Laudo de SPDA e aterramento: o que é e como elaborar?

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

laudo de SPDA e aterramento

Em um país como o Brasil, com a maior incidência de raios do mundo, elaborar anualmente o Laudo de SPDA e Aterramento ou laudo do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas SPDA é fundamental. Muitos, no entanto, não conhecem esse documento e não sabem de sua importância para a segurança de pessoas, estruturas prediais e industriais como também de comércios. Dito isso, saiba o que é, como fazer e outras informações essenciais sobre o laudo de SPDA.

Conhecido por laudo de SPDA, o laudo do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas é um documento que assegura a qualidade e eficácia do popular para-raios. Essas grandes hastes de metal, feitas de aço, cobre ou alumínio, se conectam à Terra através de cabos de cobre nu que oferecem um caminho de baixa resistência para as descargas elétricas de origem atmosféricas. O objetivo, no entanto, não é apenas atrair e dissipar os raios, mas oferecer um caminho pelo qual eles possam atravessar e causar a menor quantidade de danos possíveis. Assim, o laudo de SPDA e aterramento é realizado para assegurar a qualidade e eficiência do para-raios, criado por Benjamin Franklin em 1752.

O que é um laudo de para raios?

O chamado SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) é o que conhecemos como para-raios. Essas estruturas interligadas as descidas, hastes e malha de aterramento garantem que as descargas elétricas de origem atmosférica não causem danos nas estruturas de prédios e demais edificações, além de garantir a segurança das pessoas que estão nesses locais.

Um laudo de SPDA, por sua vez, é um documento técnico obrigatório e fundamental para assegurar que esses sistemas estejam funcionando adequadamente. Por meio dele, é possível registrar as inspeções, verificações e medições realizadas nos para-raios, além de registrar informações sobre o sistema e malha de aterramento elétrico.

Outro detalhe é que esse laudo servirá, futuramente, como parâmetro para análises do sistema e a obtenção de informações relevantes sobre ele.

Além de ser um quesito de segurança, o laudo SPDA é obrigatório, assim como o próprio SPDA. A sua existência é prevista em parâmetros pelas normas da ABNT, junto com a NBR-5419 – 2015  como também a norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – NR-10.

Por que fazer o Laudo de SPDA?

O primeiro ponto a ser considerado quando pensamos nas razões pelas quais temos que fazer o laudo do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas é sua obrigatoriedade. Todas as empresas ou edifícios que possuem um para-raios necessitam desse documento. Ou seja, não há uma escolha quanto a tirar ou não essa documentação.

Além disso, a ausência desse laudo pode acarretar problemas em relação à operação de negócios do local. A obtenção de certificados como o ISO (International Organization for Standardization/Organização Internacional de Padronização), a renovação do alvará de funcionamento da empresa e, até mesmo, a cobertura de seguradoras em acidentes relacionados a queda de raios podem ser impedida.

Outro ponto decisivo é quando analisamos a quantidade de descargas atmosféricas que caem no Brasil. Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o país possui a maior incidência de descargas elétricas do mundo, com cerca de 77,8 milhões de raios por ano.

A maior razão, contudo, é a segurança que esse laudo em dia trás para sua empresa e para as pessoas que lá trabalham. Os principais motivos para se fazer um laudo de SPDA são:

  • Reestruturar os sistemas com técnicas modernas e eficazes;
  • Evitar multas às empresas;
  • Menor chance de danos às edificações e ao patrimônio;
  • Prevenir curtos-circuitos e incêndios causados pelos raios;
  • Minimizar perdas financeiras com equipamentos e máquinas queimados nas descargas atmosféricas;
  • Garantir a máxima segurança dos colaboradores, clientes e demais pessoas presentes na empresa.

Qual o prazo de validade do laudo?

O laudo de SPDA e aterramento possui uma validade de um ano para locais expostos à corrosão atmosférica severa, fornecedores de serviços considerados essenciais e/ou local que contenha munição e explosivos. Para outros tipos de estabelecimento, o documento possui a validade de três anos.

Durante esse período, o laudo assegura a segurança e qualidade do sistema. Além disso, é necessário realizar uma inspeção no SPDA, ou para-raios, toda vez que houver alterações, reparos no para-raios ou algum indicio de descargas elétricas de origem atmosféricas. O tempo estimado para essas inspeções é a cada seis meses.

Laudo de Aterramento Elétrico

Além do laudo de SPDA, é necessário também aferir a continuidade elétrica do aterramento. É preciso tê-lo porque os para-raios só são eficientes se conectados com os cabos condutores que levam a descarga atmosférica para o solo. Assim, esse documento em específico assegura e protege os equipamentos contra descargas elétricas de todos os tipos, inclusive causadas pela atmosfera.

Um aterramento bem dimensionado, além de auxiliar o serviço dos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, garante o bom funcionamento de outros dispositivos, como disjuntores, entre outros.

Assim como os laudos de SPDA, o laudo de aterramento segue normas impostas pela ABNT, que asseguram a segurança dos usuários. Além disso, o Ministério do Trabalho e Emprego também estabelece parâmetros a serem seguidos.

Como elaborar o laudo técnico de SPDA e aterramento ?

A elaboração de laudos técnicos, como o de SPDA e aterramento, é realizada por engenheiros eletricistas e técnicos em eletrotécnica. Assim, esses profissionais podem ser contratados por meio de empresas especializadas, que analisam o sistema de SPDA e o aterramento do local.

Utilizando equipamentos específicos, esses profissionais são responsáveis pela inspeção de medição do sistema de proteção contra descarga elétrica atmosférica (SPDA), serviços de engenharia elétrica e elaboração do laudo de SPDA e aterramento.

Nesse ramo, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA está entre as melhores empresas do mercado. Especializada em manutenção e serviços técnicos de alta, média e baixa tensão, nós prezamos pela qualidade dos trabalhos oferecidos com profissionais habilitados e especializados nessa área. Utilizamos equipamentos calibrados, rastreados pelo RBC, confiáveis e de última geração, o que permite uma análise mais precisa de todo o sistema.

INSP – THERM TRAFO SERVICE somos especialistas quando o assunto é laudo de SPDA, aterramento e continuidade elétrica.

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: São José do Rio Preto, Catanduva, Mirassol entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *