Manutenção cabine primária: o que é e como funciona?

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

manutenção preventiva em cabine primária

Saiba mais sobre manutenção Cabine Primária e como ela pode te ajudar a otimizar a energia elétrica em sua fabrica ou indústria no texto abaixo.

O que é e como funciona uma cabine primária de média tensão?

É quase impossível vivermos sem ajuda da energia elétrica, não é? Com o passar dos tempos, a energia se tornou um dos meios importantes para sobrevivência. No entanto, é preciso cautela ao lidar com a energia elétrica.

Há alguns meios que podem garantir a segurança dos que necessitam trabalhar com uma grande quantidade de energia, como, por exemplo, a cabine primária, ou cabine primária de média tensão.

Uma subestação pode ser entendida como um conjunto complexo para pessoas que precisam de uma demanda superior a 3 MVA. Somado a isso, a linha de transmissão específica, a tensão é acima de 88kV. A cabine primária é uma subestação, mas apresenta uma estrutura mais simples, tendo, por exemplo, disjuntores e transformadores menores e mais compactos.

O que é Cabine Primária?

A cabine primária, também conhecida como subestação de média tensão, é a responsável pela passagem de energia elétrica. Ela recebe a energia elétrica e a distribui em média tensão.

Seu uso é destinado tanto para o consumidor industrial quanto para comercial ou de condomínios.

Logo, o uso é indicado para qualquer local que precise de uma carga acima de 75Kw. Após a etapa da distribuição, há três tensões comuns que estão disponíveis para uso: 127V, 220V e 380V. Essa disponibilidade pode auxiliar na prevenção de acidentes que são causados por tensões mais elevadas.

A cabine primária é um conjunto de sistemas e componentes que transforma as tensões de transmissões ( 13,8 KV, 25KV e 34,5KV) nas tensões mais comuns de operação de máquinas e equipamentos (127V, 220V, 380V e 440V).

Há uma série de vantagens fornecidas pela cabine primária de média tensão, além de oferecer até 30% de redução de custo na fatura de energia elétrica. São essas algumas das vantagens:

  • Gerenciamento da divisão elétrica em vários setores;
  • Controle da potência de energia da instalação;
  • Distribuição de energia sem bloqueio;
  • Praticidade;
  • Garantia da segurança dos usuários.

É indicado que a cabine primária seja instalada em locais onde o consumo de energia seja alto. Isso, a fim de controlar a, possivelmente excedida, potência fornecida por uma concessionária. Logo, o setor consumidor deve ser ligado ao sistema de distribuição em média ou em alta tensão.

Existem quatro tipos de cabines primárias: simplificada, convencional em alvenaria e blindada. Todas precisam ser instaladas próximas à carga elétrica para que haja uma redução na distância e com isso reduz os custos com cabos elétricos.

Cabine Primária: cuidados e manutenção

As cabines sempre devem permanecer trancadas e sinalizadas em prol da preservação da segurança. Também devem estar com a manutenção em dia e sempre serem operadas apenas por profissionais habilitados e qualificados.

A manutenção preventiva em cabine primária e também a corretiva, deve ser precedida pela solicitação do desligamento programado de média tensão com a concessionária energia elétrica local. Isso é feito para evitar graves danos e acidentes.

Por isso, é indicado agendar as manutenção preventiva para dias em que a circulação de pessoas no ambiente (e, consequentemente, produtividade) seja menor, como domingos ou feriados.

Quais os procedimentos e ensaios elétricos realizados na manutenção da cabine primária?

A manutenção preventiva deve ser realizada anualmente, nela deve-se realizar:

  • Limpeza e reaperto de todos os componentes e equipamentos que compõe a cabine primária;
  • Ajustes nos itens de segurança e bloqueio;
  • Coleta do óleo mineral isolante dos transformadores para análise em laboratório;
  • Testes funcionais em chaves seccionadoras e disjuntores de média tensão;
  • Medição da resistência ôhmica de isolação de todos os componentes internos da cabine primária;
  • Medição da resistência ôhmica dos contatos de disjuntores e chaves seccionadoras;
  • Relação de transformação dos transformadores de potência, corrente e potencial;
  • Entre outras etapas importantes para a segurança dos componentes e dos empregados.

Sabemos bem que a energia elétrica pode ser uma ferramenta perigosa, como falamos no início. Este fato ressalta a importância da manutenção cabine primária e atenção em relação à subestação de média tensão cabine primária em prol de identificar o mais cedo possível pequenas ou grandes anomalias que possam a vir se tornar perigosas para o bem estar geral do sistema elétrico em questão e das pessoas.

Aterramento temporário do circuito de média tensão

Consiste em colocar todos os componentes internos da cabine primária no mesmo potencial a fim de que a diferença de potencial entre fase a terra seja a menor possível. Assim, a opção do aterramento temporário é uma opção para evitar acidentes fatais pois lembre-se que com a energia elétrica não se brinca.

Existem equipamentos específicos que realizam as medições e ensaios elétricos, além daqueles que são profissionais designados para lidar com tal tarefa. O aterramento temporário deve ser analisado e inspecionado durante a manutenção preventiva em cabine primária.

O que tem na cabine primária?

No interior de uma cabine primária é possível encontrar cubículos de entrada, cubículo de medição, cubículo de proteção, cubículo de transformação e os painéis geral de baixa tensão QGBT´S.

No decorrer da manutenção preventiva, é importante verificar todos os componentes que compõem a subestação. Entretanto, há alguns que tem mais importância em relação aos outros.

  • Transformadores de correntes (TC);
  • Transformadores de potencial (TP);
  • Barramentos;
  • Para-raios de linha;
  • Chaves seccionadoras de média tensão;
  • Disjuntores de média alta tensão;
  • Isoladores e chave fusível;
  • Transformadores de potência e o principal os relés de proteção.

Tipos e características

Há algumas diferenças entre as subestações: tamanhos, componentes elétricos, forma de instalação e quantificação de equipamentos. Primeiro, é importante ressaltar que existe a cabine primária e a cabine secundária. A secundária geralmente é a cabine de transformação com um ou mais transformadores e pode estar instaladas em locais  específicos, ao contrário da cabine primária, que geralmente recebe a energia entregue pela concessionaria e tem em seu espaço físico o medidor de consumo da energia elétrica e todo o sistema de proteção do sistema elétrico.

Simplificadas e convencionais

Existem as cabines primárias simplificadas e as convencionais. Os quatro principais tipos são: simplificada em alvenaria ou blindada (até 300kVA), simplificada em estaleiro (poste até 300kVA), convencional em alvenaria e a convencional blindada (cubículos compactos PMT).

As cabines simplificadas são indicadas à clientes que possuem um consumo de energia elétrica menor e também vale ressaltar que a cabine simplificada ocupa um espaço menor em relação a convencional. A cabine simplificada pode ser usada, principalmente, em pequenas indústrias e prédios comerciais, padarias e supermercados.

As cabines primárias convencionais são projetadas para grandes clientes e tem a capacidade de transformação bem maior em relação a cabine primária simplificada,  com a finalidade de fornecer energia abundante em vários setores. A cabine primária blindada convencional é o elemento compacto e blindado com todos os componentes abrigados internamente do PMT – Painel de Média Tensão.

Há, também, a subestação de alta tensão que é muito utilizada em grandes empresas, industrias e usinas que possuem uma grande demanda de energia elétrica para que seus equipamentos de processo fabril sejam atendidos por esse SEP – Sistema Elétrico de Potência.

Caso possua um estabelecimento que necessite ligar uma carga acima de 75KW, como condomínios, indústrias ou até mesmo estabelecimentos comerciais, realize o projeto e execução de sua cabine primária conosco.

A subestação te auxiliará em muitas coisas como a redução em até 30% de suas despesas com energia elétrica, controle da potência de energia elétrica, gerenciamento da divisão elétrica e muitas outras coisas citadas ao longo da matéria, além da otimização da energia elétrica do seu empreendimento.

POR QUE OPTAR EM ESCOLHER A INSP – THERM TRAFO SERVICE ? POR QUE SOMOS ESPECIALISTAS !

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica e manutenção preventiva em cabine primária de média tensão é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *