Horário comercial: (11) 2018 – 7120 / 24 horas: (11) 96873 – 2931
insp-therm@insp-therm.com.br

Novidades: Laudo de SPDA e aterramento, Serviços de engenharia elétrica

07/1/21

O que é SPDA – Sistema de proteção contra descargas atmosféricas?

Categoria // Laudo de SPDA e aterramento, Serviços de engenharia elétrica

LAUDO DE SPDA

SPDA, O QUE É, COMO FUNCIONA E QUAL O OBJETIVO?

 

 

Muitos já devem ter ouvido a sigla SPDA, popularmente conhecida como para-raios. Essas grandes hastes de metal se assemelham a antenas nos topos dos prédios e possuem uma função muito importante para a nossa segurança.

 

 

Dito isso, saiba mais sobre o SPDA, ou Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, os famosos para-raios. Tenha uma ótima leitura!

 

 

O QUE É SPDA?

 

 

HISTÓRIA

 

 

O SPDA, conhecido como para-raios é uma das invenções mais famosas de Benjamin Franklin, cientista e político norte-americano. Acredita-se que a ideia de criar um condutor de descargas atmosféricas surgiu enquanto a figura histórica estava em seu momento de lazer. Olhe só…

 

 

Na ocasião, Franklin empinava uma pipa com um fio metálico conectado à ela quando percebeu que os raios disparados pelas nuvens desciam pelo fio. Isso comprovou a sua teoria de que os raios eram descargas elétricas formados na atmosfera.

 

 

Pouco tempo após a descoberta, Benjamin realizou um experimento em que ligou hastes metálicas à Terra, usando-as como condutores de eletricidade. Durante esses testes, o cientista provou a eficácia dos para-raios ou SPDA como protetores de danos causados pelas descargas elétricas atmosféricas. Quando posicionados ao lado ou no topo de edifícios, essas hastes atraíram os raios para si, impedindo o choque entre a eletricidade e a construção.

 

 

Atualmente, existem vários modelos de SPDA, contudo, o modelo de Franklin é um dos mais populares e conhecidos pela sociedade.

 

 

SPDA O QUE É, ENTENDA!

 

 

SPDA ou Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas é um sistema que tem por objetivo proteger edifícios, antenas, instalações industriais, tanques e tubulações de descargas elétricas lançadas pela atmosfera, os famosos raios.

 

 

Também conhecidos como para-raios, esses sistemas evitam danos na estrutura de prédios, além de proteger contra incêndios e demais problemas que podem ser decorridos das descargas elétricas. Um dos pontos mais importantes é que são fundamentais para a segurança da população.

 

 

Esses sistemas são compostos, em sua maioria, por dispositivos metálicos, feitos de aço, alumínio ou cobre, instalados no alto de grandes estruturas e instalações. Elas conduzem as descargas elétricas por meio de um fio condutor ligado à Terra. Em contato com o solo, a energia irá se dissipar sem causar danos ou riscos à vida.

 

 

O SPDA não impedirá que raios atinjam o local, mas irá proteger o ambiente de danos causados por essas descargas elétricas. Além disso, esses raios podem atingir locais onde não há para-raios, causando danos na área afetada.

 

 

QUAL O OBJETIVO DE UM SPDA?

 

 

O objetivo de um SPDA é proteger edifícios e instalações dos danos causados por descargas elétricas vindas da atmosfera. Por meio de um fio condutor ligado à Terra, os raios são atraídos pelas hastes metálicas do sistema e são levados para o solo, onde se dissipam sem causar danos ao ambiente e às pessoas que ali estiverem.

 

 

Esses sistemas são utilizados apenas para estabelecimentos que tenham a potência instalada superior a 75KW. Cada empresa é responsável por instalar e manter em dia o SPDA, fazendo reparações e obedecendo os órgãos reguladores.

 

 

LAUDO DE SPDA E ATERRAMENTO

 

 

Conhecido por Laudo de SPDA, ou laudo de Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, o documento assegura a qualidade e eficácia dos para-raios instalados nos edifícios e instalações.

 

 

FUNÇÕES

 

 

Esse documento técnico é fundamental para assegurar que esses sistemas estejam funcionando adequadamente. Por meio dele, é possível registrar as inspeções, verificações e medições realizadas nos para-raios, além de registrar informações sobre o sistema de aterramento elétrico.

 

 

Além disso, esse laudo servirá, futuramente, como parâmetro para análises do sistema e a obtenção de informações relevantes sobre ele.

 

 

O laudo de SPDA é obrigatório, assim como o próprio SPDA. O documento é previsto pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, no item 10.2.4.b da NR-10, além de ser exigido pelo Corpo de Bombeiros para a renovação e obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e por Seguradoras. Os parâmetros são previstos pelas normas da ABNT, junto com a NBR 5419 – 2015 – SPDA.

 

 

Este laudo técnico de SPDA deve ser feito após a instalação do para-raios no edifício, e possui uma validade de um a três anos, dependendo do tipo de ambiente em que ele foi instalado. Além disso, é exigido uma manutenção semestral do sistema, assegurando sua segurança e eficiência.

 

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ESPECIALISTAS EM LAUDOS DE SPDA.

 

 

A presença de um SPDA é obrigatória para edifícios e instalações que possuam uma potência instalada maior que 75KW. Além disso, o Brasil é o país com a maior incidência de raios no mundo, com cerca de 77,8 milhões de descargas elétricas no ano. Por isso, esses sistemas são indispensáveis para a segurança da sociedade.

 

 

Para montar e instalar um SPDA, no entanto, não é uma tarefa fácil e deve ser feita por engenheiros eletricistas, com equipamentos próprios para essa instalação. Dito isso, buscar por uma empresa especializada em para-raios e laudos, como o de SPDA e de aterramento, é indispensável.

 

 

Portanto, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA é uma empresa que conta com os melhores profissionais do mercado e com aparelhos de última geração. Além de contarem com um serviço único e especializado em SPDA, eles atendem em todo o território nacional, facilitando a busca por alguém que possa realizar esse trabalho.

 

 

POR QUE OPTAR EM ESCOLHER A INSP – THERM TRAFO SERVICE ? POR QUE SOMOS ESPECIALISTAS !

 

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

 

 

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

 

 

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

 

 

Serviços de engenharia elétrica e laudo de SPDA, aterramento e continuidade elétrica é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

 

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

 

 

Inspeção termográfica – Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de curto circuito e Seletividade

 

 

Atendendo diversos clientes em todo território nacional, como: LOJAS RENNERCOPELTIM S.ALDCEUROCHEM e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

 

 

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

 

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

 

 

Gostou do conteúdo sobre Manutenção preventiva em cabine primária em Araraquara e quer tirar alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato com a INSP – THERM TRAFO SERVICE será um imenso prazer entender a demanda de serviços e atender com o objetivo único que é a nossa excelência e autoridade no assunto!

 

ENTRE EM CONTATO COM
A INSP – THERM TRAFO SERVICE

Horário comercial: (11) 2018 – 7120 24 horas: (11) 96873 – 2931

CFT – BR

UNIDADE 1 MATRIZ - SÃO PAULO
Rua Alberto de Macedo N° 243 sala 2
Jd. Santa Adélia - São Paulo - SP
CEP: 03973-000

UNIDADE 2 FILIAL – ARARAQUARA
Rua Altair José Moreira N° 278
Jd. Maria Luiza II – Araraquara - SP
CEP: 14803-852.

O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web

Criação de Sites

Criação de Sites / Criação de Sites Site Criar Site Sites Site para empresas Desenvolvimento Web