Horário comercial: (11) 2018 – 7120 / 24 horas: (11) 96873 – 2931
insp-therm@insp-therm.com.br

Novidades: Laudo das instalações elétricas, Serviços de engenharia elétrica

07/31/21

Laudo das instalações elétricas: o que é e como contatar?

Categoria // Laudo das instalações elétricas, Serviços de engenharia elétrica

laudo de instalações elétricas

laudo técnico das instalações elétricas, entenda o por que é necessário sua realização anualmente.

 

 

O laudo de instalações elétricas – LIE – NR -10 é um documento que indica se as instalações elétricas estão atendendo a todos os requisitos das normas brasileiras (NBRs e outras), de forma que o sistema elétrico esteja em conformidade e em segurança. Saiba mais sobre isso a seguir!

 

Para elaborar um laudo das instalações elétricas eficiente, o profissional precisa estar com pleno conhecimento técnico em relação as normas e também entender as necessidades do cliente, procurando saber o que ele busca conseguir com o documento técnico laudo elétrico. Assim, o laudo técnico das instalações elétricas precisa obter informações claras e objetivas, de forma que esclareça as dúvidas do cliente quando ele estiver em posse do laudo elétrico. Dessa forma, é essencial direcionar a linguagem técnica para o público-alvo. A linguagem tem que ser técnica, compreensível e deve responder a uma base de formatação.

 

 

Outro ponto em que é preciso ter atenção, é lembrar que os laudos serão diferentes dependendo da finalidade de cada um deles. Para isso, verifique os tipos de laudos a seguir.

 

 

Quais são os tipos de laudos?

 

1- Laudo de Instalações Elétricas (L.I.E – NR – 10)

 

Esse documento avalia todo o sistema elétrico em questão, foca na situação da estrutura dele e verifica se os requisitos das NRs, NBRs e portarias estão sendo cumpridos. A principal finalidade dele é evitar que aconteçam acidentes internos envolvidos com energia elétrica de baixa tensão. Dessa forma, ele se baseia, principalmente, na NBR 5410.

 

2- Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – LAUDO DE SPDA

 

Conhecido também como laudo de para-raios, o laudo SPDA tem em vista proteger edificações contra as descargas atmosféricas conhecidas como raios. Esse documento é obrigatório em locais que possuem muita movimentação de pessoas, como, por exemplo, escolas, igrejas, grandes empresas, hospitais e aeroportos.

 

O objetivo desse laudo técnico é garantir que os requisitos da NBR 5419 – 2015 estão sendo cumpridos, evitando assim que equipamentos e componentes elétricos sejam danificados em possíveis quedas de raios , além de, sobretudo, proteger as pessoas, evitando acidentes graves.

 

3- Laudo de Aterramento (LA)

 

Aqui, o objetivo é verificar e, depois, validar se há no local dispositivos que são obrigatórios para a proteção contra choques e incêndios. Dessa maneira, é feita uma Medição de Aterramento para averiguar a periculosidade que as correntes elétricas possam vir a causar na superfície do solo.

 

4- Prontuário NR 10

 

É importante destacar que apenas empresas que prestam serviços de engenharia elétrica podem elaborar e realizar a  emissão do laudo técnico das instalações elétricas após realizar uma avaliação precisa com a finalidade de validar o prontuário. Esse laudo se baseia na NR-10, que é a norma reguladora referente à segurança de todas as pessoas envolvidas no processo de avaliação.

 

Vale destacar que o Laudo das instalações elétricas podem ser elaborados e assinados por um engenheiro eletricista ou por um técnico em eletrotécnica, desde que sejam qualificados, habilitados e tenham acervo técnico para elaboração do laudo elétrico.

 

As empresas lideradas por esses profissionais também precisam ser registradas em seus respectivos conselhos e todo serviço técnico só terá validade com o documento de responsabilidade técnica recolhido e devidamente quitado.

 

O prontuário NR 10 é exigido pelo Ministério do Trabalho, sendo assim obrigatório para a realização de atividades de engenharia elétrica.

 

 

Como elaborar um laudo NR-10?

 

Lembrando que o laudo das instalações elétricas precisa ser elaborado por um engenheiro eletricista ou técnico em eletrotécnica, o prontuário NR-10 será necessário para empresas ou indústrias que tenham uma carga instalada superior a 75 kW.

 

Para manter a segurança e proteção de todos, alguns itens precisam obrigatoriamente compor o laudo, são eles:

 

 

Por fim, para o prontuário ser emitido, o laudo precisa conter todos esses itens, devidamente avaliados pelo profissional técnico em eletrotécnica.

 

 

Saiba como elaborar um laudo das instalações elétricas para seguradoras

 

O laudo para a seguradora tem como finalidade estabelecer um valor justo a ser pago pela contratação do seguro. O cálculo envolve fatores como limite indenizável e franquia. Ele deve se basear na NBR 14653 e, assim como todos os outros, deve ser feito por uma empresa de engenharia elétrica – eletrotécnica.

 

A principal finalidade desse tipo de laudo é ajudar as empresas a evitarem um investimento alto em apólices de seguro que têm valor abaixo ou acima do que seria realmente necessário. Ele deve conter algumas informações, como, por exemplo:

 

 

Também, é importante destacar que para o caso de bens móveis é preciso constar algumas informações e tópicos extras, que não se aplicam às empresas e indústrias.

 

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE – Laudo de instalações elétricas.

 

A INSP – THERM TRAFO SERVICE é uma empresa de engenharia elétrica – eletrotécnica que trabalha com a manutenção, verificação e formação de serviços técnicos especializados em alta, média e baixa tensão.

 

A empresa preza pela qualidade dos serviços que ela oferece e conta com profissionais que são devidamente habilitados e, também, altamente capacitados para realizar atividades de engenharia elétrica.

 

Atendendo todo o território nacional, a equipe é composta por técnicos e engenheiros que utilizam equipamentos extremamente confiáveis e de última geração. Assim, o objetivo da INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA é criar uma maior credibilidade nos planos de ações e laudos que emitidos.

 

Para entrar em contato com a empresa, solicitar atendimento para elaboração de laudos das instalações elétricas ou tirar dúvidas sobre algum serviço, basta acessar o nosso site. Também, você poderá entrar em contato com a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA por telefone ou e-mail.

 

 

POR QUE OPTAR EM ESCOLHER A INSP – THERM TRAFO SERVICE ? POR QUE SOMOS ESPECIALISTAS !

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

 

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

 

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

 

 

Serviços de engenharia elétrica, laudo das instalações elétricas e manutenção preventiva em cabine primária de média tensão é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

 

Inspeção termográfica – Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

 

Atendendo diversos clientes em todo território nacional, como: LOJAS RENNERCOPELTIM S.ALDCEUROCHEM e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

 

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

 

Entre em contato conosco agora mesmo!

 

ENTRE EM CONTATO COM
A INSP – THERM TRAFO SERVICE

Horário comercial: (11) 2018 – 7120 24 horas: (11) 96873 – 2931

CFT – BR

UNIDADE 1 MATRIZ - SÃO PAULO
Rua Alberto de Macedo N° 243 sala 2
Jd. Santa Adélia - São Paulo - SP
CEP: 03973-000

UNIDADE 2 FILIAL – ARARAQUARA
Rua Altair José Moreira N° 278
Jd. Maria Luiza II – Araraquara - SP
CEP: 14803-852.

O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web

Criação de Sites

Criação de Sites / Criação de Sites Site Criar Site Sites Site para empresas Desenvolvimento Web