Horário comercial: (11) 2018 – 7120 / 24 horas: (11) 96873 – 2931
insp-therm@insp-therm.com.br

ANÁLISE TERMOGRÁFICA - INSPEÇÃO TERMOGRÁFICA

INSPEÇÃO TERMOGRÁFICA DAS INSTALAÇÕES E SISTEMAS ELÉTRICOS DE ALTA, MÉDIA E BAIXA TENSÃO.

A Análise termográfica - Inspeção termográfica classificada como ensaios não destrutivos tem por finalidade garantir que todos os componentes elétricos que compõe uma planta elétrica fabril como: Subestações, Painéis elétricos, Motores elétricos, Transformadores de Alta e Média tensão, Disjuntores de Alta, Média e baixa tensão esteja em conformidade com as normas relacionadas a Ensaios não destrutivos, Análise termográfica, Inspeção termográfica e termografia. O laudo de Análise termográfica - inspeção termográfica e executado através de inspeção visual e inspeção térmica com uso de câmera infravermelha sendo utilizado o método de análise termográfica qualitativa a fim de verificar as não conformidades e aponta-las através de termogramas ou fotos térmicas em relatório técnico personalizado, tendo em seu conteúdo as fotos reais do equipamento e as fotos térmicas com os valores de temperatura obtidos na análise termográfica - inspeção termográfica e trazer junto ao cliente final o plano de ação necessário para medidas corretivas.

Análise Termográfica
O que é Análise Termográfica?

Hoje em dia muitas indústrias e fabricas de pequeno, médio e grande porte estão à procura de alternativas que visem aumentar sua produtividade e minimizar custos com manutenção corretiva. Entretanto, o que muitos não sabem é que uma análise termográfica ou inspeção termográfica pode ser a chave para obter tais resultados.

As subestações de Alta tensão como também cabine primária de média tensão e sistemas elétricos de alta tensão, precisam ser avaliados periodicamente com o intuito de evitar paradas não programadas para manutenções emergenciais, o que, em última instância, se traduz em prejuízo, decorrente de horas improdutivas por paradas inesperadas.

Ademais, há problemas que, mesmo imperceptíveis a olho nu, uma hora ou outra, terminam por comprometer o trabalho que está sendo realizado. E é exatamente nesse ponto, que a análise termográfica cumpre muito bem o seu papel de manutenção preditiva.

O que é Análise Termográfica / Inspeção termográfica?

Importância da Termografia

A Análise termográfica também conhecida como Inspeção Termográfica ou Termografia consiste na detecção e diagnóstico de altas temperatura de componentes e equipamentos elétricos.
Essa técnica envolve câmeras infravermelhas especiais que realizam um completo mapeamento, transformando as temperaturas em imagens térmicas, por meio da radiação infravermelha.

A temperatura é o método número 1 de medição utilizado no mundo e o infravermelho faz parte do espectro eletromagnético que é a distribuição da intensidade da radiação, o infravermelho está em uma faixa de 0,75Um a 1000Um e na grande maioria das vezes não é visível aos nossos olhos mas em muitas vezes, sim dependendo do comprimento da onda. Essa energia térmica é o resultado de um movimento vibracional de suas moléculas, considerando o tamanho e o tipo de massa do material.

A Análise termográfica / Inspeção termográfica qualitativa é ter a ciência de que se deve realizar os procedimentos corretos coletando boas imagens e levando em consideração o melhor resultado em imagens para a elaboração de um relatório técnico preciso.

A Análise termográfica / Inspeção termográfica / Termografia Quantitativa é coletar imagens com instrumentos de medição da temperatura por contato ou sem contato, não sendo importante os valores medidos, apenas para relatórios imediatos e instantâneos de rápida avaliação técnica para planos corretivos imediatos.

Realizar a análise termográfica / inspeção termográfica qualitativa nos equipamentos e componentes elétricos, proporciona diversos benefícios, entre eles:

Importância da Termografia

• Economia, uma vez que, como dito anteriormente, ela reduz o número de manutenções corretivas.
• Correção de pontos nos quais são detectadas perdas de energia por efeito joule, que é o resultado da ação da corrente elétrica transformada em energia térmica;
• Eliminação de riscos, pois é capaz de prever quais componentes necessitam ser substituídos, seja por defeito, seja por desgaste pelo tempo de utilização;
• Segurança para os colaboradores, principalmente pelo fato de que não há necessidade de contato direto com o equipamento analisado;
• Verificação em tempo real, sem que haja parada do componente ou equipamento elétrico a ser avaliado em questão.

Devido à sua relevância e dos desdobramentos dos resultados encontrados, a esse tipo de análise só deve ser realizado por pessoas especializadas no assunto.

O que as Câmeras Infravermelha Enxerga? As Câmeras infravermelhas enxergam a energia radiada da primeira camada molecular de uma superfície, ou seja, em uma inspeção termográfica / analise termográfica a câmera infravermelha enxerga a radiação que o condutor ou componente elétrico sob análise está emitindo.

Somos especialistas e entendemos do assunto em questão!

Em uma análise termográfica / inspeção termográfica, a reflexão é um fator aliado? A temperatura refletida (REFLETIVIDADE), não é aliada em uma inspeção termográfica, pois causa interferência nas medições que estão sendo realizadas. EX: a medição de um barramento elétrico com temperatura refletida poderá confundir o técnico caso a emissividade não seja corrigida.

Importância da Termografia

Qual a definição de Emissividade? A definição de emissividade nos diz que a maioria dos objetos não emite por completo a quantidade de energia que um corpo negro emitiria. O real conceito de emissividade temos que nos basear em 3 tipos de emissores: corpo negro, corpo cinza e corpo real, sua definição completa é a razão de energia infra vermelha da superfície de um objeto que comparado a de um corpo negro na mesma temperatura com o mesmo intervalo de comprimento de onda, seu símbolo é (ε).

A INSP - THERM é uma empresa que preza pela qualidade dos serviços oferecidos, disponibilizando profissionais habilitados e altamente capacitados para executar a análise termográfica / inspeção termográfica qualitativa nos mais diversos tipos de equipamentos, componentes e processos industriais.

A equipe da INSP - THERM, é integrada por técnicos e engenheiros, utiliza equipamentos novos da marca FLIR de última geração devidamente calibrados o que permite registros detalhados da situação real dos equipamentos e componentes elétricos analisados, gerando maior confiabilidade dos laudos emitidos.

Prestamos serviços a empresas e indústrias de pequeno, médio e grande porte, como: usinas, concessionárias de energia e demais organizações em todo o território nacional.

Entre em contato conosco e obtenha uma análise fidedigna, sem mencionar a excelência no atendimento. Ficaremos felizes em contribuir para uma maior eficiência energética em seu sistema elétrico fabril.

Referências normativas para realização dos serviços

Como fazer a Análise Termográfica

ABNT NBR 15424:2016 – Ensaios não destrutivos – Termografia – Terminologia.

ABNT NBR 15572:2013 – Ensaios não destrutivos — Termografia — Guia para inspeção de equipamentos elétricos e mecânicos.

ABNT NBR 15718:2009 – Ensaios não destrutivos — Termografia — Guia para verificação de termovisores.

ABNT NBR 15763:2009 – Ensaios não destrutivos – Termografia – Critérios de definição de periodicidade de inspeção em sistemas elétricos de potência.

ABNT NBR 15866:2010 – Ensaio não destrutivo — Termografia — Metodologia de avaliação de temperatura de trabalho de equipamentos em sistemas elétricos.

Horário comercial: (11) 2018 – 7120 24 horas: (11) 96873 – 2931
insp-therm@insp-therm.com.br
Rua Alberto de Macedo, N° 243 sala 2
Jd. Santa Adélia - São Paulo/SP
CEP: 03973-000
O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.
Posso Ajudar?