Horário comercial: (11) 2018 – 7120 / 24 horas: (11) 96873 – 2931
insp-therm@insp-therm.com.br

Novidades: Serviços de engenharia elétrica, Tratamento termo vácuo

01/28/22

Filtragem de óleo isolante

Categoria // Serviços de engenharia elétrica, Tratamento termo vácuo

Manutenção em subestação de alta tensão

O que é óleo isolante?

Os óleos isolantes são líquidos com baixa viscosidade usados em condutores, disjuntores, transformadores elétricos, capacitores, religadores, reatores e chaves elétricas a fim de deixar as máquinas menos quentes em seu interior, garantindo isolamento térmico, condutibilidade térmica e estabilidade térmica para estas máquinas.

Quais as funções do óleo isolante?

Com a quantidade de calor gerado no interior destas máquinas, poderão haver consequências como a degradação térmica do material isolante, sabotando a principal função do óleo isolante, pois a função deste óleo é justamente controlar esta temperatura no interior da máquina. Além de refrigerar as máquinas, o óleo tem a função de isolar a eletricidade, o que é vital para que haja a garantia de um pleno funcionamento da determinada máquina. Caso esta função não seja cumprida da maneira correta, pode haver rompimento dielétrico e descargas de plasma, por isso é justificada a umidade do óleo e sua baixa viscosidade, para que ele corra mais rápido dentro do maquinário em questão.

Composição do óleo isolante

O óleo isolante tem a função de isolamento de temperatura, podendo controlar a mesma no interior da máquina que provém deste recurso. Compostos por hidrocarbonetos e naftênicos aromáticos. A função dos hidrocarbonetos é de estabilizar a temperatura, a função dos naftênicos é de diminuição do poder de oxidação.

Mas a perfeição do óleo isolante depende de certos fatores como a isenção de umidade, isenção de contaminantes, baixa viscosidade, baixo ponto de fluidez, alto poder dielétrico, isento de ácidos, álcalis e enxofre, alto ponto de fulgor, baixo ponto de fluidez, deve ser resistente à oxidação e à formação de borras, e ter baixa perda dielétrica.

Para que o óleo mineral isolante cumpra com suas funções da maneira correta, é indispensável que este óleo esteja puro, assim a sua capacidade de rigidez dielétrica é melhorada, e com isso a resistência à passagem de corrente se torna maior.

Como é feita a filtragem deste óleo?

Como dito anteriormente, a filtragem deste óleo é fundamental para que haja um bom funcionamento da máquina em questão, com essa filtragem o óleo se mantém puro, aumentando sua rigidez dielétrica, consequentemente a resistência a passagem de corrente elétrica é ainda maior.

Para que seja realizada essa filtragem, é necessário que a empresa responsável por essa filtragem disponha de capacidade para realizar processos como a análise do teor da água em PPM, rigidez dielétrica, a acidez, a cor, o fator de dissipação de energia elétrica, entre outros.

Este processo é muito difícil de ser compreendido para quem é leigo no assunto, pois são usadas nomenclaturas muito diferentes das palavras normais, fazendo com que estes termos usados sejam entendidos somente por profissionais da área, como por exemplo: análise cromatográfica, análise furfuraldeído, análise físico-química, análise do teor de PCB´s, entre outras nomenclaturas e termos.

Durante o processo de filtragem do óleo mineral isolante em transformadores de energia elétrica é natural que seja realizado o tratamento termo vácuo. Este tratamento de óleo em transformadores de potência consiste em devolver todas as características iniciais de uma quantidade de óleo envelhecido. O processo costuma ser todo automatizado, entretanto, ainda requer análises e conhecimentos de uma empresa com técnicos experientes e responsáveis.

Marketing de Conteúdo

Precisando de conteúdo para seu site? A Projeto Web é uma empresa especialista em criação de site em São Paulo e marketing de conteúdo. Solicite um orçamento de site.

ENTRE EM CONTATO COM
A INSP – THERM TRAFO SERVICE

Horário comercial: (11) 2018 – 7120 24 horas: (11) 96873 – 2931

CFT – BR

UNIDADE 1 MATRIZ - SÃO PAULO
Rua Alberto de Macedo N° 243 sala 2
Jd. Santa Adélia - São Paulo - SP
CEP: 03973-000

UNIDADE 2 FILIAL – ARARAQUARA
Rua Altair José Moreira N° 278
Jd. Maria Luiza II – Araraquara - SP
CEP: 14803-852.

O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web

Criação de Sites

Criação de Sites / Criação de Sites Site Criar Site Sites Site para empresas Desenvolvimento Web