Horário comercial: (11) 2018 – 7120 / 24 horas: (11) 96873 – 2931
insp-therm@insp-therm.com.br

Novidades: Serviços de engenharia elétrica, Teste de tensão aplicada HIPOT

07/24/21

HIPOT em cabos de média tensão: o que é?

Categoria // Serviços de engenharia elétrica, Teste de tensão aplicada HIPOT

HIPOT em cabos de média tensão

 

Saiba aqui tudo sobre HIPOT em cabos de média tensão!

 

O teste de tensão aplicada HIPOT ou HIPOT em cabos de média tensão é um item obrigatório para aferir as condições reais dos cabos de média tensão antes de sua energização. Para que os cabos sejam energizados com total segurança, se torna necessário, mais de uma vez, realizar os testes e ensaios de tensão aplicada. Esse tipo de trabalho é chamado de HIPOT em cabos de média tensão. Você sabe o que é HIPOT, como realizar esse teste e o quanto ele pode ajudar sua obra ? Leia o texto a seguir e descubra!

 

 

O QUE É HIPOT?

 

O HIPOT é um termo originário do inglês High Potencial HI-POT (em português, significa alto potencial). Com o equipamento  HIPOT, é possível medir a rigidez dielétrica dos cabos de média tensão, da forma em que foram projetados, e determina dentro da classe de tensão de cada condutor de media tensão quantos minutos esse cabo suporta sem danificar sua isolação. Tudo isso é realizado visando a segurança em sua energização e a eficácia para uma longa vida útil dos cabos de média tensão.

 

 

Como realizar o HIPOT em cabos de média tensão?

 

Os cabos de média tensão possui um isolamento como também um valor nominal de classe de tensão, permitindo que o isolamento seja efetivo até um certo ponto. Um cabo de média tensão, por exemplo, tem uma tensão nominal limite ( V MAX ) na qual ele foi projetado e, se passar dos valores nominais o condutor rompe sua isolação, onde ocorre o curto circuito por fuga de tensão. Ou seja, ocorre o efeito contrário do desejado. Dessa forma, o isolamento dos cabos de média tensão é essencial para não haver nenhum tipo de fuga de tensão, causando acidentes que em muitos casos podem ser fatal, por isso o HIPOT em cabos de média tensão precisa ser um procedimento padrão antes de sua energização.

 

Cabos de média tensão são componentes elétricos utilizados no dia a dia, como único objetivo conduzir a eletricidade de média tensão até as subestações. Para testar um cabo de média tensão, é necessário, primeiro, que o HIPOT esteja devidamente calibrado e conectado a energia elétrica. A classe de tensão selecionada é aplicada direto no pino de fase e o conector de retorno para medir a corrente de fuga conectado direto na malha de aterramento do cabo a ser comissionado.

 

No momento do ensaio, com toda a segurança padrão são conectados os conectores de aplicação de tensão do HIPOT direto nos cabos de média tensão. Logo mais, será ligado o HIPOT, aplicando a tensão e monitorando a corrente de fuga direto no visor do equipamento, aprovando ou reprovando o HIPOT em cabos de média tensão.

 

 

Qual a diferença entre ensaio e teste?

 

Os ensaios elétricos são testes operacionais em componentes elétricos com a finalidade de aferir sua capacidade de entrarem em pleno funcionamento sem riscos de paralizações, por exemplo, e o HIPOT. Ou seja, é um método para um ensaio de engenharia, considerado técnico, que possui dados e informações importantes para realizar o laudo de HIPOT em cabos de média tensão.

 

Já o teste, por sua vez, não possui dados concisos do procedimento, já que permite apenas a identificação e o controle de pequenas quantidades de dados.

 

 

O que são ensaios elétricos?

 

Os ensaios elétricos são realizados com a finalidade de determinar o comportamento de materiais isolantes e materiais condutores. Todo produto comercializado deve manter uma série de normas técnicas e ensaios realizados para tal produto.

 

Dessa forma, há três principais: o ensaio de tipo, ensaios gerais e ensaios de rotina. Quando se constrói uma nova subestação, se não houvessem os ensaios de tensão aplicada HIPOT em cabos de média tensão as novas subestações podem ser inseridas no mercado com péssima qualidade sem os devidos ensaios e testes. Por isso é necessário os ensaios elétricos.

 

Um ensaio de tensão aplicada HIPOT verifica se o componente elétrico suporta uma tensão acima da nominal em termos de regimes permanentes. O ensaio de resistência ôhmica de isolação (MEGGER) tem como objetivo verificar a isolação do condutor de média tensão antes e depois do teste HIPOT em cabos de média tensão.

 

Um ensaio pode, também, ser realizado com o objetivo de verificar se houve alguma falha no componente elétrico  durante o processo de fabricação, para que aquele produto não vá ao mercado de maneira irregular. A partir dos ensaios são feitos os testes de qualidade, obedecendo as normas técnicas e a qualidade do produto, com um relatório de ensaio.

 

Fabricantes têm padrões de qualidades e os ensaios de rotina são realizados à risca para que não haja nenhum defeito. Por isso é sempre importante haver a inspeção, garantindo a segurança de todos, por isso é de suma importância realizar os testes destrutivos HIPOT.

 

 

CONHEÇA A INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA!

 

A INSP – THERM TRAFO SERVICE é uma empresa especializada em serviços elétricos e tem como objetivo atender o ramo empresarial e industrial por meio de trabalhos voltados à engenharia eletrotécnica. Com isso, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA  atende empresas e indústrias de pequeno, médio e grande porte através de manutenções preventivas, inspeção termográfica das instalações elétricas, ensaios, produção de laudos técnicos das instalações elétricas e sistema de proteção contra descargas atmosféricas, atendimento emergencial 24 horas, tratamento de óleo, análise de energia, entre outros serviços.

 

Além disso, a  INSP – THERM TRAFO SERVICE atende todo território nacional e seu corpo técnico é integrado por técnicos e engenheiros que utilizam equipamentos confiáveis e de última geração, o que permite medições e registros detalhados da situação real dos equipamentos e componentes analisados, gerando maior confiabilidade nos planos de ações e laudos emitidos.

 

 

POR QUE OPTAR EM ESCOLHER A INSP – THERM TRAFO SERVICE ? POR QUE SOMOS ESPECIALISTAS !

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

 

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

 

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

 

 

Serviços de engenharia elétrica e teste de tensão aplicada HIPOT é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

 

Inspeção termográfica – Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

 

Atendendo diversos clientes em todo território nacional, como: LOJAS RENNERCOPELTIM S.ALDCEUROCHEM e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

 

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

 

Gostou do conteúdo sobre HIPOT em cabos de média tensão e quer tirar alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato com a INSP – THERM TRAFO SERVICE será um imenso prazer entender a demanda de serviços e atender com o objetivo único que é a nossa excelência e autoridade no assunto!

 

ENTRE EM CONTATO COM
A INSP – THERM TRAFO SERVICE

Horário comercial: (11) 2018 – 7120 24 horas: (11) 96873 – 2931

CFT – BR

UNIDADE 1 MATRIZ - SÃO PAULO
Rua Alberto de Macedo N° 243 sala 2
Jd. Santa Adélia - São Paulo - SP
CEP: 03973-000

UNIDADE 2 FILIAL – ARARAQUARA
Rua Altair José Moreira N° 278
Jd. Maria Luiza II – Araraquara - SP
CEP: 14803-852.

O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web

Criação de Sites

Criação de Sites / Criação de Sites Site Criar Site Sites Site para empresas Desenvolvimento Web