Como realizar a manutenção em cabine primária?

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

MANUTENÇÃO EM CABINE PRIMÁRIA

Como realizar a manutenção em cabine primária? Qual foi a última vez que sua empresa, indústria ou comércio realizou a manutenção em cabine primária? Esse recurso elétrico é de extrema importância para os seus negócios e, por isso, a sua manutenção deve estar sempre em dia. Neste texto, você vai entender a importância da manutenção preventiva em cabine primária, como ela é feita e quem pode realizar esse procedimento.

O que é cabine primária?

Você sabe exatamente o que é uma cabine primária? Então, vamos começar explicando do que se trata essa tecnologia. A cabine primária é um conjunto de sistemas, equipamentos e componentes que funciona como uma entrada de energia elétrica que é conectada ao sistema de distribuição em média ou alta tensão com o objetivo de realizar a transformação da energia recebida das concessionárias de energia elétrica.

Desse modo, a média tensão que chega das concessionárias é convertida em níveis de tensão mais comuns, 127V, 220V e 380V que utilizamos para o funcionamento de máquinas, componentes e equipamentos elétricos, evitando que eles sejam danificados.

Vale lembrar que existem tipos diferentes de cabine primária de média tensão: simplificada poste, simplificada blindada, simplificada em alvenaria, convencional blindada e/ou em alvenaria. Essa última, a cabine primária blindada, costuma ser mais fácil tanto para para a instalação quanto para a manutenção. Além disso, ela costuma dar mais segurança no manuseio e ter uma vida útil mais longa em comparação às cabines primárias de alvenaria.

Para que a cabine primária é indicada?

Nessa hora, você pode estar se perguntando se a cabine primária é recomendada para o seu  negócio, e a resposta é: se o seu estabelecimento precisa de uma carga acima de 75 KW que é o valor distribuído pelas concessionárias de energia em baixa tensão, então você precisa da cabine primária.

Geralmente, esse valor é de 75 KW, ou seja, se for necessário uma carga acima desse valor, deve-se usar a cabine primária. Muitos estabelecimentos utilizam esse equipamento, por exemplo, indústrias, supermercados, condomínios, hotéis, escolas, etc.

Quais as vantagens da manutenção da cabine primária?

Se você espera que o seu negócio tenha um fornecimento de energia estável, sem correr o risco de ter equipamentos ou maquinas danificadas e vidas perdidas, então a manutenção da cabine primária é essencial. Mas vamos entender melhor quais as vantagens desse serviço técnico especializado:

Preservação da vida útil dos componentes e equipamentos

A cabine primária evita que as sobre tensões da rede cheguem diretamente aos componentes eletrônicos. Assim, o risco de perda dos equipamentos é menor.

Segurança

A cabine primária só poderá ser manuseada por profissionais qualificados com a finalidade de também garantir a segurança para a vida das pessoas que utilizam a rede de energia elétrica por rebaixar e distribuir de forma segura para diferentes setores a energia elétrica.

Economia com custos de energia

Uma estratégia fundamental para um negócio dar certo é diminuir custos desnecessários. Nesse sentido, a cabine primária é uma excelente aliada para o seu negócio, pois ela permite que os estabelecimentos economizem até 30% com gastos de energia elétrica. Em um momento em que o valor da energia elétrica está alto, uma economia de 30% é muito agradável.

Menores chances de parada não programadas

Já imaginou ter que parar todo o processo de trabalho porque houve uma falha de energia elétrica em sua empresa? Sem uma cabine primária funcionando adequadamente, esse risco existe.

Além das vantagens que você tem realizando a manutenção preventiva em cabine primária, a Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina a obrigação da proteção das redes de média tensão. Assim, a não instalação dos equipamentos e componentes normatizados pode trazer problemas jurídicos para sua empresa.

Como realizar a manutenção em cabine primária?

Você já sabe qual a importância de manter a cabine primária com a manutenção em dia, então, está na hora de entender como se faz essa manutenção. Em primeiro lugar, é preciso informar que existem dois tipos de manutenção: a preventiva e a corretiva.

A manutenção preventiva é aquela que deve ser feita mesmo que não haja problemas na cabine. O seu objetivo é justamente evitar que algum dano possa colocar em risco o funcionamento da cabine e, por consequência, de sua indústria.

Já a manutenção corretiva ocorre sempre que aparece algum problema com a cabine. Assim, o estabelecimento entra em contato com a empresa responsável pela manutenção e pede para que ela envie uma equipe a fim de resolver o problema.

Como a manutenção preventiva da cabine primária ocorre na prática? 

A equipe responsável por fazer a manutenção da cabine primária realiza uma inspeção minuciosa nos equipamentos e componentes instalados na subestação, confirmação dos parâmetros e registros e o mais importante é realizar os  testes operacionais e ensaios de rotina, para garantir que os componentes e equipamentos estão funcionando da forma correta.

No procedimento de manutenção preventiva em cabine primária, os técnicos fazem a limpeza, reaperto e medições dos transformadores de potencial TP’s, dos transformadores de corrente TC’s e dos disjuntores de média tensão, dos relés de proteção e de outros equipamentos da cabine.

Além disso, os técnicos também fazem o alinhamento do fechamento dos contatos da chave seccionadora, medição da resistência de isolação e de contato, entre outras atividades.

Com que frequência se faz a manutenção preventiva em cabine primária?

Para evitar danos na rede elétrica, nos equipamentos e, principalmente, para garantir a segurança de todos, a manutenção em cabine primária deve ser realizada, pelo menos, uma vez ao ano. É ela que vai garantir que sua empresa não sofra com os perigos e acidentes que uma cabine primária sem manutenção pode ter.

Quem pode realizar a manutenção em cabine primária?

Devido a importância da cabine primária, a sua manutenção deve ser feita apenas por profissionais qualificados para o serviço. Em hipótese alguma um profissional que não é especializado pode realizar esse serviço. Mas afinal, quem pode fazer a manutenção?

O cliente deve entrar em contato com a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA uma empresa de engenharia elétrica – eletrotécnica para solicitar que a manutenção seja realizada com total segurança. A INSP – THERM TRAFO SERVICE, então, enviará sua equipe técnica para realizar o procedimento.

Nesse sentido, é importante que o cliente pesquise com atenção pela empresa que realizará os serviços. Assim, ele poderá escolher uma com experiência e qualidade. Nisso, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA pode te ajudar. Conheça um pouco mais sobre ela a seguir.

Conheça a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA

Referência em engenharia elétrica – eletrotécnica, a INSP – THERM TRAFO SERVICE é uma empresa que oferece atendimento personalizado e serviços de qualidade graças aos experientes funcionários. Quando o assunto é manutenção preventiva em cabine primária, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA é a empresa mais indicada para o seu estabelecimento, por oferecer segurança e eficácia.

Se a necessidade do seu negócio for a correção de um problema já existente, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA também pode te ajudar. Entre em contato com a empresa para agendar a visita da equipe ao seu estabelecimento para realizar a manutenção em cabine primária.

INSP – THERM TRAFO SERVICE somos especialistas quando o assunto é manutenção em cabine primária.

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos, Rio Claro entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *