O que é a Análise de Grandezas Elétricas?

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

Análise de grandezas elétricas

A Análise de Grandezas Elétricas deve sempre ser realizada por profissionais habilitados entenda !

A análise de grandezas elétricas é um processo que tem o objetivo de medir e verificar, dentre outros valores, o valor da corrente, frequência, potência e tensão. Confira, a partir de agora, tudo o que você precisa saber sobre análise de grandezas elétricas.

Preparamos um material que você vai gostar. Tenha uma ótima leitura!

Como se relacionam as grandezas elétricas?

Nesse sentido, a análise é essencial para que se possa encontrar erros capazes de prejudicar o funcionamento dos sistemas elétricos de potência. Além disso, a análise dessas grandezas permite melhorar o sistema elétrico em sua totalidade e economizar energia de modo significativo.

A necessidade desse processo também se dá pela baixa qualidade da energia elétrica nas empresas brasileiras. Cerca de 91% das empresas possuem problemas de qualidade com a energia. Essas questões levam não só a empresa a pagar multas, como também a ter diversos problemas com queima e diminuição de vida útil de seus maquinários.

Análise de Grandezas Elétricas: regras

Por ser tão importante, o processo de Análise de Grandezas Elétricas deve ser feito com equipamentos adequados e de alto padrão para que se tenha os melhores resultados na hora de mensurar essas grandezas.

Além disso, para se obter resultados precisos os profissionais devem seguir regras minuciosas:

  • Mensurar a relação de corrente, tensão e potência;
  • Comprovar a potência ativa e reativa;
  • Vistoriar as aparelhagens dos sistemas elétricos;
  • Criar laudos após a análise de grandezas elétricas.

Uma vez que falamos de análise de grandezas elétricas, cabe fazer o questionamento de quais são as principais grandezas elétricas e como elas se relacionam entre si em um circuito.

Análise de Grandezas Elétricas: confira as principais

Entre as grandezas elétricas mais faladas, pode-se mencionar: a tensão, corrente,  resistência e a potência elétrica.

TENSÃO ELÉTRICA

Esta pode ser entendida como a diferença de potencial elétrico entre um ponto e outro. Ela é acionada em um circuito por meio de uma fonte que seja capaz de gerar uma diferença de potencial (ddp). Essa fonte, logo, pode ser uma bateria, pilha, rede elétrica, dentre outras. A tensão elétrica é medida em Volt (V)

CORRENTE ELÉTRICA

A corrente elétrica pode ser definida como um fluxo ordenado de elétrons em um condutor de energia. Esse fluxo ocorre em função da diferença de tensão elétrica, a qual acabamos de mencionar. Isto é, da diferença de potencial. Vale destacar que esse fluxo de elétrons pode ser conhecido em dois sentidos: o sentido real e o sentido convencional.

SENTIDO REAL

No sentido real, os elétrons migram do ponto de menor potencial elétrico para o ponto de maior potencial.

SENTIDO CONVENCIONAL

No entanto, no sentido convencional, é considerada a migração de elétrons na corrente de forma contrária. Por fim, a corrente elétrica é medida pela unidade ampere (A).

RESISTÊNCIA ELÉTRICA

A Resistência elétrica encontra-se presente em todas as matérias. Ela é uma grandeza contrária à passagem da corrente elétrica. Isto é, sua função é limitar a passagem da corrente pelo circuito elétrico. Para representar a resistência, é usada a letra do alfabeto grego, Ômega (Ω).

POTÊNCIA ELÉTRICA

A Potência é a velocidade que o aparelho consegue converter a energia dada em trabalho. Pode, este, então, ser entendido como o tempo que leva para transformar a energia elétrica em outro tipo de energia para que o aparelho passe a funcionar. A potência pode ser medida em três unidades: Watt (W), Volt Ampere (VA) e Volt Ampere reativo (VAr).

Análise de grandezas elétricas: o que é análise de energia?

A análise de energia é uma medida essencial para ajudar a administrar, reduzir as interrupções durante determinados procedimentos e reduzir custos das contas de energia elétrica de grandes empresas. É a partir da análise de energia que a empresa pode ter informações, com detalhes, sobre a rede elétrica e as condições de diversos equipamentos e maquinários conectados ao estabelecimento.

Segundo uma pesquisa de 2016, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), cerca de 67% das empresas do Brasil, que usam a energia elétrica como fonte crucial para realizar o seu trabalho, são prejudicadas por cortes de eletricidade e, consequentemente, interrupção dos serviços.

Além disso, essas empresas ainda têm que lidar com o aumento na conta de energia elétrica. Pelo menos 93% das indústrias, ainda de acordo com o estudo, notaram o aumento do custo de energia, o que causa um impacto na produção.

Tanto para a análise de energia elétrica, quanto para a análise de grandezas elétricas é necessário um monitoramento. Bem, e como isso é feito? São deixados equipamentos instalados por um período de tempo nas indústrias. Assim, dados da Análise de Energia Elétrica são coletados por engenheiros.

Dentre esses dados, a análise consegue medir os seguintes itens:

  • Análise do Fator de Potência;
  • Harmônicas de Tensão;
  • Harmônicas de Corrente;
  • Oscilação de Tensão;
  • Oscilação de Corrente;
  • Medição de Qualidade de Energia;
  • Medição de Demanda;
  • Medição de Consumo Médio;
  • Sobrecarga em Transformadores;
  • Estudo de Carga Instalada e Futura e estudo para Acréscimo de Energia.

Análise de Grandezas Elétricas? É COM A INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA!

Agora que você já sabe, e entendeu bem, a importância da Análise de Grandezas e da Análise de Energia… você pode contar com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

A INSP – THERM TRAFO SERVICE é uma empresa de engenharia eletrotécnica de manutenção e serviços técnicos especializados em Alta, Média e Baixa Tensão. Com profissionais qualificados, prezamos pela qualidade dos serviços oferecidos.

Veja um pouco do que fazemos: trabalhos de engenharia elétrica/ eletrotécnica nos mais diversos tipos de subestações, transformadores, painéis elétricos, equipamentos e componentes elétricos que compõem as plantas elétricas de fábricas, indústrias, usinas, redes de supermercados, dentre outros estabelecimentos.

CONHEÇA A INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA!

INSP – THERM TRAFO SERVICE é uma empresa especializada em serviços elétricos e tem como objetivo atender o ramo empresarial e industrial por meio de trabalhos voltados à engenharia eletrotécnica. Com isso, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA  atende empresas e indústrias de pequeno, médio e grande porte através de manutenções preventivas, inspeção termográfica das instalações elétricas, ensaios, produção de laudos técnicos das instalações elétricas e sistema de proteção contra descargas atmosféricas, atendimento emergencial 24 horas, tratamento de óleo, análise de energia, entre outros serviços.

Além disso, a  INSP – THERM TRAFO SERVICE atende todo território nacional e seu corpo técnico é integrado por técnicos e engenheiros que utilizam equipamentos confiáveis e de última geração, o que permite medições e registros detalhados da situação real dos equipamentos e componentes analisados, gerando maior confiabilidade nos planos de ações e laudos emitidos.

POR QUE OPTAR EM ESCOLHER A INSP – THERM TRAFO SERVICE ? POR QUE SOMOS ESPECIALISTAS !

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica e análise das grandezas elétricas é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Gostou do conteúdo sobre Análise das grandezas elétricas e quer tirar alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato com a INSP – THERM TRAFO SERVICE será um imenso prazer entender a demanda de serviços e atender com o objetivo único que é a nossa excelência e autoridade no assunto!

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *