Em um país como o Brasil, com a maior incidência de raios do mundo, elaborar anualmente o Laudo de SPDA e Aterramento ou laudo do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas SPDA é fundamental. Muitos, no entanto, não conhecem esse documento e não sabem de sua importância para a segurança de pessoas, estruturas prediais e industriais como também de comércios. Dito isso, saiba o que é, como fazer e outras informações essenciais sobre o laudo de SPDA.
Conhecido por laudo de SPDA, o laudo do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas é um documento que assegura a qualidade e eficácia do popular para-raios. Essas grandes hastes de metal, feitas de aço, cobre ou alumínio, se conectam à Terra através de cabos de cobre nu que oferecem um caminho de baixa resistência para as descargas elétricas de origem atmosféricas. O objetivo, no entanto, não é apenas atrair e dissipar os raios, mas oferecer um caminho pelo qual eles possam atravessar e causar a menor quantidade de danos possíveis. Assim, o laudo de SPDA e aterramento é realizado para assegurar a qualidade e eficiência do para-raios, criado por Benjamin Franklin em 1752.
O chamado SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) é o que conhecemos como para-raios. Essas estruturas interligadas as descidas, hastes e malha de aterramento garantem que as descargas elétricas de origem atmosférica não causem danos nas estruturas de prédios e demais edificações, além de garantir a segurança das pessoas que estão nesses locais.
Um laudo de SPDA, por sua vez, é um documento técnico obrigatório e fundamental para assegurar que esses sistemas estejam funcionando adequadamente. Por meio dele, é possível registrar as inspeções, verificações e medições realizadas nos para-raios, além de registrar informações sobre o sistema e malha de aterramento elétrico.
Outro detalhe é que esse laudo servirá, futuramente, como parâmetro para análises do sistema e a obtenção de informações relevantes sobre ele.
Além de ser um quesito de segurança, o laudo SPDA é obrigatório, assim como o próprio SPDA. A sua existência é prevista em parâmetros pelas normas da ABNT, junto com a NBR-5419 – 2015 como também a norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – NR-10.
O primeiro ponto a ser considerado quando pensamos nas razões pelas quais temos que fazer o laudo do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas é sua obrigatoriedade. Todas as empresas ou edifícios que possuem um para-raios necessitam desse documento. Ou seja, não há uma escolha quanto a tirar ou não essa documentação.
Além disso, a ausência desse laudo pode acarretar problemas em relação à operação de negócios do local. A obtenção de certificados como o ISO (International Organization for Standardization/Organização Internacional de Padronização), a renovação do alvará de funcionamento da empresa e, até mesmo, a cobertura de seguradoras em acidentes relacionados a queda de raios podem ser impedida.
Outro ponto decisivo é quando analisamos a quantidade de descargas atmosféricas que caem no Brasil. Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o país possui a maior incidência de descargas elétricas do mundo, com cerca de 77,8 milhões de raios por ano.
A maior razão, contudo, é a segurança que esse laudo em dia trás para sua empresa e para as pessoas que lá trabalham. Os principais motivos para se fazer um laudo de SPDA são:
O laudo de SPDA e aterramento possui uma validade de um ano para locais expostos à corrosão atmosférica severa, fornecedores de serviços considerados essenciais e/ou local que contenha munição e explosivos. Para outros tipos de estabelecimento, o documento possui a validade de três anos.
Durante esse período, o laudo assegura a segurança e qualidade do sistema. Além disso, é necessário realizar uma inspeção no SPDA, ou para-raios, toda vez que houver alterações, reparos no para-raios ou algum indicio de descargas elétricas de origem atmosféricas. O tempo estimado para essas inspeções é a cada seis meses.
Além do laudo de SPDA, é necessário também aferir a continuidade elétrica do aterramento. É preciso tê-lo porque os para-raios só são eficientes se conectados com os cabos condutores que levam a descarga atmosférica para o solo. Assim, esse documento em específico assegura e protege os equipamentos contra descargas elétricas de todos os tipos, inclusive causadas pela atmosfera.
Um aterramento bem dimensionado, além de auxiliar o serviço dos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, garante o bom funcionamento de outros dispositivos, como disjuntores, entre outros.
Assim como os laudos de SPDA, o laudo de aterramento segue normas impostas pela ABNT, que asseguram a segurança dos usuários. Além disso, o Ministério do Trabalho e Emprego também estabelece parâmetros a serem seguidos.
A elaboração de laudos técnicos, como o de SPDA e aterramento, é realizada por engenheiros eletricistas e técnicos em eletrotécnica. Assim, esses profissionais podem ser contratados por meio de empresas especializadas, que analisam o sistema de SPDA e o aterramento do local.
Utilizando equipamentos específicos, esses profissionais são responsáveis pela inspeção de medição do sistema de proteção contra descarga elétrica atmosférica (SPDA), serviços de engenharia elétrica e elaboração do laudo de SPDA e aterramento.
Nesse ramo, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA está entre as melhores empresas do mercado. Especializada em manutenção e serviços técnicos de alta, média e baixa tensão, nós prezamos pela qualidade dos trabalhos oferecidos com profissionais habilitados e especializados nessa área. Utilizamos equipamentos calibrados, rastreados pelo RBC, confiáveis e de última geração, o que permite uma análise mais precisa de todo o sistema.
A INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.
Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.
Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.
A INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:
Inspeção termográfica – Análise termográfica
Manutenção preventiva em cabine primária
Manutenção corretiva em cabine primária
Ensaios elétricos em transformadores de potência
Manutenção em subestação de alta tensão
Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica
Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10
Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão
Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo
Manutenção preventiva em banco de capacitores
Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático
Análise da qualidade de energia elétrica
Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética
Manutenção preventiva em geradores de energia
Calibração e aferição de relés de proteção
Estudo de proteção e Seletividade
Atendendo diversos clientes em todo território nacional, como: LOJAS RENNER, COPEL, TIM S.A, LDC, EUROCHEM e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.
Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!
INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.
Entre em contato conosco agora mesmo!
Horário comercial: (11) 2018 – 7120 24 horas: (11) 96873 – 2931
UNIDADE 1 MATRIZ - SÃO PAULO
Rua Alberto de Macedo N° 243 sala 2
Jd. Santa Adélia - São Paulo - SP
CEP: 03973-000
UNIDADE 2 FILIAL – ARARAQUARA
Rua Altair José Moreira N° 278
Jd. Maria Luiza II – Araraquara - SP
CEP: 14803-852.