O que é o Analisador de energia e para que serve?

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

Analisador de energia

Analisador de energia: o que é e como funciona

O analisador de energia é um equipamento essencial para a análise de energia minuciosa e eficiente, em grandes empresas, em indústrias e também em comércios. Antes de você entender a fundo o que é o analisador de qualidade de energia, para que ele serve, como funciona e qual é o melhor, é importante também saber o que é a análise de energia. Confira agora!

Análise de energia

A análise de energia é um serviço capaz de detectar possíveis problemas ou falhas elétricas. Com um minucioso levantamento de dados e informações imperceptíveis ao olho humano, a análise traça gráficos detalhados sobre todo o sistema elétrico que está sendo avaliado.

Com isso, é possível evidenciar os possíveis problemas que precisam ser sanados, como quedas de tensão em determinados pontos, além de detectar distúrbios elétricos como SAGS e SWELLS.

Além de evidenciar os problemas já presentes, a análise de energia permite realizar possíveis intervenções nos equipamentos e componentes elétricos e, consequentemente, evitar possíveis problemas derivados de falhas elétricas. A análise de energia depende de um equipamento próprio e específico para realizar essas funções – o analisador de qualidade de energia.

O que é um analisador de energia?

O equipamento usado na análise de energia é o analisador de energia. Ele é o responsável por medir o fluxo de energia, grandezas e potências em um sistema elétrico, que corresponde à taxa de transferência elétrica entre uma fonte de energia e um dissipador. O analisador pode ser empregado em fabricas, estabelecimentos comerciais e industriais, escolas, entre outros locais, em que é preciso um controle mais rígido sobre a qualidade da energia elétrica.

O analisador é capaz de medir o fluxo de energia em sistemas de corrente alternada (CA), com considerações distintas para medir circuitos CA. Esses dados podem ser obtidos em relação a medições em horas, dias ou semanas. O monitoramento do sistema elétrico pode acontecer em tempo real. Isso evita que os problemas na rede passem despercebidos.

Além disso, hoje em dia é possível encontrar no mercado analisadores conectados à web e com tecnologia mobile, que permitem acesso às informações de qualquer lugar.

Atualmente, os analisadores de energia da maioria dos fabricantes contam com acessórios especiais. Entre alguns dos complementos ao equipamento principal estão softwares personalizados que mostram os dados coletados, garras flexíveis de corrente, garras de tensão, cabos auxiliares e adaptador padrão AC internacional.

Para que serve o analisador de energia

O analisador de qualidade de energia é utilizado para analisar os parâmetros de energia elétrica, ou seja, medir a qualidade do abastecimento, intensidade e, também, eventuais falhas que possam colocar em risco o fornecimento elétrico no local. Ou seja, ao verificar a qualidade do fornecimento de energia, pode-se identificar problemas na distribuição e solucioná-los, impedindo que atividades essenciais sejam paralisadas por uma queda de energia.

Esse equipamento ainda permite o cálculo do consumo e da demanda de energia elétrica. O analisador de energia também permite captar os eventos de tensão e gerar relatórios precisos sobre a situação, bem como registrar e armazenar dados por longos períodos. Alguns modelos mais modernos podem medir outros valores, como a velocidade da corrente, fazer análise de harmônica de tensão e corrente e ter acesso a valores de potência fundamental.

Parâmetros fornecidos pelo analisador de qualidade de energia

Os analisadores de energia permitem que diversos parâmetros técnicos sejam identificados. Veja os principais:

  • Valores máximo e mínimo das tensões de Fase;
  • Valores máximo e mínimo das tensões de linha;
  • Distorção Harmônica de tensão (THD v);
  • Distorção Harmônica de corrente (THD i);
  • Desbalanceamento de Tensão;
  • Desbalanceamento de Corrente;
  • Nível do carregamento de circuitos;
  • Potência Ativa por Fase;
  • Potência Ativa Total;
  • Potência Aparente por Fase;
  • Fator de Potência Trifásico;
  • Fator de Potência por Fase;
  • Frequência em HZ;

A importância do analisador de qualidade de energia

De modo geral, o analisador é importante para identificar anormalidades no fornecimento de energia, para soluções para esses problemas e para evitar a suspensão do fornecimento de energia. Em indústrias, problemas elétricos como sobrecargas, distorção harmônica e podem gerar diversos prejuízos, como diminuição da vida útil de equipamentos e componentes elétricos.

O superaquecimento desses componentes, devido às anormalidades elétricas, pode causar graves acidentes de trabalho e colocar a vida de pessoas em perigo. Irregularidades na distribuição de energia também são capazes de causar danos em computadores e outros eletrônicos mais sensíveis. Além disso, com a eficiência energética prejudicada pelas falhas, pode-se ter um aumento nas tarifas de energia.

No mais, a utilização do analisador de energia pode trazer benefícios financeiros a médio e longo prazo. A coleta dos dados das análises do fornecimento de energia permite o acerto no investimento em recursos que coloquem fim à redução dessas contas. Assim, a análise de energia com o analisador é um investimento que mantém a estabilidade dos sistemas de fornecimento de energia. Evita acidentes e prejuízos ocasionados por falhas e anormalidades.

Qual é o melhor analisador de energia?

Apesar da semelhança no modo de funcionamento, cada analisador de qualidade de energia tem suas especificidades. Nem todos os analisadores podem ser aplicados a todas as demandas, e é preciso escolher um equipamento que corresponda ao nível de tensão do sistema. Assim, é necessário saber se o sistema elétrico é de baixa, média ou alta tensão.

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA

A INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem analisadores específicos para cada tipo de serviço, como, por exemplo, para sobtensões (SAG) ou sobretensões (SWELLS) curtas, com meio ciclo de até três segundos. O analisador específico para SAGS é de grande utilidade. As SAGS correspondem a aproximadamente 87% de todos os distúrbios elétricos.

Além de levar em consideração a tensão do sistema, na hora de escolher o melhor analisador de energia é preciso checar as outras funcionalidades do equipamento. O indicado é usar um analisador que permita o cálculo imediato da perda de energia. Também é interessante se o equipamento monitorar e analisar dados em tempo real, além do software permitir a geração de relatórios e gráficos.

POR QUE A INSP – THERM TRAFO SERVICE ? POR QUE SOMOS ESPECIALISTAS!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica e manutenção em subestação de alta tensão é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest