Horário comercial: (11) 2018 – 7120 / 24 horas: (11) 96873 – 2931
insp-therm@insp-therm.com.br

Novidades: Serviços de engenharia elétrica, Teste de tensão aplicada HIPOT

06/26/21

HIPOT em cabos elétricos: o que é e como funciona?

Categoria // Serviços de engenharia elétrica, Teste de tensão aplicada HIPOT

HIPOT EM CABOS ELÉTRICOS

HIPOT EM CABOS ELÉTRICOS

 

Por que realizar o teste de tensão aplicada HIPOT, entenda o que é o teste HIPOT em cabos elétricos.

 

 

Os cabos de média tensão a serem instalados estão em conformidade ? Seus equipamentos estão funcionando de modo apropriado? Portanto as suas respostas para essas perguntas foram afirmativas, então pode ser que o sua obra esteja precisando fazer um teste HIPOT EM CABOS ELÉTRICOS ou, como também é conhecido, teste de rigidez dielétrica.

 

 

Você não sabe o que é isso? Fique tranquilo que neste texto da INSP – THERM você vai entender o que é esse teste, como ele funciona e muito mais. Continue a leitura!

 

 

O QUE É TESTE HIPOT EM CABOS ELÉTRICOS?

 

 

O teste HIPOT ou teste de tensão aplicada HIPOT é também conhecido como teste de rigidez dielétrica ou ensaio de tensão suportável destrutivo. Ele é um teste que, na maioria dos casos, é classificado ensaio destrutivo e tem o objetivo de avaliar se o isolamento dos cabos elétricos de média tensão estão em conformidade para não danificar em sua energização, evitando, assim, que os cabos sejam reprovados, trazendo maior confiabilidade para os técnicos que vão energizar o circuito.

 

 

QUAIS SÃO OS TIPOS DE TESTE HIPOT?

 

 

O teste HIPOT EM CABOS ELÉTRICOS é classificado de três maneiras diferentes, uma diferenciação que é feita devido ao nível de tensão que será aplicada nos cabos. Assim, podemos definir os testes HIPOT em cabos elétricos da seguinte forma:

 

 

1. TESTE DE QUEBRA DIÉLETRICA.

 

 

Portanto, o teste de quebra dielétrica é realizado para descobrir a tensão de ruptura dos cabos elétricos. Isso é feito com um aumento progressivo da tensão aplicada até que o cabo apresente falhas ou se rompa sua isolação.

 

 

2. TESTE DE TENSÃO APLICADA HIPOT – RIGIDEZ DIELÉTRICA.

 

 

O teste de rigidez dielétrica é o que permite identificar se os cabos elétricos estão com corrente de fuga. Nesse teste HIPOT EM CABOS ELÉTRICOS, o técnico aplica uma tensão abaixo do valor de tensão de ruptura e observa a  corrente de fuga. Se nessa inspeção o profissional constatar que o valor da corrente de fuga está acima dos valores definidos em norma, então fica atestado que o cabo que está sendo avaliado não está com o isolamento adequado, o que representa um risco à vida do profissional que vai realizar a energização do circuito.

 

 

3. HIPOT  – TESTE DA RESISTÊNCIA ÔHMICA DE ISOLAMENTO.

 

 

O teste da resistência ôhmica do isolamento é um teste que avalia os valores de resistência do cabo de média tensão, antes e após o teste de tensão aplicada HIPOT, usando os resultados obtidos em sua avaliação de aplicação da tensão com a finalidade de avaliar se o cabos sofreram alguma avaria no ensaio destrutivo.

 

Normas que utilizamos para realização dos testes de tensão aplicada HIPOT.

 

NBR 6813 – Fios e cabos elétricos – Ensaios de resistência de isolamento;

 

NBR 6881 – Fios e cabos elétricos de potência – Ensaios de tensão elétrica;

 

 

QUAL O TIPO DE TENSÃO APLICADA NO TESTE HIPOT ?

 

 

Como é possível perceber, a injeção de tensão é parte fundamental no teste HIPOT EM CABOS ELÉTRICOS, já que é por meio dela que se sabe se os cabos estão com sua isolação adequada. No entanto, como também já dissemos anteriormente, o teste de tensão aplicada HIPOT é a tensão que se aplica nos cabos de média tensão antes de sua energização. Assim, é possível informar que existe mais de uma tensão, mas quais são elas?

 

 

Podemos destacar duas: a contínua e a alternada. A primeira oferece menos risco ao profissional que manuseia o equipamento, por conseguir usar uma corrente menor. Já a segunda oferece um pouco mais de risco ao profissional que opera o equipamento e serve para testar diferentes componentes e equipamentos elétricos como no caso dos EPC´s e EPI´s que nesse caso necessitam de um HIPOT AC e também o uso de um transformador elevador de tensão.

 

 

COMO SE FAZ O TESTE HIPOT EM HIPOT EM CABOS ELÉTRICOS?

 

 

Por se tratar de equipamento portátil, ele é um equipamento robusto, pesado mas fácil de transportar, mas isso não impacta na sua qualidade. O equipamento HIPOT é resistente a impactos e, mesmo gerando altas tensões, são seguros para o profissional que faz os testes.

 

 

 

COMO O TESTE DE TENSÃO APLICADA HIPOT EM CABOS ELÉTRICOS OCORRE NA PRÁTICA ? 

 

 

O teste de tensão aplicada HIPOT EM CABOS ELÉTRICOS é realizado da seguinte forma: o profissional verifica as classes de tensão nominal dos cabos e componentes elétricos a serem ensaiados e ajusta a tensão do equipamento em zero, depois ajusta e conecta os conectores de alta tensão nos cabos que serão realizados os testes, em seguida, o profissional aciona a alta tensão do HIPOT. Espera o tempo necessário cerca de 15 a 20 minutos para obter os valores de corrente de fuga. Posteriormente aprovar ou não o circuito comissionado.

 

 

O QUE É UM ISOLANTE ELÉTRICO ?

 

 

Até aqui, a gente já falou diversas vezes sobre o isolamento ou isolante elétrico, mas afinal, o que é um isolante elétrico? Isolante elétrico é um material que tem baixo potencial de conduzir eletricidade, o que faz com que a corrente elétrica quase não flua por ele. Cada isolante elétrico tem propriedades diferentes devido aos materiais de que é feito, assim, suportam diferentes níveis de tensões.

 

 

Quando o material não está funcionando da forma correta, ele perde a capacidade de conduzir e isolar, fenômeno que recebe o nome de baixa rigidez dielétrica ou baixa isolação do equipamento. Alguns exemplos de isolantes elétricos são borracha, plástico e ar.

 

 

POR QUE REALIZAR O TESTE HIPOT EM CABOS ELÉTRICOS? 

 

 

Tanto para a segurança de funcionários de engenharia eletrotécnica que realizam o comissionamento e manutenção  elétrica.

 

Quanto para os usuários, é muito importante que os cabos elétricos estejam com sua classe de isolação adequada. Por conta do HIPOT EM CABOS ELÉTRICOS, é possível diminuir os riscos de uma pessoa receber uma descarga elétrica, de ocorrência de incêndios e de danos aos equipamentos e componentes elétricos. Desse modo, todos podem ter suas vidas preservadas, assim como a vida útil dos equipamentos e componentes elétricos.

 

 

ONDE É FEITO O TESTE DESTRUTIVO HIPOT ? 

 

 

Portanto como estamos dizendo nos tópicos acima, o teste de tensão aplicada HIPOT EM CABOS ELÉTRICOS é feito em diferentes componentes elétricos como: Disjuntores, cabos de média tensão, etc… O objetivo, nesses casos, é assegurar a qualidade e segurança dos equipamentos e componentes.

 

 

CONHEÇA A INSP – THERM TRAFO SERVICE EMPRESA ESPECIALISTA EM HIPOT EM CABOS ELÉTRICOS !

 

 

Como conclusão vale ressaltar que nós da INSP – THERM TRAFO SERVICE somos uma empresa especializada em engenharia eletrotécnica de manutenção e serviços técnicos especializados em alta, média e baixa tensão, a empresa oferece um serviço em HIPOT EM CABOS ELÉTRICOS personalizado e eficaz em todos os processos que necessitam de serviços de engenharia elétrica dentro da sua indústria, empresa ou fabrica.

 

 

Os profissionais, com experiência em HIPOT EM CABOS ELÉTRICOS e equipamentos adequados, conseguem emitir laudos detalhados e precisos com total confiabilidade.

 

 

Atendendo em todo território nacional com os serviços de HIPOT EM CABOS ELÉTRICOS !

 

 

A principio, depois de ler este texto você constatou que a sua empresa precisa realizar um HIPOT EM CABOS ELÉTRICOS, então entre em contato com nós da INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA.

 

 

POR QUE OPTAR EM ESCOLHER A INSP – THERM TRAFO SERVICE ? POR QUE SOMOS ESPECIALISTAS !

 

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

 

 

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

 

 

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

 

 

Serviços de engenharia elétrica e ensaios elétricos em transformadores é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

 

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

 

 

Inspeção termográfica – Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de curto circuito e Seletividade

 

 

Atendendo diversos clientes em todo território nacional, como: LOJAS RENNERCOPELTIM S.ALDCEUROCHEM e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

 

 

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

 

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

 

 

Gostou do conteúdo sobre HIPOT EM CABOS ELÉTRICOS e quer tirar alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato com a INSP – THERM TRAFO SERVICE será um imenso prazer entender a demanda de serviços e atender com o objetivo único que é a nossa excelência e autoridade no assunto!

 

ENTRE EM CONTATO COM
A INSP – THERM TRAFO SERVICE

Horário comercial: (11) 2018 – 7120 24 horas: (11) 96873 – 2931

CFT – BR

UNIDADE 1 MATRIZ - SÃO PAULO
Rua Alberto de Macedo N° 243 sala 2
Jd. Santa Adélia - São Paulo - SP
CEP: 03973-000

UNIDADE 2 FILIAL – ARARAQUARA
Rua Altair José Moreira N° 278
Jd. Maria Luiza II – Araraquara - SP
CEP: 14803-852.

O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web

Criação de Sites

Criação de Sites / Criação de Sites Site Criar Site Sites Site para empresas Desenvolvimento Web