Manutenção de Banco de Capacitores: como fazer?

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

Painel banco de capacitores

Manutenção de Banco de Capacitores, como realizar?

Em linhas gerais, um banco de capacitores é um painel elétrico que atua na correção do fator de potência. Porém, vamos explicá-lo por partes.

O que são painéis elétricos ?

Um termo até que bem comum, que muitos conhecem, mas poucos entendem a fundo. Um painel elétrico é um dos componentes mais importantes de qualquer instalação elétrica. Consiste em um conjunto de componentes montados em um painel que trabalha recebendo e distribuindo a eletricidade de forma seletiva para as demais dependências do sistema elétrico fabril em questão.

Agora, voltando especificamente para o caso dos painéis banco de capacitores, eles são os responsáveis por controlar e corrigir o baixo fator de potência do sistema elétrico em questão. Conforme já dito, eles trabalham na correção do fator de potência, que é a razão entre a potência ativa (kW) e parente (kVA).

Qual a função do banco de capacitores na subestação?

Uma vez entendida a definição básica de um banco de capacitores, é necessário entender sua participação em um sistema elétrico ou subestação de média ou alta tensão.

A subestação de média ou alta tensão é um sistema elétrico com um grande fluxo de carga que exige uma potência elevada, que é formada por um conjunto de componentes elétricos responsáveis por distribuir a energia e por componentes de proteção e controle. Sendo assim, o banco de capacitores é uma excelente estratégia para corrigir as oscilações em massa e, assim, garantir uma economia significativa decorrente de multas na fatura de energia elétrica, descriminadas como Unidade de Faturamento de Energia Reativa – UFER.

Vantagens de realizar a instalação e manutenção preventiva de Banco de Capacitores

Instalar um banco de capacitores é uma estratégia vantajosa para todos os segmentos, sejam eles industriais, fabricas, condomínios ou até mesmo redes de grandes supermercados, porque a correção do fator de potência elimina multas e reduz os valores em fatura de energia elétrica decorrente desse desperdício.

Se você, dono de empresa, tem pagado valores exorbitantes em sua fatura de energia elétrica industrial, muito provavelmente o fator de potência pode estar com os valores abaixo dos limites estabelecidos pelas concessionarias de energia elétrica.

Caso você possua o painel banco de capacitores instalado em seu sistema elétrico orientamos que seja realizado uma avaliação efetiva com a finalidade de evitar transtornos e multas na fatura de energia elétrica, por isso a realização da manutenção de banco de capacitores se torna essencial.

Mas afinal, o que é esse baixo fator de potência?

Baixo fator de potência ocorre quando as máquinas, motores e equipamentos de uma indústria ou empresa possui uma carga indutiva elevada e isso automaticamente gera muita energia reativa em relação à energia ativa.

A energia ativa é aquela que garante o funcionamento das maquinas e equipamentos, que eles estejam gerando calor, movimento e luz. Essas máquinas funcionando, obrigatoriamente, gerará um campo eletromagnético e, assim, a energia reativa. Essa energia não executa nenhum tipo de trabalho, como é o caso da primeira, ela é apenas consequência do processo.

Esses dois tipos de energia, tanto a ativa, quanto a reativa, são cobradas na conta de luz. Dessa forma, se o sistema consome muita energia reativa, há um excesso que será pago a mais e gera o baixo fator de potência. Esse baixo fator de potência acarreta em fortes desperdícios de energia elétrica, assim, sua fatura de energia elétrica aumenta muito e você ainda pode estar passível a ser multado por tamanho desperdício. Por isso, o segredo é investir em um banco de capacitores e para quem já possui esse painel elétrico, realizar periodicamente a manutenção de banco de capacitores.

Tipos de bancos de capacitores para correção do fator de potência 

Agora que você já entendeu a ineficácia e tamanho prejuízo que o baixo fator de potência é capaz de causar, está na hora de entender a fundo como o banco de capacitores vai atuar. Para isso, existem tipos que facilitaram muito a situação.

 1. Banco de capacitores fixo

Para esse tipo de banco de capacitores, a instalação ocorre de modo bem pontual. Instala-se os capacitores junto ao painel elétrico da máquina que está causando esse baixo fator de potência, reduzindo perdas de energia e estabilizando os níveis de tensão.

2. Banco de capacitores instalados em diferentes circuitos elétricos

Para o caso de empresas e industrias que possui diversos circuitos em seu sistema elétrico com uma carga indutiva elevada e com um baixo fator de potência, o banco de capacitores é instalado paralelo aos painéis elétricos alimentadores de cada circuito. Neste contexto, é válido lembrar também que a economia monetária também é alta: a potência necessária para a correção do fator em diferentes circuitos elétricos é menor que na correção do fator de potência geral da instalação.

3. Banco de capacitores para compensação reativa geral

Já para esse terceiro modelo, instala-se o banco de capacitores junto à saída do transformador ou paralelo ao painel geral de baixa tensão QGBT da  indústria, ou seja, fará a correção do fator de potência do sistema elétrico como um todo. Nesse caso, há um aproveitamento maior dos capacitores e sua operação é bem mais simplificada.

Controlador de fator de potência em banco de capacitores automático 

Além desses três tipos de banco de capacitores, há também a opção do controle automático. Nesse modelo de banco de capacitores automáticos, os capacitores são agrupados de modo que podem funcionar da maneira ideal para eliminar toda a potência reativa desse circuito elétrico, de acordo com sua necessidade de correção do fator de potência, podendo ser mais rápido, mais barato e em alguns casos específicos, muito mais eficazes.

nesse caso a manutenção de banco de capacitores se torna essencial para garantir que a vida útil dos capacitores e dispositivos de manobra e proteção se prolongue.

INSP – THERM TRAFO SERVICE uma empresa de engenharia elétrica – eletrotécnica especialista em instalação e manutenção de banco de capacitores !

Depois de ler este texto, você entende que cabe ao cliente entender suas necessidades e buscar sempre profissionais habilitados, qualificados e preparados para atender qualquer tipo de intercorrência. Assim, é preciso conhecer um lugar que passe confiança e profissionalismo, como a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA.

A INSP – THERM TRAFO SERVICE é uma empresa de engenharia eletrotécnica que presta serviços técnicos especializados e manutenção elétrica em baixa, média e alta tensão de forma personalizada. Somos especializados em alta, média e baixa tensão, atendendo a todas as demandas com alta qualidade, por meio de profissionais habilitados e  capacitados para realizar serviços técnicos em subestações, transformadores, painéis elétricos de plantas elétricas fabris, usinas, supermercados, shoppings, lojas e muito mais.

Todos esses procedimentos são realizados visando criar valores com nossos clientes por meio de um atendimento único e diferenciado que acontece 24h. Por isso, conte sempre com a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA quando o assunto for Manutenção de Banco de Capacitores.

INSP – THERM TRAFO SERVICE somos especialistas quando o assunto é manutenção e instalação de banco de capacitores.

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *