Horário comercial: (11) 2018 – 7120 / 24 horas: (11) 96873 – 2931
insp-therm@insp-therm.com.br

Novidades: Bancos capacitores, Serviços de engenharia elétrica

08/20/21

O que é banco de capacitores e para que serve?

Categoria // Bancos capacitores, Serviços de engenharia elétrica

 

Banco capacitores entenda a importância desse painel elétrico dentro do sistema elétrico industrial.

 

 

Como definir um Painel banco de capacitores?

 

Confira nosso artigo abaixo e entenda o que é, para que serve e outros pontos sobre o painel elétrico banco de capacitores. Boa leitura!

 

 

O que é banco de capacitores e para que serve?

 

O banco de capacitores têm um papel importante em fabricas, empresas e indústrias. Envolve as grandezas elétricas, que devem estar sempre em conformidade para que não haja problemas com o fornecimento de energia. Por isso, é preciso saber o que é e como esse painel elétrico funciona.

 

O painel banco de capacitores é uma associação de um ou mais capacitores ligados em série ou em paralelo comutados por contatores e controladores do fator de potência. Esse painel elétrico é definido a partir do dimensionamento de um projeto feito por um profissional da área. Ele também irá decidir, por exemplo, o tipo desse painel elétrico, que pode ser automático, fixo ou programado. Ele está apto a decidir e levará em conta qual deles atende melhor às necessidades do cliente.

 

Na maioria das vezes, o banco de capacitores é usado para corrigir o fator de potência ou a compensação de energia reativa, quando envolve o trabalho com níveis de baixa, média e alta tensão. Sendo assim, é essencial que para o bom funcionamento do painel e do sistema elétrico no qual ele foi projetado o monitoramento de energia seja realizado constantemente.

 

 

Onde instalar o painel banco de capacitores?

 

Um dos locais mais apropriados para instalar o banco de capacitores é na saída do transformador de potência ou no painel geral de baixa tensão (QGBT). Isso porque evitara que o transformador de média tensão sofra com a energia reativa gerada pela instalação elétrica em questão.

 

 

Como funciona um banco de capacitores automático?

 

O painel banco de capacitores automático é usado quando há a presença de motores e transformadores. Nesse sentido, esse painel elétrico banco de capacitores, faz a correção do fator potência do sistema elétrico que têm um consumo elevado de energia elétrica com cargas indutivas.

 

Diferentemente dos outros dois tipos de banco de capacitores (fixo e programado), o automático não depende da ação humana para funcionar, visto que ele tem um controlador que liga e desliga o sistema através de leituras realizadas por transformadores de corrente (TC´S).

 

Para fazer isso, o banco de capacitores automático monitora a instalação elétrica, verificando a potência reativa. Dessa forma, o modelo automático sabe exatamente quando inserir capacitores para elevar o fator de potência e eliminar a potência reativa do sistema.

 

Além disso, o banco de capacitores automático não permite que o sistema elétrico fique capacitivo, que, como dito antes, pode causar até multas na fatura de energia elétrica. No entanto, para que ele funcione corretamente, é importante que os componentes sejam de boa qualidade. Caso contrário, o seu rendimento e até a durabilidade serão menores do que o esperado.

 

Em alguns estágios será necessário, também, utilizar disjuntores ou fusíveis para proteção do sistema, além de relés de proteção e componentes para o monitoramento e sinalização. Outras ações fundamentais para um bom desempenho são: verificar o funcionamento todos os dias, fazer medições e avaliações periódicas em paralelo  ao medidor da concessionária e, quando houver diferenças entre os parâmetros, entrar rapidamente em contato com a equipe da INSP – THERM TRAFO SERVICE empresa de engenharia elétrica responsável pela instalação do painel elétrico banco de capacitores.

 

 

Como calcular o valor de um painel banco de capacitores?

 

Existem três tipos de potências: a potência aparente (VA), a potência ativa (W) e a potência reativa (VAr). Logo, o fator de potência é a razão entre a potência ativa e aparente. Elas podem ser representadas por um triângulo, onde o fator de potência é o cosseno da forma.

 

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o menor valor do fator de potência aceito é de 0,92. Sendo assim, é necessário que o seu banco de capacitores chegue ao valor mais próximo possível desse valor de referencia.

 

Caso contrário, você poderá receber multas na fatura de energia elétrica, uma vez que essa condição resulta em quedas de tensão, perdas na instalação e sobrecargas, o que não é bom para as concessionárias nem para a sua indústria. Certo?

 

Chegou a hora, então, de entender as fórmulas para o cálculo do valor de um banco de capacitores. Antes de tudo, é válido lembrar que o cálculo pode ser feito usando o também o triângulo das potencias que representa a relação entre as potências ativa e aparente.

 

Cálculo da potência aparente

 

A potência aparente consiste na soma vetorial das potências ativa e reativa. Representa, portanto, a potência total absorvida pela instalação. Enquanto, a fórmula para cálculo dos capacitores é: Qcap = P F (1.6a).

 

Entenda a fórmula

Sendo a letra Q, a potência reativa capacitiva (kvar). P é a potência ativa total e a letra F representa o fator de multiplicação necessário para a correção do fator de potência existente para o desejado. Por fim, a carga é o fator relativo à potência de trabalho do motor.

 

Cálculo do disjuntor

Já para calcular o valor do disjuntor, o que também é importante, usamos uma outra fórmula: Icap x 1,6. Sendo o “Icap” a corrente dos capacitores do banco. Como dito antes, o valor do banco de capacitores deve se aproximar o máximo possível de um determinado número.

 

Caso fique muito abaixo, isso pode estar acontecendo por conta dos seguintes motivos: motores e transformadores operando em vazio, ou com pequenas cargas; motores e transformadores superdimensionados; níveis de tensão acima do valor nominal, provocando aumento no consumo de energia reativa; lâmpadas de descarga fluorescentes; vapor de mercúrio e vapor de sódio sem reatores de alto fator de potência; grande quantidade de motores de pequena potência e problemas nas máquinas de soldas.

 

Um baixo fator de potência pode acabar acarretando em perdas na instalação, quedas de tensão e subutilização da capacidade instalada. Ou seja, pode trazer danos ao seu banco de capacitores. Além disso, os custos dos sistemas de comando, proteção e controle dos equipamentos crescem com um baixo fator de potência.

 

Há medidas que ajudam a corrigir o banco valor potência. A principal delas é  desligar parcial ou totalmente os capacitores. Mas isso deve ser feito levando em conta o uso dos motores e transformadores. Dessa forma, você evita haver excessos de energia reativa capacitiva causando efeitos adversos ao sistema energético da concessionária.

 

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE somos especialistas quando o assunto é painel banco de capacitores.

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

 

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

 

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

 

 

Serviços de engenharia elétrica é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

 

Inspeção termográfica – Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

 

Atendendo diversos clientes em todo território nacional, como: LOJAS RENNERCOPELTIM S.ALDCEUROCHEM e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

 

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

 

Entre em contato conosco agora mesmo!

 

ENTRE EM CONTATO COM
A INSP – THERM TRAFO SERVICE

Horário comercial: (11) 2018 – 7120 24 horas: (11) 96873 – 2931

CFT – BR

UNIDADE 1 MATRIZ - SÃO PAULO
Rua Alberto de Macedo N° 243 sala 2
Jd. Santa Adélia - São Paulo - SP
CEP: 03973-000

UNIDADE 2 FILIAL – ARARAQUARA
Rua Altair José Moreira N° 278
Jd. Maria Luiza II – Araraquara - SP
CEP: 14803-852.

O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web

Criação de Sites

Criação de Sites / Criação de Sites Site Criar Site Sites Site para empresas Desenvolvimento Web