Laudo de inspeção termográfica: para que serve?

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

Empresa de inspeção termográfica em São Paulo

O laudo de inspeção termográfica é uma técnica preditiva de medição de temperatura essencial para o bom funcionamento dos componentes elétricos e para a segurança dos trabalhadores. Durante esta leitura, você vai entender melhor para que serve e como funciona esta inspeção termográfica que também pode ser chamado de laudo das instalações elétricas.

O que é um laudo de inspeção termográfica?

A inspeção termográfica faz parte de uma avaliação preditiva ou preventiva de toda a planta elétrica de uma empresa ou indústria. A realização da análise termográfica consiste em realizar a medição  da temperatura de determinados pontos por meio da radiação infravermelha, de modo que o termovisor – equipamento que realiza a medição – seja capaz de detectar e diagnosticar diferentes ranges de  temperatura nos mais variados componentes elétricos, como painéis, transformadores, motores, subestações, etc.,

Benefícios do laudo de inspeção termográfica

Essa medição realizada para elaboração do laudo de inspeção termográfica é ideal para impedir danos nos equipamentos, quedas de energia, altos custos com consumo de energia elétrica e também com manutenção corretiva.

Além disso, a inspeção termográfica também ajuda a prevenir imprevistos e acidentes gravíssimos, como incêndios que poderiam causar a morte de funcionários e técnicos. Portanto, esse é um tipo de inspeção que qualquer empresa ou indústria deve realizar.

Além dos benefícios já citados, também temos as seguintes vantagens ao realizar a análise termográfica:

  • Garante a segurança das instalações elétricas;
  • Ajuda na redução de manutenções corretivas;
  • Reduz gastos com manutenções diversas;
  • Diminui o consumo de energia elétrica;
  • Diminui o risco de incidentes no local de trabalho;
  • Analisa áreas de alto risco.

Hoje em dia, muitas indústrias e fábricas de pequeno, médio e grande porte estão à procura de alternativas que visem aumentar sua produtividade e minimizar custos com manutenção corretiva. O laudo de análise termográfica, inspeção termográfica ou ainda laudo das instalações elétricas pode ser a chave para obter tais resultados.

Como realizar a inspeção termográfica?

A realização deste laudo é feita como prevenção, ou seja, não pode ser feita após o ocorrido. Essa técnica envolve câmeras infravermelhas especiais que realizam um completo mapeamento, transformando as temperaturas em imagens térmicas, por meio da radiação infravermelha.

O profissional que realiza a análise termográfica fará pequenas “fotografias” do equipamento a ser vistoriado com um aparelho sensível à radiação infravermelha. Este equipamento  chama-se termovisor e pode demonstrar, através de cores distintas, quais são os pontos do equipamento que apresentam um range de temperatura além do normal.

Ele identifica a energia radiada da primeira camada molecular de uma superfície, ou seja, em uma inspeção termográfica a câmera infravermelha enxerga a radiação que o condutor ou componente elétrico sob análise está emitindo.

Dentro da termografia, esse tipo de manutenção é extremamente importante, uma vez que determina com antecedência a necessidade de realizar algum tipo de manutenção nos componentes do equipamento, tornando muito mais fácil a eliminação do problema sem a necessidade em muitos casos da parada não planejada.

Quanto custa uma termografia em instalações elétricas ?

Antes de responder à pergunta, é importante ressaltar que os custos para realizar a termografia podem variar de acordo com o profissional que o faz, a região onde se encontra, quantidade de painéis da planta elétrica, classe de tensão do sistema elétrico, etc.

Tendo isso em mente, estima-se que o preço deste laudo pode variar entre R$ 1.500,00 e R$ 5.000,00 mil reais. Assim, é importante fazer um orçamento em uma empresa especializada que te passe segurança e profissionalismo.

Conheça a INSP – THERM TRAFO SERVICE, especialista em ensaios não destrutivos!

Sendo assim, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA é uma opção ótima se você está procurando uma análise termográfica completa e segura para a realização da inspeção termográfica. Ela é uma empresa de engenharia eletrotécnica de manutenção e serviços técnicos especializados em alta, média e baixa tensão que preza pela qualidade dos serviços oferecidos, disponibilizando profissionais habilitados e altamente capacitados para executar trabalhos de engenharia elétrica e eletrotécnica.

Assim, a empresa atua nos mais diversos tipos de subestações, transformadores, painéis elétricos, equipamentos e componentes elétricos que compõem as plantas elétricas de fábricas, indústrias, usinas, redes de supermercados, lojas, shoppings etc.

A INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atende todo território nacional e seu corpo técnico é integrado por técnicos e engenheiros que utilizam equipamentos confiáveis e de última geração, o que permite medições e registros detalhados da situação real dos equipamentos e componentes analisados, gerando maior confiabilidade nos planos de ações e laudo das instalações elétricas emitido.

INSP – THERM TRAFO SERVICE SOMOS ESPECIALISTAS!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest