Comissionamento em subestação de alta tensão: o que é?

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

Laudo de Aterramento em Subestação de Alta Tensão

Você sabe o que é comissionamento em subestação de alta tensão? Sabe como fazê-lo e para que ele serve? Caso a resposta para essas perguntas seja negativa, não se preocupe. Saiba tudo sobre o assunto neste texto, a seguir!

AFINAL, O QUE É COMISSIONAMENTO?

O comissionamento de subestação de alta tensão se trata da fase que antecede o início operacional de uma subestação, após a montagem dos equipamentos. Assim, somente após testes e validação das recomendações dos fabricantes de acordo com a especificação técnica, a subestação poderá ser colocada em operação.

Dessa forma, o comissionamento de subestação de alta tensão é também uma confirmação do trabalho executado, pois nesta fase a instalação é totalmente verificada com o intuito de providenciar uma maior segurança e confiabilidade dos sistemas relacionados ao consumo de energia de um empreendimento.

Assim sendo, a função do comissionamento é fazer a verificação de um sistema de consumo energético, sempre tendo como quatro fundamentos: o Projeto, a Instalação, a Calibragem e o Funcionamento. Esses quatro fatores são essenciais para garantir que os componentes e sistemas de uma unidade industrial estão seguros, testados, instalados e reparados seguindo os requisitos operacionais. Além disso, também leva-se em conta as necessidades do proprietário.

MAIOR EFICÁCIA E SEGURANÇA DO COMISSIONAMENTO.

O comissionamento de sistemas de energia pode ser realizado em empreendimentos novos e também em unidades ou sistemas que já estejam em funcionamento, desenvolvimento, expansão ou modernização.

No entanto, é importante ressaltar que o recomendado por especialistas é que a implementação do comissionamento em subestação de alta ou média tensão seja dada durante a fase conceitual do projeto, de forma que uma implementação tardia pode resultar em benefícios menores, limitações com relação à aceitabilidade do projeto de comissionamento e limitações referentes a correções que possivelmente podem ser aplicadas com o tempo.

Assim, outra questão sobre o comissionamento em subestação de alta tensão é que, além do valor agregado e do retorno que este impõe a um projeto, o comissionamento se integra totalmente ao LEED, de forma que impulsiona o desenvolvimento, qualidade e entrega da instalação, também permitindo observar o desempenho sustentável da edificação.

Com esse entendimento, a INSP – THERM TRAFO SERVICE, empresa de engenharia eletrotécnica de manutenção e serviços técnicos especializados em alta, média e baixa tensão, preza pela qualidade dos serviços oferecidos, disponibilizando profissionais habilitados e altamente capacitados para executar trabalhos de engenharia elétrica e eletrotécnica nos mais diversos tipos de subestações, transformadores, painéis elétricos, equipamentos e componentes elétricos que compõem as plantas elétricas de fábricas, indústrias, usinas, redes de supermercados, lojas, shoppings e muito mais

A INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atende todo território nacional, e seu corpo técnico é integrado por técnicos e engenheiros que utilizam equipamentos confiáveis e de última geração, o que permite medições e registros detalhados da situação real dos equipamentos e componentes analisados, gerando maior confiabilidade nos planos de ações e laudos emitidos.

CARACTERÍSTICAS.

Para garantir que a instalação e o comissionamento sejam concluídos corretamente, é importante entender alguns detalhes, como a necessidade da realização de relatórios técnicos e fotográficos sobre o procedimento da instalação e suas características: tensão; calibragem; certificações; potência do equipamento e etc.

Assim, essas informações permitem que os selos e certificados industriais, requisitos de muitas indústrias, estejam de acordo com os padrões estabelecidos pela legislação brasileira, especialmente para quem busca fazer algum tipo de exportação.

MANUAL E PROCESSO DO COMISSIONAMENTO EM SUBESTAÇÃO DE ALTA TENSÃO.

Para entender melhor o processo do comissionamento em subestação de alta tensão, primeiramente precisamos entender o manual de comissionamento. Ele consiste em uma coletânea de documentos que estabelecem as condições da realização dos serviços de comissionamento, envolvendo as diversas disciplinas que compõem o processo de comissionamento.

Assim, nossos técnicos solicitam o desenho e os diagramas, sendo o primeiro documento necessário para que seja realizada uma análise do projeto, buscando verificar a integridade do sistema. Após esse processo, é realizada uma inspeção visual, na qual inclui uma inspeção detalhada de equipamentos e acessórios, e tem como objetivo identificar possíveis disfunções não qualificadas ou inadequadas na montagem dos mesmos.

Dessa forma, tendo identificado essas possíveis disfunções na montagem, é realizado o teste dos equipamentos, de acordo com as normas nacionais e internacionais vigentes e as instruções técnicas do fabricante. Em seguida, faz-se o teste de cabos e acessórios, no qual são verificadas todas as interligações do sistema em todos os pontos de conexão para garantir que todas as conexões estão perfeitas e em conformidade com o projeto. Assim sendo, essa inspeção impede avarias e erros de funcionamento.

Concluídos todos esses processos, é hora do teste funcional e integrado do sistema. Esse teste permite a análise para verificar se o funcionamento do sistema ocorre de forma totalmente correta, e também analisa possíveis problemas de proteção e interface, providenciando um sistema mais seguro e confiável.

Ao encerrar os testes e verificações do Comissionamento em subestação de alta tensão, é emitido um relatório técnico e completo com todos os resultados. Por meio da análise completa dos resultados desses testes, é possível gerar conclusões e recomendações possíveis, sempre feitas por um especialista na área. É também por meio desse documento que a equipe de manutenção local consegue elaborar um cronograma de manutenção, caso seja preciso.

BENEFÍCIOS DO COMISSIONAMENTO EM SUBESTAÇÃO DE ALTA TENSÃO.

O comissionamento de subestação em alta ou média tensão oferece muitos benefícios.

Por exemplo, se considerarmos um dispositivo que alinha e calibra o gerador para a tensão correta, o procedimento pode evitar que uma propriedade ou empresa fique sem luz no sistema de distribuição.

Assim, é capaz de suportar uma grande quantidade de consumo adicional (especialmente quando a modernização de máquinas é necessária) e é fácil integrar os requisitos técnicos selecionados pelo proprietário ou propostos pelo departamento de engenharia do projeto.

Um outro grande benefício é que o comissionamento em subestação de alta tensão atende às diretrizes de sustentabilidade e é amplamente incentivado pelo governo por suas diversas vantagens.

POR QUE OPTAR EM ESCOLHER A INSP – THERM TRAFO SERVICE ? POR QUE SOMOS ESPECIALISTAS !

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica e comissionamento em subestação de alta tensão é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de curto circuito e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Gostou do conteúdo sobre Inspeção termográfica em Araraquara, Ribeirão Preto e São José do rio preto e quer tirar alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato com a INSP – THERM TRAFO SERVICE será um imenso prazer entender a demanda de serviços e atender com o objetivo único que é a nossa excelência e autoridade no assunto!

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *