Geradores de energia: manutenção e modelos. Confira!

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

Geradores de energia

Quer saber quais são os principais tipos de geradores de energia? Quais são as diferenças entre o gerador de energia a diesel, gerador de energia a gasolina e gerador de energia solar? Para que servem? Abaixo, reunimos informações que podem te ajudar!

O que são geradores de energia?

Geradores de energia são equipamentos de alto desempenho que possuem estruturas de médio e grande porte, extremamente resistentes e versáteis, constituídos por um alternador, um motor de combustão com acionamento automático e um tanque de combustível a diesel ou tubulação para gás natural, responsáveis pela alimentação do motor. Tal equipamento é responsável por transformar a energia mecânica, química, solar ou de qualquer outra natureza, em energia elétrica.

Os geradores são projetados para suprir as necessidades energéticas de algum local, tanto como fonte principal e contínua ou de modo auxiliar e temporário, em caso de falhas na rede elétrica. A indicação do uso de geradores é a sua utilização em ambientes que não podem ficar sem energia elétrica nem por poucos minutos, por exemplo, hospitais, supermercados, frigoríficos ou laboratórios.

Tratam-se de máquinas seguras e eficazes que têm por objetivo atender demandas a fim de evitar prejuízos desnecessários. Outra utilidade para as máquinas, é que elas podem servir como auxiliares quando a potência de energia da rede fornecida é inferior à necessidade real. Além de suprirem a necessidade de qualquer demanda, os geradores podem resultar na economia dos gastos com energia elétrica. Também contam com um baixo custo operacional paralelo à eficácia para gerar energia.

Quais são os principais tipos de geradores de energia?

Os grupos geradores de energia são divididos de acordo com a potência e o tipo de alimentação de combustível, que pode ser solar, diesel, gás natural ou gasolina.

Geradores a diesel ou gasolina

Os geradores de energia a diesel ou gasolina funcionam a partir da movimentação de um eixo central, que é impulsionado pela queima do combustível. Como resultado dessa operação, temos uma energia mecânica que é transformada em energia elétrica pela ação de um dispositivo chamado alternador.

O campo magnético que é gerado pela velocidade de rotação do eixo central possibilita todo esse processo. Ele cria tensão em terminais condutores que transmitem a circulação de correntes elétricas.

Tais equipamentos são indicados para várias aplicações. Eles têm como objetivo obter desempenho elétrico de alta qualidade, como também combinar sua flexibilidade operacional com a eficácia. As máquinas podem ser silenciadas abertas ou carenadas, e sua potência pode variar de 96 a 800 KVA.

Geradores a gás natural

Se você busca inovação, esse tipo de gerador é o ideal. Mais econômico e sustentável, os geradores a gás natural podem suprir qualquer tipo de demanda de um modo versátil e eficiente.

Ao lado de outros combustíveis fósseis, como o diesel, o carvão e a gasolina, os níveis de emissões do gás natural são muito inferiores.

Podendo ser reaproveitado em forma de calor, o gás natural é ideal para sistemas de cogeração, pois são projetados com potência que varia de 406 a 1700 KVA.

Geradores de energia solar

Também conhecidos como sistema solar fotovoltaico, o gerador de energia solar é um conjunto de equipamentos que transforma a energia solar em energia elétrica, podendo ou não estar conectados à rede elétrica. Isso é, esse equipamento utiliza a energia proveniente do sol para gerar outro tipo de energia, que pode ser térmica ou elétrica.

A energia térmica, por meio dos sistemas de aquecimento solar, capta o calor proveniente da luz do sol com o auxílio de coletores e o transfere para a água e outros fluidos. Já a tecnologia fotovoltaica utiliza placas fotovoltaicas que captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica.

Ou seja, o gerador de energia solar fotovoltaica gera energia elétrica a partir de uma fonte, do mesmo modo que o gerador de energia a diesel ou gasolina. Nesse caso, é a luz solar que é renovável, limpa, gratuita e abundante. Em função da grande disponibilidade dessa fonte, que permite um maior potencial de geração comparado aos outros tipos, os sistemas solares fotovoltaicos são os favoritos dos consumidores na hora de gerar a sua própria energia elétrica.

Gerador de energia a diesel é melhor do que gerador de energia a gasolina?

Primeiro, é preciso entender quais são as principais diferenças entre o gerador de energia a diesel e o gerador de energia a gasolina.

Os equipamentos movidos a gasolina são máquinas de pequeno porte e mais adequados para a geração esporádica de energia em residências e pequenos comércios. Um ponto positivo é que o equipamento movido a gasolina gera menos barulho durante a sua operação. Contudo, deve ser usado apenas em casos raros de queda de energia.

Em contraste, a gasolina é um combustível especialmente mais caro, logo, gerará mais custos para os responsáveis pela manutenção da máquina.

Já os geradores movidos a diesel são mais recomendados em função da maior potência, incluindo as situações em que a energia é contínua, isto é, quando há necessidade de uso direto da força elétrica. É por essa razão que os geradores a diesel são empregados principalmente em situações em que a energia é imprescindível, como em hospitais, supermercados, laboratórios, etc.

A principal vantagem da utilização de um equipamento movido a diesel é a economia na reposição do combustível que possui um valor menor que o da gasolina. Além do mais, ele também é mais durável e necessita de menos manutenção.

De modo geral, a principal diferença encontra-se no preço e no consumo de combustível. Geradores a gasolina tendem a ser mais baratos, pois são menos econômicos e utilizam uma mecânica mais simples. Os geradores a diesel, por sua vez, por serem mais econômicos e robustos, possuindo mais qualidade e eficiência, tendem a ser mais caros.

Agora que você já sabe a diferença entre um e outro, precisa determinar qual será sua utilização. Caso precise de um gerador cuja utilização ocorreria apenas na ausência da fonte de energia principal, o gerador de energia movido a gasolina é o mais recomendável. Já se a sua necessidade é um gerador de uso contínuo, o movido a diesel é o mais indicado.

INSP – THERM TRAFO SERVICE somos especialistas quando o assunto é manutenção preventiva de geradores energia

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest