Horário comercial: (11) 2018 – 7120 / 24 horas: (11) 96873 – 2931
insp-therm@insp-therm.com.br

Novidades: Laudo de SPDA e aterramento, Serviços de engenharia elétrica

09/12/21

Laudo SPDA: o que é e como fazer?

Categoria // Laudo de SPDA e aterramento, Serviços de engenharia elétrica

Laudo SPDA

 

Com a alta incidência de raios no Brasil, garantir a segurança de seu para-raios é essencial. Para isso, é necessário manter em dia o laudo SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas). Você tem dúvidas sobre o assunto, como “laudo de para raio tem validade” e “como fazer um laudo técnico de SPDA”? Então continue a leitura!

A manutenção preventiva ou corretiva após a elaboração do laudo técnico de SPDA é fundamental e deve ser realizada a cada seis meses, garantindo a segurança de seu edifício. Dito isso, saiba o que é o laudo SPDA, como fazer e qual a validade desse documento fundamental em empresas, industrias e qualquer outra edificação que possuem para-raios.

 

 

Laudo de SPDA e Aterramento

 

O laudo técnico de SPDA, também conhecido como laudo técnico de para-raios, é um documento fundamental para assegurar que os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, ou para-raios, estejam funcionando adequadamente. Neste documento será registrado todas as não conformidades encontradas nas inspeções, as verificações e medições realizadas no sistema, servindo, futuramente, como parâmetro para análises do sistema e a obtenção de informações relevantes sobre ele.

 

Por que realizar um laudo de SPDA?

 

O laudo SPDA é um documento que assegura a segurança dos Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas. Por meio dele, será possível obter informações fundamentais sobre o para-raios, desde sua instalação até seu estado atual, pois é realizada uma análise detalhada e completa por todo sistema.

 

Além disso, a obtenção do documento é obrigatória, sendo uma medida imposta por diversos órgãos como o Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Corpo de Bombeiros. Empresas, industrias e edifícios que não tiverem o laudo em mãos podem ser multados, além de serem impossibilitados de adquirir outras documentações, como o ISO (International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Padronização, em português) como também a renovação do AVCB junto ao corpo de bombeiros e a contratação de serviços de seguradoras como aquisição de seguros, renovações de seguro ou sinistros.

 

Qual a validade de um Laudo SPDA?

 

Há duas validades possíveis, que são recomendadas pela NBR-5419/2015, de um laudo técnico de SPDA. A primeira é a validade de 1 ano para sistemas expostos à corrosão atmosférica e a segunda é de 3 anos para os demais sistemas.

Indica-se, no entanto, que a avaliação seja anual. Assim, alguns órgãos, como o Corpo de Bombeiros, exigem essa periodicidade a cada ano.

Além disso, é necessário a realização de inspeções semestrais, para garantir que o sistema esteja funcionando corretamente e que não haja sinais de corrosão, oxidação e rompimento dos cabos.

 

Como elaborar um laudo de SPDA?

 

A elaboração de um laudo técnico de para-raios, ou SPDA, deve ser feita por profissionais habilitados. Para facilitar a realização desse documento, empresas especializadas em sistemas de proteção contra descargas elétricas oferecem serviços relacionados ao sistema, como manutenção, instalação e a emissão de laudos técnicos.

 

Além disso, é necessário dispor de equipamentos específicos para fazer a análise detalhada dos para-raios, criando um laudo com todas as informações necessárias.

 

O que deve constar em um laudo técnico de SPDA?

 

Um laudo do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é um documento técnico, em que diversas informações fundamentais sobre a instalação devem estar presentes. Um laudo com pouco conteúdo e poucas páginas não inspira confiança e pode sinalizar que há informações a menos.

 

Dessa forma, o documento deve conter as seguintes informações:

 

  • Ensaio de continuidade elétrica de sistema estruturais e comprovando sua eficácia;

 

  • Descrição detalhada do sistema de captação;

 

  • Informações sobre as descidas e malha de aterramento;

 

  • Imagens com condições físicas e técnicas dos elementos do para-raios;

 

  • Análise de riscos com memorial de cálculo justificando seu dimensionamento e classificação de risco e método considerado para cada edificação existente;

 

  • A descrição da MPS (Medidas de Proteção contra Surto) adotadas na edificação para o controle de risco e segurança;

 

  • Inspeção técnica de conexões dos elementos do SPDA;

 

  • Compatibilização do SPDA implantado com os projetos executivos;

 

  • Análise de riscos por meio de esfera rolante e verificação das distâncias do sistema conforme classe de risco para cada edifício;

 

  • Fechamento e interligação de todo o conjunto das malhas de aterramento;

 

  • Quantificação e distância de captores, descidas e malhas;

 

  • Aterramento e equipotencialização de massa de todos os equipamentos e componentes metálicos acima da edificação;

 

  • Operação de equipamentos elétricos de proteção contra surto DPS;

 

  • Pontos de corrosão ou oxidação no sistema;

 

  • As conexões e continuidade elétrica entre a malhas, descidas, hastes, conectores e cabos de cobre nu;

 

  • Descrição detalhada e inspeção apontando as conformidades, não conformidades e recomendações técnicas e outras informações necessárias.

 

Quem pode emitir e assinar um Laudo ?

 

O laudo SPDA não pode ser emitido e assinado por qualquer profissional, esse documento técnico deve ser emitido  por um técnico em eletrotécnica ou engenheiro eletricista munidos de suas atribuições. É necessário frisar que apenas estes profissionais em específico pode realizar a análise e elaborar o laudo técnico de para-raios.

 

Esse serviço deve ser realizado por empresas e profissionais devidamente credenciados pelo CFT – BR e CREA – SP  que ficará responsável por toda a análise. Nem todos profissionais, contudo, possui o conhecimento necessário para a elaboração desse documento, por isso aconselha-se a contratação de uma empresa especializada que irá indicar os profissionais adequados ao realizar o serviço.

 

Qual o valor estimado para um laudo técnico de SPDA?

 

O valor estimado para um laudo de SPDA pode variar de acordo com as condições do para-raios e com a empresa. Cada empresa responsável pela emissão desse documento possui um preço estimado por seus serviços, além disso, reparos e manutenção no sistema podem deixar o serviço mais caro.

 

Algumas empresas, no entanto, sugerem valores bem abaixo do mercado para a emissão do laudo, sem a necessidade de reparo algum nas instalações. Para saber qual o valor real dos serviços, é preciso entrar em contato com a empresa e solicitar um orçamento, em que o responsável irá até o local e irá avaliar o estado do para-raios.

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA

 

A INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA é uma empresa de engenharia elétrica de manutenção e serviços técnicos especializados em alta, média e baixa tensão e em Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Eles disponibilizam profissionais habilitados e altamente capacitados para executar trabalhos de engenharia elétrica e eletrotécnica nos mais diversos tipos de subestações, transformadores, painéis elétricos, equipamentos e componentes elétricos que compõem as plantas elétricas de fábricas, indústrias, usinas, redes de supermercados, lojas, shoppings, entre outros.

 

Para garantir a segurança e eficácia de atendimento, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atende todo território nacional e seu time é composto por técnicos e engenheiros que utilizam os melhores equipamentos de medição e registros detalhados da situação real dos equipamentos e componentes analisados, elaborando um laudo SPDA e demais tipos de laudo das instalações elétricas com qualidade e confiança.

 

POR QUE A INSP – THERM TRAFO SERVICE ? POR QUE SOMOS ESPECIALISTAS!

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

 

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

 

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

 

 

Serviços de engenharia elétrica e manutenção em subestação de alta tensão é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

 

Inspeção termográfica – Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

 

Atendendo diversos clientes em todo território nacional, como: LOJAS RENNERCOPELTIM S.ALDCEUROCHEM e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

 

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

 

Entre em contato conosco agora mesmo!

ENTRE EM CONTATO COM
A INSP – THERM TRAFO SERVICE

Horário comercial: (11) 2018 – 7120 24 horas: (11) 96873 – 2931

CFT – BR

UNIDADE 1 MATRIZ - SÃO PAULO
Rua Alberto de Macedo N° 243 sala 2
Jd. Santa Adélia - São Paulo - SP
CEP: 03973-000

UNIDADE 2 FILIAL – ARARAQUARA
Rua Altair José Moreira N° 278
Jd. Maria Luiza II – Araraquara - SP
CEP: 14803-852.

O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web

Criação de Sites

Criação de Sites / Criação de Sites Site Criar Site Sites Site para empresas Desenvolvimento Web