Laudo de SPDA: qual sua validade e como fazer?

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

laudo de spda

Com a alta incidência de raios no Brasil, garantir a segurança de seu para-raios é essencial. Para isso, é necessário manter em dia o laudo SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas). Você tem dúvidas sobre o assunto, como “laudo de para raio tem validade” e “como fazer um laudo técnico de para-raio”? Então continue a leitura!

A manutenção do laudo técnico de SPDA é fundamental é deve ser realizada a cada seis meses, garantindo a segurança de seu edifício. Dito isso, saiba o que é o laudo SPDA, como fazer e qual a validade desse documento fundamental em empresas que possuem para-raios.

Laudo de SPDA, Aterramento e continuidade elétrica

O laudo técnico de SPDA, também conhecido como laudo técnico de para-raios, é um documento fundamental para assegurar que os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, ou para-raios, estejam funcionando adequadamente. Neste documento será registrado todas as inspeções, as verificações e medições realizadas no sistema, servindo, futuramente, como parâmetro para análises do sistema e a obtenção de informações relevantes sobre ele.

Por que realizar um laudo de SPDA?

O laudo SPDA é um documento que assegura a segurança dos Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas. Por meio dele, será possível obter informações fundamentais sobre o para-raios, desde sua instalação até seu estado atual, pois é realizada uma análise detalhada e completa por todo sistema.

Além disso, a obtenção do documento é obrigatória, sendo uma medida imposta por diversos órgãos como o Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Corpo de Bombeiros. Empresas e edifícios que não tiverem o laudo em mãos podem ser multados, além de serem impossibilitados de adquirir outras documentações, como o ISO (International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Padronização, em português) e a contratação de serviços de seguradoras.

Qual a validade de um Laudo SPDA?

Há duas validades possíveis, que são recomendadas pela NBR-5419/2015, de um laudo técnico de SPDA. A primeira é a validade de 1 ano para sistemas expostos à corrosão atmosférica e a segunda é de 3 anos para os demais sistemas.

Indica-se, no entanto, que a avaliação seja anual. Assim, alguns órgãos, como o Corpo de Bombeiros, exigem essa periodicidade a cada ano.

Além disso, é necessário a realização de inspeções semestrais, para garantir que o sistema esteja funcionando corretamente e que não haja sinais de corrosão, oxidação e rompimento de cabos.

Como fazer um laudo SPDA?

A realização de um laudo técnico de para-raios, ou SPDA, deve ser feita por profissionais qualificados. Para facilitar a realização desse documento, empresas especializadas em sistemas de proteção contra descargas elétricas oferecem serviços relacionados ao sistema, como manutenção, instalação e a realização de laudos.

Além disso, é necessário dispor de equipamentos específicos para fazer a análise detalhada dos para-raios, criando um laudo com todas as informações necessárias.

O que deve constar em um laudo técnico SPDA?

Um laudo do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é um documento técnico, em que diversas informações fundamentais sobre a instalação devem estar presentes. Um laudo com pouco conteúdo e poucas páginas não inspira confiança e pode sinalizar que há informações a menos.

Dessa forma, o documento deve conter as seguintes informações:

  • Ensaio de continuidade de sistema estruturais e comprovando sua eficácia;
  • Descrição detalhada do sistema de captação;
  • Informações sobre as descidas e malha de aterramento;
  • Imagens com condições físicas e técnicas dos elementos do para-raios;
  • Análise de riscos com memorial de cálculo justificando seu dimensionamento e classificação de risco e método considerado para cada edificação existente;
  • A descrição da MPS (Medidas de Proteção contra Surto) adotadas na edificação para o controle de risco e segurança;
  • Inspeção técnicas de conexões dos elementos do SPDA;
  • Compatibilização do SPDA implantado com os projetos executivos;
  • Análise de riscos por meio de esfera rolante e verificação das distâncias do sistema conforme classe de risco para cada edifício;
  • Fechamento das malhas de aterramento;
  • A quantidade dos elementos e distância de captores, descidas e malhas;
  • Aterramento e objetos metálicos acima da edificação;
  • Operação de equipamentos elétricos de proteção contra surto;
  • Pontos de corrosão no sistema;
  • As conexões e fixação;
  • Descrição detalhada e inspeção apontando a conformidade, não conformidade e recomendações técnicas com os planos de ações para medidas corretivas com grau de risco e criticidade e outras informações necessárias.

Quem pode emitir e assinar um Laudo SPDA?

O laudo SPDA não pode ser emitido e assinado por qualquer profissional, esse documento deve ser feito por profissionais e empresas habilitadas com registro em seus respectivos conselhos. É necessário frisar que apenas este profissional em específico pode realizar a análise e criar o laudo técnico de para-raios.

Esse serviço técnico deve ser feito por um profissional e empresa devidamente habilitados, que ficará responsável por toda a análise. Nem todo profissional, contudo, possui o conhecimento necessário para a criação desse documento, por isso aconselha-se a contratação de uma empresa especializada que irá indicar os profissionais adequados ao serviço.

Qual o valor estimado para um laudo técnico?

O valor estimado para um laudo de SPDA pode variar de acordo com as condições do para-raios e com a empresa. Cada profissional ou empresa responsável pela emissão desse documento possui um preço estimado por seus serviços, além disso, reparos e manutenção no sistema podem deixar o serviço mais caro.

Algumas empresas, no entanto, sugerem um valor de até R$ 1.500,00 reais para a emissão do laudo, sem a necessidade de reparo algum nas instalações. Para saber qual o valor real dos serviços, é preciso entrar em contato com a empresa ou profissional e agendar um orçamento, em que o responsável irá até o local e irá avaliar o estado do para-raios.

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA – Lembre – se desse nome, somos especialistas no assunto !

A INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA é uma empresa de engenharia elétrica de manutenção e serviços técnicos especializados em alta, média e baixa tensão e em Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Eles disponibilizam profissionais habilitados e altamente capacitados para executar trabalhos de engenharia elétrica e eletrotécnica nos mais diversos tipos de subestações, transformadores, painéis elétricos, equipamentos e componentes elétricos que compõem as plantas elétricas de fábricas, indústrias, usinas, redes de supermercados, lojas, shoppings, entre outros.

Para garantir a segurança e eficácia de atendimento, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atende todo território nacional e seu time é composto por técnicos e engenheiros que utilizam os melhores equipamentos de medição e registros detalhados da situação real dos equipamentos e componentes analisados, gerando um laudo SPDA e demais tipos de laudo das instalações elétricas com qualidade e confiança.

POR QUE A INSP – THERM TRAFO SERVICE ? POR QUE SOMOS ESPECIALISTAS!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica e manutenção em subestação de alta tensão é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest