O que é estudo de curto circuito e seletividade?

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

CURTO CIRCUITO E SELETIVIDADE

O estudo de curto-circuito e seletividade prevê riscos e poupa prejuízos.

O estudo de curto-circuito e seletividade é um procedimento essencial para garantir a segurança das instalações elétricas de empresas e industrias. Por isso, você precisa entender a importância dele. Nesse cenário, mostra-se fundamental, ainda, saber como medir fator de potência da instalação, além de, claro, conhecer o funcionamento do equipamento para medir fator de potência.

Confira, a seguir, o que é estudo de curto-circuito e realize os testes em relés de proteção periodicamente.

O que é curto-circuito?

É quando a resistência elétrica no circuito é muito baixa, enquanto que a corrente apresenta intensidade elevada. Quando essa corrente sobe demais, há grande liberação de energia e, com isso, um superaquecimento dos condutores.

É possível encontrar um exemplo bem comum na rua, quando cabos de postes de luz se encostam, o que pode resultar em uma reação pela dissipação de energia. Assim, ocorrem faíscas, levando a explosões.

O que é estudo de curto-circuito?

É uma análise do sistema elétrico de empresas e industrias. Por meio dela, determina-se a magnitude de todas as correntes em curso no momento em que há uma falta elétrica. A fim de ter certeza de proteger, de forma segura, o sistema elétrico em questão, deve-se comparar os valores calculados com as classificações dos equipamentos.

A realização desse estudo é de suma relevância. Isso porque correntes muito altas podem ultrapassar a capacidade dos dispositivos de proteção em um sistema elétrico. Nesse caso, ocorre um curto-circuito que pode danificar as instalações elétricas.

O estudo de curto-circuito é essencial na Análise de Sistemas de Potência (SEP). Graças a ele, é possível medir fator de potência, além de conhecer valores de tensão e corrente de uma instalação.

Como fazer estudo de curto-circuito?

O estudo de curto-circuito é feito por meio de técnicas, juntando conhecimentos teóricos de circuitos e métodos matemáticos. Ele inclui a aferição e calibração dos dispositivos de proteção que atuam esses circuitos considerados anormais. Também garante que os componentes pelos quais fluem as correntes frutos de defeitos suportem seus efeitos.

Observe, a seguir, como essa análise ocorre:

  • Coleta de informações – obtidas por uma visita de campo, pedido de acesso aos dados da concessionária e análises dos dados dos equipamentos elétricos coletados e tabulados;
  • Diagrama Unifilar – elaboração ou atualização da representação do sistema elétrico com os componentes conectados;
  • Análise computacional – com um programa específico, os dados são inseridos e as correntes de curto-circuito são calculadas em diversos pontos do sistema elétrico;
  • Resultados – criação de uma tabela com os resultados obtidos junto a classificações dos equipamentos;
  • Relatório – após os apontamentos observados e analisados, cria-se um documento detalhado (relatório) em que são escritas as orientações que vão guiar as correções.

Quando fazer um estudo de curto-circuito?

É fundamental começar esse estudo ainda na fase inicial em que o sistema elétrico de potência é projetado, quando o projeto elétrico industrial é elaborado. Depois disso, recomenda-se fazer o estudo, em média, de cinco em cinco anos.

No mais, se a concessionária de energia mudar os parâmetros de fornecimento, também indica-se fazer o estudo de curto-circuito. O mesmo vale caso novos equipamentos sejam acrescentados a um parque industrial.

Por que fazer estudo de curto-circuito?

  • Maior segurança das instalações elétricas;
  • Maior confiança no sistema elétrico de potência;
  • Precisão em cálculos das configurações do sistema elétrico para possíveis expansões;
  • Verificação da capacidade dos disjuntores aguentarem esforços gerados pelas correntes do curto-circuito;
  • Prevenção de esforços térmicos causados pela passagem da corrente;
  • Calibração das proteções.

Em um estudo de curto-circuito, é primordial prever as correntes de curto e, logo, atenuar as consequências. Nessa conjuntura, a simulação de um curto-circuito em pontos da rede tem influência na elaboração do projeto das instalações elétricas.

Estudo de curto-circuito e seletividade: Coordenação e Seletividade das proteções

O que é?

Quando se conhecem as correntes do curto-circuito, é preciso, agora, elaborar um estudo de coordenação das proteções do sistema elétrico em questão. Assim, cabe a um estudo de coordenação traçar o perfil (características, ajustes e categorizações) dos dispositivos de proteção (disjuntores, relés, fusíveis) de determinado sistema de potência.

O estudo de Coordenação e Seletividade reduz prejuízos financeiros motivados por falha técnica e pela ausência de coordenação dos dispositivos de proteção. Quando ocorre um erro no sistema elétrico, é preferível que ele afete somente um ponto e não todo o sistema. As falhas podem afetar uma queda de energia em uma planta inteira. Um estudo de coordenação, assim, pode contribuir para minimizar esses riscos.

Como é feito?

Esse estudo, portanto, analisa o tempo de disparo para dispositivos que apresentam sobrecorrente em comparação/diferença, como da fonte ao maior dispositivo do circuito. É feito pela visualização de curvas, gráfico logarítmico que traz o desempenho do grupo de dispositivos de uma tensão de base.

O foco da Coordenação e Seletividade é proporcionar uma melhor seletividade dos dispositivos. A seletividade na elétrica diz respeito ao isolamento de um circuito que apresenta falha até o ponto de falta, não interferindo nos demais dispositivos de proteção do sistema elétrico. Em outras palavras, a seletividade visa isolar o circuito afetado do restante do sistema elétrico envolvido. Desse modo, a operação geral flui normalmente.

Nesse âmbito, um sistema que passou por uma coordenação confere aos dispositivos de proteção um menor impacto negativo das falhas. Indústrias, usinas, geradores, transformadores e linhas de transmissão podem ser objeto desse estudo.

É preciso, por exemplo, realizar testes das proteções com injeção de corrente e tensão. Dentro disso, torna-se necessário medir fator de potência de isolamento de vários equipamentos do sistema elétrico (como disjuntores ou transformadores). O FT10, aparelho para medir fator de potência, é um exemplo de recurso usado no estudo. Totalmente microprocessado e ainda tem uma impressora interna.

Estudo de Coordenação e Seletividade: etapas

  • Estudo: faz-se uma ampla análise de curto-circuito, ou seja, das correntes de falha no sistema de potência em questão;
  • Coleta de informações: com os dados do estudo do curto-circuito em mãos, coletam-se dados das configurações e classificações de cada um dos dispositivos de proteção;
  • Informações do fabricante: o estudo de coordenação exige as características exclusivas de cada dispositivo documentadas;
  • Análise computacional: faz com que o engenheiro possa determinar as configurações adequadas para oferecer uma melhor proteção ao sistema;
  • Resultados: criação de uma tabela comparativa com classificações dos dispositivos e as classificações detectadas em campo;
  • Relatório: faz-se um relatório constando ajustes nas curvas de proteção.

Por que fazer estudo de Coordenação e Seletividade?

  • Redução do tempo de falha (sobrecarga) do equipamento;
  • Maior proteção dos equipamentos;
  • Maior segurança dos operadores com limitação do tempo de operação das proteções;
  • Definição da operação dos dispositivos coordenados;
  • Menor chance de erros em equipamentos sobrecarregados.

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA

Procurando especialista em estudo de curto-circuito e seletividade, além de outros assuntos? Se você quer segurança e qualidade para tomar conta do seu negócio, conheça a  INSP – THERM TRAFO SERVICE: um lugar com técnicos capacitados que entrega a melhor solução para os clientes.

Reconhecida no mercado nacional de engenharia eletrotécnica, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA investe em tecnologia e especialização e oferece serviços de medição em sistemas elétricos. Atendemos em todo o Brasil, prestando ações de manutenção de alta, média e baixa tensão.

Portanto, nossos técnicos são capacitados para fazer trabalhos de elétrica em subestações, transformadores, painéis elétricos, equipamentos e componentes de plantas de fábricas, usinas, supermercados, lojas e muito mais.

POR QUE OPTAR EM ESCOLHER A INSP – THERM TRAFO SERVICE PARA REALIZAR OS SERVIÇOS DE estudo de curto circuito e seletividade ? POR QUE SOMOS ESPECIALISTAS !

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica e estudo de proteção e seletividade é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Atendendo diversos clientes em todo território nacional e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Gostou do conteúdo sobre painel banco de capacitores e quer tirar alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato com a INSP – THERM TRAFO SERVICE será um imenso prazer entender a demanda de serviços e atender com o objetivo único que é a nossa excelência e autoridade no assunto!

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *