Calibração de relé de proteção: entenda o que é!

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

calibração de relés de proteção

Calibração de relé de proteção entenda a importância.

Um dos componentes elétricos – eletrônicos mais importante que compõem o sistema elétrico fabril, os relés de proteção também precisam de atenção e cuidados para funcionar adequadamente. O problema é que nem todo mundo sabe exatamente o que é um componente elétrico, do que se trata esse componente, quais são suas variações e quais os cuidados que elas devem receber. Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois neste texto você vai entender o que é a calibração de relé de proteção, como funciona e muito mais.

A principal aplicação da Calibração de Relé de Proteção é destinado a área eletromecânica, estado sólido ou micro processado, assim com relés de sobre-corrente, térmicos, primário, sub e sobretensão, direcionais, temporizados, em disjuntores de subestações de média e alta tensão.

O que são relés de proteção?

O primeiro passo para entender como funciona a calibração de relé de proteção é, antes de mais nada entender o que são os relés. Relés são dispositivos elétricos de proteção que têm o objetivo de realizar o desligamento em um ou mais circuitos de saídas. Apesar de se tratar de atuações instantâneas, essas atuações não ocorrem de modo aleatório. Pelo contrário, elas são predeterminadas, já que o equipamento realiza a medição das grandezas elétricas como tensão, corrente, fator de potência, entre outras, identificando, assim, quando algum desses valores esta fora dos valores de programação. Desse modo, ele consegue perceber possíveis sinais de problemas e, a partir disso, realizar o TRIP nos mecanismos de proteção como o DISJUNTOR DE MÉDIA TENSÃO incorporado no sistema elétrico com a finalidade de garantir a segurança de todo o sistema em questão.

Como podemos perceber, esse é um dispositivo de proteção que está interligado ao sistema elétrico com a finalidade de proteger todo o sistema elétrico de possíveis faltas ou perturbações elétricas, dentre elas as mais comuns.

  • Quedas de tensões;
  • Sobre carga do sistema;
  • Sobretensões;
  • Subtensões;
  • Curto circuito;
  • Falta de fase;
  • Inversão de fase, entre outros.

Onde os relés de proteção são utilizados?

Incorporado ao sistema elétrico, os relés de proteção são dispositivos elétricos, sendo usados, muitas vezes, para atuar um dispositivo de proteção chamado disjuntor de média tensão a partir de sinais conforme as características de cada um. Desse modo, o relé de proteção é bastante utilizado em subestações de média e alta tensão.

O que é um componente elétrico?

A gente te contou que os relés de proteção são utilizados em dispositivos de proteção, mas pode ser que você ainda tenha dúvidas sobre o que é um dispositivo de proteção. Pensando nisso, apresentamos uma pequena explicação.

Dispositivos de proteção são componentes que incorporados ao sistema elétrico, serve para proteger o sistema elétrico. No caso dos disjuntores de média e alta tensão os relés de proteções são extremamente necessários para realizar as medições das grandezas elétricas e com isso atuarem em qualquer tipo de anomalia de rede causadas por diversos fatores, como as condições adversas do tempo por exemplo.

Como os relés funcionam?

Existem diferentes tipos de relés de proteção e cada um deles tem a sua função de funcionamento. Em breve, você descobrirá mais sobre cada um deles. Mas, de modo geral, podemos dizer que os relés funcionam da seguinte forma: os relés têm uma bobina que conecta os terminais em duas posições, normalmente aberto, identificada pela sigla NA, e normalmente fechado, identificada pela sigla NF. Quando o relé não está sofrendo variações, ele costuma ficar em sua posição para o qual foi fabricado, porém, quando sua bobina recebe energia, ele passa para a posição de atuação  TRIP atuando e com isso fazendo a proteção de todo sistema incorporado ao circuito.

Quais os tipos de relés de proteção?

Calibração de relé de proteção – Como já te informamos anteriormente, existem diferentes tipos de relés e cada um tem suas especificidades. Agora, você vai entender um pouco melhor sobre eles. Esse dispositivo é classificado em três categorias, de acordo com as suas gerações, que são: primeira geração, em que estão classificados os relés eletromecânicos; a segunda geração, que conta com os relés de estado sólido; a terceira geração, que tem os relés digitais.

A Calibração de relé de proteção de relés eletromecânicos é muito importante, pois esses relés são ativados por meio de uma corrente elétrica na bobina. Já os relés de estado sólido é utilizado para o chaveamento de cargas resistivas ou indutivas. Vale lembrar que os relés apenas servem para abrir e fechar circuitos, o que causa as variações nos tipos de relés são os seus componentes que podem ser classificados da seguinte maneira:

1. Calibração de relé de proteção – Relés térmicos

O relé térmico é um dispositivo para proteção de transformadores de potência e motores elétricos. Assim, ele trabalha evitando, por exemplo, o sobreaquecimento.

2. Calibração de relé de proteção – Relés de proteção de fase

A Calibração de relé de proteção nesse caso é de suma importância, pois esse dispositivo protege equipamentos trifásicos, como disjuntores de média tensão de possíveis quedas de energia ou falta de fase que pode gerar danos como a queima de motores elétricos. No que se refere ao funcionamento, os relés de proteção de fase percebem a queda de tensão em uma ou mais fases e atua o dispositivo de proteção disjuntor de média ou alta tensão acionando o sinal de alarme.

Como funciona a calibração de relé de proteção?

A calibração de relé de proteção é uma comparação entre os valores de projeto e os valores de parametrização, no caso, o relé, recebe os valores inseridos via software e faz a injeção de corrente ou tensão com o equipamento especifico que é a caixa de calibração de relé.

Com os valores inseridos e a aferição dos relés realizada, a empresa que faz a calibração emite um laudo técnico final  de calibração de relé de proteção, no qual consta informações sobre a eficácia do relé com os valores de ajustes,  tempo de atuação de cada unidade e a forma como a calibração do relé foi realizada.

O objetivo dessa comparação é descobrir o valor de erro dos relés, ou seja, descobrir o quão confiável é o relé que está sendo calibrado. Isso é necessário porque, com o passar do tempo, os equipamentos tendem a sofrer desgastes, aumentando as chances de erro. Desse modo, a calibração de relés garante que o equipamento funcione adequadamente, evitando danos na operação do sistema elétrico.

Conheça a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA somos especialistas em calibração de relé de proteção

Se a sua empresa precisa fazer a calibração de relés de proteção, então você pode contar com os serviços da INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA. Esta é uma empresa de engenharia eletrotécnica de manutenção e serviços técnicos especializados em baixa, média e alta tensão que preza pela qualidade dos serviços oferecidos. Com profissionais experientes, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA oferece serviços em subestações, transformadores, painéis elétricos e outros componentes elétricos em todo território nacional.

Entre alguns dos serviços prestados pela INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA estão os testes HIPOT em cabos elétricos, inspeção termográfica, manutenção de cabine primária e a calibração de relé de proteção. Devido ao alto conhecimento da equipe e aos instrumentos que utiliza, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA garante ao cliente um serviço de qualidade que começa no atendimento personalizado que cada um recebe.

POR QUE A INSP – THERM TRAFO SERVICE ? POR QUE SOMOS ESPECIALISTAS!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica e manutenção em subestação de alta tensão é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Matão, Santa Adélia, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Marilia, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto, Sertãozinho, Barrinha, Araras, Porto Ferreira, Pirassununga, Campinas, Hortolândia, Americana, Jundiaí, Valinhos, Limeira, Sumaré, Piracicaba, Sorocaba, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest