expostas. Por conta disso, é importante sempre realizar testes de tensão aplicada que calculam a rigidez dielétrica para entender qual o limite dos materiais, a fim de que as cargas presentes não passem dessa divisão e não causem acidentes.

O que é e como funciona um teste dielétrico

O teste dielétrico serve para determinar se o isolante utilizado é eficiente em barrar a passagem das cargas elétricas. Para isso, é aplicada uma tensão superior aos valores nominais de operação do componente elétrico, a fim de analisar se ela sature sua rigidez dielétrica.

Como citado, esse procedimento é muito importante para manter a segurança das pessoas e evitar acidentes que possam resultar em mortes. Caso essas inspeções não sejam feitas, as empresas podem ser penalizadas com processos, multas e até ficar um determinado período sem atuar. Inclusive, em alguns lugares, a realização desse ensaio é tida como obrigatória.

Teste de tensão aplicada HIPOT

O método de avaliação dielétrico mais utilizado é o Teste de HIPOT, também conhecido como teste de tensão aplicada HIPOT ou ensaio de rigidez dielétrica. Ele pode ou não ser destrutivo, dependendo se o componente analisado é ou não de boa qualidade.

Para identificar as características do material isolante, é aplicada uma alta tensão no cabo de média tensão ou componentes elétricos de subestações a fim de ver se o mesmo é seguro e se está em perfeitas condições de uso. Essa classe de tensão é injetada por meio do equipamento especifico chamado HIPOT, High Potencial, ou teste de alta tensão (em português), que monitora se houve um não uma quebra da rigidez dielétrica.

Existem três tipos desse teste. O primeiro é o teste de quebra dielétrica, o qual é feito para descobrir qual a tensão de ruptura e, para isso, são expostos a níveis de tensões elevados até que o cabo de média tensão falhe ou rompa. A outra opção é a realização do teste de rigidez dielétrica, o qual busca apenas descobrir qual o limite de tensão suportável sobre o cabo, analisando se o condutor elétrico está propício para ser manuseado. O último tipo é o teste de resistência ôhmica de isolamento , o qual avalia a resistência do cabo elétrico antes e após o teste de tensão aplicada HIPOT.

É importante ressaltar que existem duas classes de tensões que podem ser dissipadas para realizar esse teste. A primeira é a corrente contínua CC, a mais segura para quem está operando o equipamento, que é realizada por meio de uma menor corrente. A outra alternativa é a corrente alternada CA, mais perigosa para o operador, que utiliza o equipamento, realizando uma análise mais complexa.

Ensaio de rigidez dielétrica – Teste de tensão aplicada HIPOT

Além de realizar esse ensaio em materiais sólidos, como cabos elétricos de média e baixa tensão, disjuntores e  transformadores de potência é possível fazê-lo em óleos isolantes, principalmente no óleo mineral ou vegetal isolante. Além de ser realizado da mesma maneira, esse teste também tem o mesmo objetivo do procedimento realizado em outros componentes já citados.

INSP – THERM TRAFO SERVICE empresa de engenharia elétrica especialista em teste de tensão aplicada HIPOT.

A fim de evitar colocar uma vida em risco, assim como ter que lidar com problemas legais, é fundamental que a sua empresa realize testes e ensaios de rotina para verificar a qualidade e a capacidade de isolamento dos componentes e equipamentos elétricos. Para isso, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA pode ser contratada para realizar exclusivamente essas inspeções.

A INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA é uma empresa de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica que tem know-how para realizar diversos serviços técnicos especializados. Além do teste de tensão aplicada HIPOT, realizamos também análise de energia, filtragem de óleo mineral isolante, inspeção termográfica em sistemas elétricos e manutenção em subestações de alta e média tensão. Além disso, somos especialistas em  em serviços elétricos em alta, média e baixa tensão, atendendo a todas as demandas.

Todos esses procedimentos são realizados visando criar valores com seus colaboradores por meio de um atendimento único e diferenciado que acontece 24h em todos os dias da semana. Por meio dessa manutenção preventiva, com o teste de tensão aplicada HIPOT, a INSP – THERM TRAFO SERVICE protege não só sua empresa, como todos aqueles que dependem do seu negócio, sejam eles funcionários ou clientes.

INSP – THERM TRAFO SERVICE SOMOS ESPECIALISTAS!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest