Horário comercial: (11) 2018 – 7120 / 24 horas: (11) 96873 – 2931
insp-therm@insp-therm.com.br

Novidades: Manutenção em cabine primária, Serviços de engenharia elétrica

08/16/21

Como realizar a manutenção em cabine primária?

Categoria // Manutenção em cabine primária, Serviços de engenharia elétrica

manutenção em cabine primária

 

Qual foi a última vez que sua empresa, indústria ou comÉrcio realizou a manutenção em cabine primária? Esse recurso elétrico é de extrema importância para os seus negócios e, por isso, a sua manutenção deve estar sempre em dia. Neste texto, você vai entender a importância da manutenção preventiva em cabine primária, como ela é feita e quem pode realizar esse procedimento.

 

cabine primária blindada

O que é cabine primária?

 

Você sabe exatamente o que é uma cabine primária? Então, vamos começar explicando do que se trata essa tecnologia. A cabine primária é um conjunto de sistemas, equipamentos e componentes que funciona como uma entrada de energia elétrica que é conectada ao sistema de distribuição em média ou alta tensão com o objetivo de realizar a transformação da energia recebida das concessionárias de energia elétrica.

 

Desse modo, a média tensão que chega das concessionárias é convertida em níveis de tensão mais comuns, 127V, 220V e 380V que utilizamos para o funcionamento de máquinas, componentes e equipamentos elétricos, evitando que eles sejam danificados.

 

Vale lembrar que existem tipos diferentes de cabine primária de média tensão: simplificada poste, simplificada blindada, simplificada em alvenaria, convencional blindada e/ou em alvenaria. Essa última, a cabine primária blindada, costuma ser mais fácil tanto para para a instalação quanto para a manutenção. Além disso, ela costuma dar mais segurança no manuseio e ter uma vida útil mais longa em comparação às cabines primárias de alvenaria.

 

Para que a cabine primária é indicada?

 

Nessa hora, você pode estar se perguntando se a cabine primária é recomendada para o seu  negócio, e a resposta é: se o seu estabelecimento precisa de uma carga acima de 75 KW que é o valor distribuído pelas concessionárias de energia em baixa tensão, então você precisa da cabine primária.

 

Geralmente, esse valor é de 75 KW, ou seja, se for necessário uma carga acima desse valor, deve-se usar a cabine primária. Muitos estabelecimentos utilizam esse equipamento, por exemplo, indústrias, supermercados, condomínios, hotéis, escolas, etc.

 

Quais as vantagens da manutenção da cabine primária?

 

Se você espera que o seu negócio tenha um fornecimento de energia estável, sem correr o risco de ter equipamentos ou maquinas danificadas e vidas perdidas, então a manutenção da cabine primária é essencial. Mas vamos entender melhor quais as vantagens desse serviço técnico especializado:

 

Preservação da vida útil dos componentes e equipamentos

 

A cabine primária evita que as sobre tensões da rede cheguem diretamente aos componentes eletrônicos. Assim, o risco de perda dos equipamentos é menor.

 

Segurança

 

A cabine primária só poderá ser manuseada por profissionais qualificados com a finalidade de também garantir a segurança para a vida das pessoas que utilizam a rede de energia elétrica por rebaixar e distribuir de forma segura para diferentes setores a energia elétrica.

 

Economia com custos de energia

 

Uma estratégia fundamental para um negócio dar certo é diminuir custos desnecessários. Nesse sentido, a cabine primária é uma excelente aliada para o seu negócio, pois ela permite que os estabelecimentos economizem até 30% com gastos de energia elétrica. Em um momento em que o valor da energia elétrica está alto, uma economia de 30% é muito agradável.

 

 

Menores chances de parada não programadas

 

Já imaginou ter que parar todo o processo de trabalho porque houve uma falha de energia elétrica em sua empresa? Sem uma cabine primária funcionando adequadamente, esse risco existe.

 

Além das vantagens que você tem realizando a manutenção preventiva em cabine primária, a Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina a obrigação da proteção das redes de média tensão. Assim, a não instalação dos equipamentos e componentes normatizados pode trazer problemas jurídicos para sua empresa.

 

 

Ensaios elétricos em transformadores de potência

 

Como realizar a manutenção em cabine primária?

 

Você já sabe qual a importância de manter a cabine primária com a manutenção em dia, então, está na hora de entender como se faz essa manutenção. Em primeiro lugar, é preciso informar que existem dois tipos de manutenção: a preventiva e a corretiva.

 

A manutenção preventiva é aquela que deve ser feita mesmo que não haja problemas na cabine. O seu objetivo é justamente evitar que algum dano possa colocar em risco o funcionamento da cabine e, por consequência, de sua indústria.

 

Já a manutenção corretiva ocorre sempre que aparece algum problema com a cabine. Assim, o estabelecimento entra em contato com a empresa responsável pela manutenção e pede para que ela envie uma equipe a fim de resolver o problema.

 

Ensaios elétricos em transformadores de potência

 

Como a manutenção preventiva da cabine primária ocorre na prática? 

 

A equipe responsável por fazer a manutenção da cabine primária realiza uma inspeção minuciosa nos equipamentos e componentes instalados na subestação, confirmação dos parâmetros e registros e o mais importante é realizar os  testes operacionais e ensaios de rotina, para garantir que os componentes e equipamentos estão funcionando da forma correta.

 

No procedimento de manutenção preventiva em cabine primária, os técnicos fazem a limpeza, reaperto e medições dos transformadores de potencial TP’s, dos transformadores de corrente TC’s e dos disjuntores de média tensão, dos relés de proteção e de outros equipamentos da cabine.

 

Além disso, os técnicos também fazem o alinhamento do fechamento dos contatos da chave seccionadora, medição da resistência de isolação e de contato, entre outras atividades.

 

 

Com que frequência se faz a manutenção preventiva em cabine primária?

 

Para evitar danos na rede elétrica, nos equipamentos e, principalmente, para garantir a segurança de todos, a manutenção em cabine primária deve ser realizada, pelo menos, uma vez ao ano. É ela que vai garantir que sua empresa não sofra com os perigos e acidentes que uma cabine primária sem manutenção pode ter.

 

 

Quem pode realizar a manutenção em cabine primária?

 

Devido a importância da cabine primária, a sua manutenção deve ser feita apenas por profissionais qualificados para o serviço. Em hipótese alguma um profissional que não é especializado pode realizar esse serviço. Mas afinal, quem pode fazer a manutenção?

 

O cliente deve entrar em contato com a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA uma empresa de engenharia elétrica – eletrotécnica para solicitar que a manutenção seja realizada com total segurança. A INSP – THERM TRAFO SERVICE, então, enviará sua equipe técnica para realizar o procedimento.

 

Nesse sentido, é importante que o cliente pesquise com atenção pela empresa que realizará os serviços. Assim, ele poderá escolher uma com experiência e qualidade. Nisso, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA pode te ajudar. Conheça um pouco mais sobre ela a seguir.

 

 

Conheça a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA

 

Referência em engenharia elétrica – eletrotécnica, a INSP – THERM TRAFO SERVICE é uma empresa que oferece atendimento personalizado e serviços de qualidade graças aos experientes funcionários. Quando o assunto é manutenção preventiva em cabine primária, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA é a empresa mais indicada para o seu estabelecimento, por oferecer segurança e eficácia.

 

Se a necessidade do seu negócio for a correção de um problema já existente, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA também pode te ajudar. Entre em contato com a empresa para agendar a visita da equipe ao seu estabelecimento para realizar a manutenção em cabine primária.

 

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE somos especialistas quando o assunto é manutenção em cabine primária.

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

 

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

 

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

 

 

Serviços de engenharia elétrica é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

 

Inspeção termográfica – Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

 

Atendendo diversos clientes em todo território nacional, como: LOJAS RENNERCOPELTIM S.ALDCEUROCHEM e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

 

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

 

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

 

Entre em contato conosco agora mesmo!

 

ENTRE EM CONTATO COM
A INSP – THERM TRAFO SERVICE

Horário comercial: (11) 2018 – 7120 24 horas: (11) 96873 – 2931

CFT – BR

UNIDADE 1 MATRIZ - SÃO PAULO
Rua Alberto de Macedo N° 243 sala 2
Jd. Santa Adélia - São Paulo - SP
CEP: 03973-000

UNIDADE 2 FILIAL – ARARAQUARA
Rua Altair José Moreira N° 278
Jd. Maria Luiza II – Araraquara - SP
CEP: 14803-852.

O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web

Criação de Sites

Criação de Sites / Criação de Sites Site Criar Site Sites Site para empresas Desenvolvimento Web